+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Eliane_sts
    Visitante

    Padrão Instalação sem GCC

    Olá pessoal,
    Estou tentando instalar o Syslog-ng em uma máquina que não tem o GCC instalado... todas as minhas tentativas deram errado. Alguém tem algum procedimento para isso???

    A minha idéia é montar um tipo de pacote para essa instalação, montar em uma máquina em que possa compilar e depois elvar para essa outra máquina. Existe um procedimento para isso???
    Obrigada...

  2. #2
    garupeiro
    Visitante

    Padrão Instalação sem GCC

    da uma olhada ai pq tipo vc pode copiar todas as bibliotecas gcc para um cd e depois passar para outras maquinas

    http://sourceforge.net/search/

  3. #3

    Padrão Instalação sem GCC

    Qual distribuição você utiliza ?

    Inclusive, vou aproveitar o tópico e deixar meu questionamento.
    Por que cada distribuição está criando um padrão de packages ?
    Red Hat tem um padrão, slackware tem outro, debian outro...

    Se todos utilizassem o mesmo padrão, ficaria TÃO simples.
    É lógico que cada sistema quer e precisa ter suas exclusividades, mas poderiam criar um padrão para isto, e encima disto, cada distribuição faria sua ferramenta para criar e gerenciar packages, tão bem quanto já existe o padrão de nomenclatura dos mesmos, como já foi estipulado um padrão para versões de kernel, releases ímpares são unstable e pares o oposto.

    Ter padrões nem sempre ajuda, mas neste caso acho que seria muito util.
    Ok, agora vocês vão dizer.. "ah mas o debian não tem isso e isso, por isso faz assim".. ok ok, se eu tiver um RPM fica relativamente fácil transformá-lo para um tarball e adaptá-lo ao slackware, no debian eu não sei, mas deve ser a mesma coisa... mas quanto aos outros formatos de pacotes ? tratando-se de compactação acho que temos um problema, mas em questões de portabilidade, deveríamos poder criar um .conf para o pacote, colocar em um diretório distro-conf por exemplo, e já poder instalá-lo em nossa distribuição. Seria tão simples...
    Eu odeio trabalhar com RPMs... não sei quanto a vocês.. é apenas minha opinião.

  4. #4
    felco
    Visitante

    Padrão Instalação sem GCC

    O jeito mais facil de fazer isso eh pegar um pacote do slackware que provavelmente ira funcionar ja que o patrick compila os pacotes sempre em arquitetura 386 ou 486

  5. #5

    Padrão Instalação sem GCC

    Citação Postado originalmente por ph0enix
    Qual distribuição você utiliza ?

    Inclusive, vou aproveitar o tópico e deixar meu questionamento.
    Por que cada distribuição está criando um padrão de packages ?
    Red Hat tem um padrão, slackware tem outro, debian outro...

    Se todos utilizassem o mesmo padrão, ficaria TÃO simples.
    É lógico que cada sistema quer e precisa ter suas exclusividades, mas poderiam criar um padrão para isto, e encima disto, cada distribuição faria sua ferramenta para criar e gerenciar packages, tão bem quanto já existe o padrão de nomenclatura dos mesmos, como já foi estipulado um padrão para versões de kernel, releases ímpares são unstable e pares o oposto.

    Ter padrões nem sempre ajuda, mas neste caso acho que seria muito util.
    Ok, agora vocês vão dizer.. "ah mas o debian não tem isso e isso, por isso faz assim".. ok ok, se eu tiver um RPM fica relativamente fácil transformá-lo para um tarball e adaptá-lo ao slackware, no debian eu não sei, mas deve ser a mesma coisa... mas quanto aos outros formatos de pacotes ? tratando-se de compactação acho que temos um problema, mas em questões de portabilidade, deveríamos poder criar um .conf para o pacote, colocar em um diretório distro-conf por exemplo, e já poder instalá-lo em nossa distribuição. Seria tão simples...
    Eu odeio trabalhar com RPMs... não sei quanto a vocês.. é apenas minha opinião.
    Pois é cara... concordo com vc... acho que deveria existir apenas um do tipo RPM APRIMORADO... lógicamente que o cara poderia instalar pelo source, mas nao deveria passar disso... é só pra encher linguíça...

  6. #6
    Eliane_sts
    Visitante

    Padrão Instalação sem GCC

    Estou usando o RedHat 9..

    ainda não consegui achar uma solução..... quem souber de mais laguma coisa me informe.. :-)

    Obrigada

  7. #7

    Padrão Instalação sem GCC

    Citação Postado originalmente por Eliane_sts
    Estou usando o RedHat 9..

    ainda não consegui achar uma solução..... quem souber de mais laguma coisa me informe.. :-)

    Obrigada
    Qq ferramenta que vc use, vai precisar do GCC, portanto, vá instalando as lib's que ele pedir, instale o GCC, utilize pra isso pacotes rpm que são mais simples...

  8. #8
    Eliane_sts
    Visitante

    Padrão Instalação sem GCC

    O problema é que nessa máquina não pode ser instalado o GCC.... esse é meu grande problema...

  9. #9

    Padrão Instalação sem GCC

    Citação Postado originalmente por Eliane_sts
    O problema é que nessa máquina não pode ser instalado o GCC.... esse é meu grande problema...
    Mas pq nao pode ser instalado o GCC? dá o erro de que faltam libs? instala as libs uai!

  10. #10

    Padrão Instalação sem GCC

    Lamento, só existem 3 formas de fazer isto:
    1a = tendo o gcc e as bibliotecas necessárias.
    2a = tendo outra máquina com as mesmas configurações e compilando as shared-libs necessárias estaticamente (isso requer BOAS horas de estudo)
    3a = até já esqueci o que ia escrever aqui...

    Mas.. por que alguém não poderia instalar gcc em uma máquina ?
    Deveria ser instalado por padrão já.. hehe

    Abraços

  11. #11

    Padrão Instalação sem GCC

    Citação Postado originalmente por ph0enix
    Lamento, só existem 3 formas de fazer isto:
    1a = tendo o gcc e as bibliotecas necessárias.
    2a = tendo outra máquina com as mesmas configurações e compilando as shared-libs necessárias estaticamente (isso requer BOAS horas de estudo)
    3a = até já esqueci o que ia escrever aqui...

    Mas.. por que alguém não poderia instalar gcc em uma máquina ?
    Deveria ser instalado por padrão já.. hehe

    Abraços

    Justamente...

  12. #12
    Eliane_sts
    Visitante

    Padrão Instalação sem GCC

    então phoenix... me parece que é para seguraça... sem ele evita que algu'me faça uma besteira.... só que ai eles aumaneto as horas de trabalho.... vou continuar pesquisando quem souber de algo avise, quando eu dewcobrir a solução eu coloco no forum....

    []

  13. #13

    Padrão Instalação sem GCC

    Bom, em relação a segurança, qualquer um com acessos privilegiados (root) pode instalar isto na máquina. Logo, não faz diferença alguma se você só der permissão de execução ao root =)

  14. #14
    felco
    Visitante

    Padrão Instalação sem GCC

    meu pega os binarios, nao tem segredo eh so supri as dependencias qndo der algum erro que vc nao pode indentificar olha o source do syslog-ng
    infelizmente apatir do source vc nao vai conseguir instalar sem o gcc, simplismente impossivel
    mas estou aqui pensando.... pq vc nao instala o rpm do syslog-ng?

  15. #15
    felco
    Visitante

    Padrão Instalação sem GCC

    Citação Postado originalmente por ph0enix
    Bom, em relação a segurança, qualquer um com acessos privilegiados (root) pode instalar isto na máquina. Logo, não faz diferença alguma se você só der permissão de execução ao root =)
    eu concordo pq mesmo que a pessoa nao tenha acesso ao cdrom, facilmente se acha na web oq se precisa e acredito que no caso esse red hat nao esteja tao "enxuto" pra nao dar nem pra faze um wget ou coisa do tipo

  16. #16

    Padrão Instalação sem GCC

    Citação Postado originalmente por felco
    Citação Postado originalmente por ph0enix
    Bom, em relação a segurança, qualquer um com acessos privilegiados (root) pode instalar isto na máquina. Logo, não faz diferença alguma se você só der permissão de execução ao root =)
    eu concordo pq mesmo que a pessoa nao tenha acesso ao cdrom, facilmente se acha na web oq se precisa e acredito que no caso esse red hat nao esteja tao "enxuto" pra nao dar nem pra faze um wget ou coisa do tipo
    Eh cara tem razao, por mais que queria um servidor seguro acho que um gcc nao tem uma grande vulnerabilidade que impessa sua instalção, e que nem vc disse qq um com um pouco de experiencia se conseguir acesso root em 3 minutos tem tudo o que ele prescisa na maquina.

    falows

  17. #17

    Padrão Instalação sem GCC

    Concordo com o pessoal, o esquema é instalar o gcc... não imagino que ele possa influenciar na segurança, é o mesmo risco de qualquer outro aplicativo

  18. #18
    garupeiro
    Visitante

    Padrão Instalação sem GCC

    eu concordo pq mesmo que a pessoa nao tenha acesso ao cdrom, facilmente se acha na web oq se precisa e acredito que no caso esse red hat nao esteja tao "enxuto" pra nao dar nem pra faze um wget ou coisa do tipo
    So para complementar nao existe nada 100% seguro, quando achamos q estamos seguros os fdps usam engenharia social com alguem de mepresa e assim vai obtendo privilegios ate conseguirem o q querem!!!!