+ Responder ao Tópico



  1. #1
    epf
    Visitante

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    Saudacoes comunidade

    Seguinte, estamos estudando a possibilidade de implementarmos uma rede wireless num escritorio...La tem tem 15 maquinas numa espacoes de 30 m2 e Tres no andar de cima...embaixo nao ha divisorias, os computadores ficam todos no mesmo espaco..em cima tbm...a rede tem um tragego algum, devido a um sistema do escritorio que é acessado pelos usuarios o dia inteiro, + o servidor de internet,..Gostaria que vcs me dessem sugestoes, se funcionaria legal uma rede wi-fi la e os equipamento que usuaria...Estmos trocando a rede, pq o sistema anda muito lento..ja cotamos um Switch 3Com com 24 portas, e placas de rede FulLDUplex...qual ficar melhor, implementaremos..

    Abracos

  2. #2
    epf
    Visitante

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    NInguem se habilita?

  3. #3
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    bom epf.. estou cotando preços aqui na empresa e quero fazer um upgrade de minha rede cabeada para wi-fi com os seguintes equipamentos:

    DI-624 (Router),
    DWL-G520 (Placas PCI)
    DWL-G650 (Placas PCMCIA)
    AP 2100-AP (Access Point)

    Todos equipamentos da D-Link qye funcionam a 108Mbps.

  4. #4
    epf
    Visitante

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    EU usaria os mesmo equipamentos né? precisaria de um ap mesmo para a rede local? vc fez estudos de traficabilidade? (eu nao entendo nada de wireless) valews...quanto sairia esses equipamentos? qual a utilidade do router?

    abracos

  5. #5
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    O Router receberia a net via speedy (ADSL) e seria ligada ao server. O Router não seria obrigatório pois vc poderia receber a net diretamente no servidor.

    Você ligaria o AP-2100 ao servidor através de cabo.

    E usaria as placas DWL-G520 (Placas PCI) e DWL-G650 (Placas PCMCIA) para se conectar ao AP-2100.

    É tudo parecido com rede cabeada. O desenho é praticamente o mesmo.

    Veja preços aqui: http://www.a1nettrading.com

  6. #6
    epf
    Visitante

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    Citação Postado originalmente por guardian_metal
    O Router receberia a net via speedy (ADSL) e seria ligada ao server. O Router não seria obrigatório pois vc poderia receber a net diretamente no servidor.

    Você ligaria o AP-2100 ao servidor através de cabo.

    E usaria as placas DWL-G520 (Placas PCI) e DWL-G650 (Placas PCMCIA) para se conectar ao AP-2100.

    É tudo parecido com rede cabeada. O desenho é praticamente o mesmo.

    Veja preços aqui: http://www.a1nettrading.com
    ]


    Eu tenho um server par ainternet..mas qual seria a diferenca com ou sem o router? nao teria problema pessoas passando em frente, mesa, a uma distancia maxima de trinta metros? no andar de cima, vc acha que o sinal chegaria bem?

  7. #7
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    Não tenho experiência em wireless, apenas li algumas coisas e o que alguns usuários me falaram sobre wi-fi e seu desempenho e por isso resolvi tentar mudar tudo aqui. Mas ao que me parece, na suas condiçoes deve funcionar muito bem porque estes equipamentos tem um alcance de 100 metros indoor.

  8. #8

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    Olá galera,

    só queria alertalos para o detalhe de que em wireless tb existe a diferença em velocidade real e velocidade nominal o que deve ser levado em consideração na hora de migrar uma rede cabeada para sem fio sem falar no suporte a trafego pesado no AP que não é nenhum switch, eles ainda funcionam como hubs !! não quero assustar ninguem mais pensem bem antes de implementar uma rede como esta, principalmente se o problema for com desempenho ok.

    Lembren-se uma boa rede não é produto da mais nova tecnologia e sim do melhor planejamento para cada ocasião.

  9. #9

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    O Jpaull falou e disse.

    Se você está querendo mudar de uma rede cabeada 100 Mbps para uma wireless com equipamentos com velocidade nominal de 108 Mbps, talvez seja melhor pensar duas vezes. Mesmo se funcionasse a 108 Mbps, o investimento é muito alto para um ganho de menos de 10% (apenas 8 Mbps).

    Acho melhor você dar uma olhadinha na rede wired, tentar achar o que está causando a lentidão. Reveja se todas as placas de rede são 10/100, switch, etc.

    [ ]'s
    Denilson

  10. #10
    epf
    Visitante

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    È certo que mudaremos a rede..estamos padronizando as placas de rede, comprando um switch....voces recomendam alguma marca /modelo?


    Abracos
    epf

  11. #11

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    Para uma rede cabeada, uma sugestão é utilizar placas 3com nas mqs e um switch cisco catalist. É caro mas é garantido.

  12. #12

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    Citação Postado originalmente por epf
    È certo que mudaremos a rede..estamos padronizando as placas de rede, comprando um switch....voces recomendam alguma marca /modelo?


    Abracos
    epf
    se vc ta com problemas de trafego na sua rede e precisa o maximo de perfomace JAMAIS USE WIRELESS


    aproveita os preços baixos e ja coloca as PLACAS de 1GIGABIT 10/100 ja era

  13. #13
    clistenis
    Visitante

    Padrão Projeto de Rede Wireless - Sugestoes

    Amigo trabalho com rede cabeada/estruturada a muitos anos e quero lher dar alguns conselhos.

    Wireless é para pouco tráfego ou seja (ideal para internet) que o tráfego se mantem de 128 K a 1 Mb.

    1 - A rede Wireless pode te dar uma velocidade "nominal" de 11 Mbits, 22 Mbits, mais vc nunca conseguirá mais de 2 Mbits de transferência.

    2 - Se a sua rede cabeada anda lenta, verifique a velocidade 10 Mbit ou 100 Mbit, se o seu SWITCH é de 100 Mbit, a placa que está no cliente é de 100 Mbit mais a placa que está no servidor é de 10 Mbit, a sua comunicação ficará limitada na velocidade do servidor (10 Mbit).


    Se tudo é 100 Mbit (Cliente, Servidor e Switch) o seu desempenho será 100%.

    3 - Verifique o padrão de grimpagem dos seus cabos, as vezes eles estão grimpados para o padrão 10 Mbit, tente atualizar para o padrão 5-B.

    Branco/Laranja
    Laranja
    Branco/Verde
    Azul
    Branco/Azul
    Verde
    Branco/Marrom
    Marrom

    Sua rede pode rodar com um excelente desempenho usando as placas como REALTEK (as mais baratas no mercado), até as mais caras como 3COM ou Planet mandendo um padrão de qualidade.

    Uma rede pode funcionar perfeitamente bem, desde que ela seje montada desde os principios com as devidas configurações corretas.

    4 - Use SWITCH e não HUB (3Com ou Planet) porque:

    HUB é baseado em uma comunicação BURRA ou seja se vc manda pacote de informação para um cliente ele vai de porta em porta até achar o seu destino.

    SWITCH é uma comunicação inteligente, se vc manda um pacote para um determinado local ele irá direto para a porta do seu destino não sendo preciso passar de porta em porta. (Aqui é onde vc ganha velocidade).

    5 - E por ultimo monte uma rede no padrão ou seja, longe de rede elétrica (no mínimo 30 CM e no máximo 1 M de destância da rede elétrica).

    Analise bem, dependendo do fluxo de rede que irão usar.


    Portanto não troque um VECTRA (Rede Cabeada) por um FIAT 147 (Wireless). *Sem ofensas a rede Wireless []


    Espero ter ajudado.