+ Responder ao Tópico



  1. #1
    epf
    Visitante

    Padrão Reestruturacao Rede

    Ola pessoal...bem, estou trocando a rede em um escritorio com 18 maquinas.....TEmos um servidor de dados e um de internet..o trafego é intenso o dia todo, devido a utilizacao d eum sistema de contabilidade..e atualmente, esta muito lenta...Gostaria de saber a opiniao de voces quanto a Hub, placas de rede, tipo de cabeamento....Qual seria o melhor para obter o maximo de desempenho..
    So um detalhe, devido a distantica entre os computadores, ha a possibilidade de ligacao de todas as maquinas em um So Hub..
    Conforme postei em outro topico sobre wireless ([url]https://under-linux.org/forum17-24546.html[/]) , estou em duvida entre uma rede wireless e uma com cabo

    Cada sugestao sera agradecidamente benvinda..

    Abracos a todos
    epf

  2. #2

    Padrão Reestruturacao Rede

    bom colega se vc puder gastar um pouco ae vai uma dica.
    primeiro use um padráo so na rede ou padrao A ou padrao B. defina isto primeiro. logo em seguida mude as placas de rede dos serve para uma de boa qualidade tipo 3com, coloque um switch saindo dos ligado aos server e depois ligue nas estçoes, ou se quiser, pode fazer assim
    coloca os server em um switch e depois nas salas coloque um hub de boa qualidade e ligue ao switch, e do hub distribua para o departamento necessario. outra tbem veja se os cabos nao passam perto de cabos de força. se passar mude os pois pode dar interferencia de dados.

  3. #3

    Padrão Reestruturacao Rede

    Que nem o cara disse desista de hubs e use switch, bem melhor e nao mto mais caro, depois faça uma inspeção caso as maquians forem windows para ver se elas nao tao com spyware ou virus, como todas devem estar ligadas num server linux um trafshow poderia mostrar algo mais suspeito. e va buscando o ponto de lentidao ate achar a causa.

    falows

  4. #4

    Padrão Reestruturacao Rede

    bem, antes de mais, HUBS estao obsolentos... use switches, eles melhoram mto a performance da rede, alem de serem a 100mbits eles ja n enviam trafego em broadcast (para toda a rede), isto faz com que existem menos colisoes na rede e menos trafego, por sua vez fica bem mais rapido, depois e' tabem por uma questao de seguranca, redes com HUBS estao espostas a ataques de sniffing, apesar de hoje em dia se poder fazer o mesmo com switches embora a tecnica n seja sniffing, mas arp poisoning.

    se voce quiser uma conexao mais rapida para a internet, use o squid proxy, e' bem conhecido pelo seu poder de cache.. imagine, um utilizador da rede, faz um requesito a' pagina:

    www.google.com

    se um outro utilizador fizer o mesmo requesito, a pagina ja se encontra em cache, o squid proxy n ira de novo a' internet buscar a pagina
    vai apenas enviar a que esta em cache ao utilizador, isto a 100mbits e' mto rapido

    depois claro, pode entrar com routers para defenir rotas na rede, de mmaneira a n sobrecarregar apenas um switch e distribuir o trabalho por 2..

    e' assim estas coisas, melhorem em GRANDE a performance de uma rede..
    um abraco[]

  5. #5
    Bigshot
    Visitante

    Padrão Reestruturacao Rede

    Antes de comprar novos equipamentos, vc precisa levar em conta alguns fatores que influenciam na topologia e velocidade da sua rede.

    ...

    Seu sitema de contabilidade é usado só localmente ou faz consultas para fora da rede também ?

    Se for apenas local, a causa da lentidào não poderia estar no seu servidor (configuração dos softwares, HDs lentos, processador lento, pouca memória etc.) ?

    Se utilizar consultas para fora, qual seu link de Internet ?

    Seus usuários têm acesso irrestrito à Internet (tipo kazaa, rádios, downloads) ?

    Sua rede é acessada de fora pra dentro ?

    Está usando firewall ?

    É a rede que está lenta ou a lentidão pode ser das estações ?

    Qual sistemas usa na sua rede ?

    Qual a configuração das estações ?

    ...

    Na minha opinião, não basta apenas trocar ativos de rede sem antes saber exatamente o que está causando a lentidão...

    [ ]'s

    8)

  6. #6

    Padrão Reestruturacao Rede

    concordo consigo colega, nem me tinha lembrado disso, aqui na empresa os meus utilizadores sao tao bem comportados que nc me fizeram pensar nisso :P
    so me fizeram colocar novas ACL's no squid, mais nd :P
    um abraco[]

  7. #7
    epf
    Visitante

    Padrão Reestruturacao Rede

    Citação Postado originalmente por Bigshot
    Antes de comprar novos equipamentos, vc precisa levar em conta alguns fatores que influenciam na topologia e velocidade da sua rede.

    ...

    Seu sitema de contabilidade é usado só localmente ou faz consultas para fora da rede também ?

    Se for apenas local, a causa da lentidào não poderia estar no seu servidor (configuração dos softwares, HDs lentos, processador lento, pouca memória etc.) ?

    Se utilizar consultas para fora, qual seu link de Internet ?

    Seus usuários têm acesso irrestrito à Internet (tipo kazaa, rádios, downloads) ?

    Sua rede é acessada de fora pra dentro ?

    Está usando firewall ?

    É a rede que está lenta ou a lentidão pode ser das estações ?

    Qual sistemas usa na sua rede ?

    Qual a configuração das estações ?

    ...

    Na minha opinião, não basta apenas trocar ativos de rede sem antes saber exatamente o que está causando a lentidão...

    [ ]'s

    8)
    Bem..o sistema de contabilidade é local....tenho firewall no servidor de internet...nao ha consulta de fora para dentro....os upgrades da maquina que o sistema necessita ja foram feitos....nenhum hardware esta com problema.....pq se usar quatro maquinas, por exemplo, quaisquer que forem, a rede fica perfeitra, agora, quando usa todo mundo , trava mesmo....gostaria de opiniao mesmo sobre tipo de equipamento, o modo como devo estruturas o cabeamento...

    abracos

  8. #8
    Bigshot
    Visitante

    Padrão Reestruturacao Rede

    Então vá de switch, placas de rede full-duplex, cabos UTP categoria 5e, siga a norma 568 A ou B para fazer todas as pontas dos cabos.

    Se seu orçamento permitir, compre tudo de boas marcas.


    Aqui você vai encontrar dicas importantes para montar uma rede:
    http://www.ufscar.br/~suporte/tecnica.doc

    Boa sorte!

    [ ]'s

    8)

  9. #9
    Bigshot
    Visitante

    Padrão Reestruturacao Rede

    Já ia me esquecendo ...

    Li seu post no fórum de wireless...

    Se seu problema é velocidade, minha sugestão é que vc continue com a rede cabeada, pois mesmo as redes wi-fi que atingem 108Mbps não têm a mesma performance de uma rede cabeada usando switch.

    As redes wireless funcionam como se estivessem penduradas num Hub.

    [ ]'s

    8)