+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como faço enviar e-mail para todos com urgencia

    Eu tenho um servidor de e-mail baseado no postfix e tenho uns quarenta usuarios quando foi agora meu chefe pediu para eu criar um e-mail [email protected] que enviara para todos os usuarios cadastrados tem como fazer pq la é constatemente alterado o nome dos usuarios pq havia a opção de criar um um arquivo .forward na raiz que com todos os e-mails do pessoal mas vive mudando a lista usuario haveria outro modo

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Como faço enviar e-mail para todos com urgencia

    Pode manter a idéia, basta criar um script que pegue a lista de usuarios e crie o ,forward antes do envio.
    getent passwd |awk 'BEGIN { FS=":" ; ORS=" " } $3 >= 500 { print $1"@dominio.ufc.br" }' > .forward
    Este script pega os usuários com UID maior que 500 (menores que isto normalmente são do sistema) e cria seu .forward
    Existe uma possibilidade de automatizar isto, mais eu teria que testar, logo fica para uma próxima...
    Só não lembro se o separador dentro do .forward é espaço, vigula ou nova linha, basta mudar o ORS ou omiti-lo.
    A propósito, rola de dar um feedback com esta informação...

  3. #3

    Padrão Como faço enviar e-mail para todos com urgencia

    Ele não dar erro mas tambem não cria nada o arquivo fica em branco eu não sei pq o que eu fiz foi copiar o script salvei e dei permissão de execuçao executei e gerou em branco . existe um meio de ele gerar todo vida que enviar um e-mail se existir muito o obrigado

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Como faço enviar e-mail para todos com urgencia

    O comando é todo digitado em uma mesma linha?
    Executando somente o getent passwd ele retorna algo?
    Eu testei aqui e funcionou corretamente...
    Pode ser criado uma entrada no crontab para manter a lista atualizada.

  5. #5

    Padrão Retornou a lista de usuarios

    Ele retorna a lista de usuarios na seguinte formação irineu:x:1051:100:irineu:/home/irineu:/bin/bash
    eu queria saber se ele criar na pasta onde for colocado o script o no home do usuario? muito obrigado pela paciencia

  6. #6
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Como faço enviar e-mail para todos com urgencia

    Cria no diretório onde é executado.

  7. #7

    Padrão Como faço enviar e-mail para todos com urgencia

    amigo o que vc acho que devo fazer ja que não consegui criar ele cria em branco ?

  8. #8

    Padrão Como faço enviar e-mail para todos com urgencia

    Amigo o que vc aconselha eu ler para aprender a fazer scripts

  9. #9
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Como faço enviar e-mail para todos com urgencia

    Se você retira o "> .forward", o que acontece?

    Seguinte, este script não é nada demais, ele usa um comando do sistema para listar os usuarios ( getent ), em sequida usa o awk para imprimir campos específicos, agora, para escrever scripts avançados, se for baseado na sintaxe do bash, existe um guia no tldp.org, já para manipular arquivos de log (textos com campos em geral), o awk é uma linguagem muito boa ( desenvolvida por um dos criadores do C ), mais o sed também costuma atender.