+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Thiago Nolasco
    Visitante

    Padrão Samba e Windows, problema em qual dos dois?

    Olá.
    Tenho o seguinte problema.
    Em minha rede o servidor é Debian com Samba 3.x com domínio (REDE76) , e as máquinas clientes são Windows 98, e todos os usuários logam normalmente utilizando e mapeandos as pastas no servidor com seus respectivos grupos. EX: usuário Joaquin e do grupo Analise, loga com seu usuário e senha e mapea a pasta do /mnt/tudo/analise que está compartilhada para o seu grupo(Analise).
    Já na máquina do Joaquin Windows 98, ele quer compartilhar um pasta para o grupo Analise inteiro consequentemente todos os usuários que fazem parte dele, procedimento padrão, Clica na pasta com botão direito, compartilhamento. Na janela pede o nome da pasta e os usuarios que terão acesso, aí surge o problema, clicando em Adicionar, deveria aparecer os usuários e os grupos do dominio do Samba(REDE76), mas acontece que só me aparece os usuário, sendo assim eu teria que adicionar todos os usuários do grupo (Analise) ao invés de selecionar o grupo (Analise). Pense comigo, e se esse grupo tivesse 100 pessoas? Que é o meu caso, o grupo aqui é gigantesco, alguem sabe como posso proceder?
    Obrigado pela atenção.

  2. #2

    Padrão Permissão

    Este compartilhamento é só para um determinado grupo ou para qualquer um? porque se for para qualquer um, edite as permissões da pasta compartilhada no seu servidor para leitura por qualquer grupo, se não se importasse, gostaria de ver o seu arquivo de configuração samba onde você faz o mapeamento de unidade e grupos.

  3. #3
    Thiago Nolasco
    Visitante

    Padrão Samba e Windows, problema em qual dos dois?

    É o seguinte, está compartilhando correto, os usuários que tem que ter acesso, tem os grupos que também também tem, as pastas do servidor estão corretos, o smb.conf está funcionando. O problema é nas máquinas clientes(windows), ou seja, uma máquina cliente querendo compartilhar para a outra cliente, pois ao tentar compartilhar uma pasta, clicando com o botão direito -> compartilhamento, deveria aprecer para mim os usuários e grupos o qual terão acesso a pasta que sera compartilhada, mas apenas aparece os usuários, e os grupos, onde estão? Sendo que quero compartilhar é para um grupo especifico(GRUPO123).
    Entendeu pintadense?
    Obrigado pela atenção

  4. #4
    Thiago Nolasco
    Visitante

    Padrão Samba e Windows, problema em qual dos dois?

    É pelo visto ninguem sabe.=/

  5. #5

    Padrão Samba e Windows, problema em qual dos dois?

    Amigo,

    Se não me engano, esse recurso não existe no Win98...

  6. #6
    Thiago Nolasco
    Visitante

    Padrão Samba e Windows, problema em qual dos dois?

    Com um servidor windows rodando sim. A partir do momento que migra para o linux, os grupos não sao enxergados pelo Win98 a nível de compartilhamento =/

  7. #7
    pergunta?
    Visitante

    Padrão win2000 e XP

    E no Win 2000 e XP acontece a mesma coisa?

  8. #8

    Padrão Samba e Windows, problema em qual dos dois?

    Citação Postado originalmente por Thiago Nolasco
    Com um servidor windows rodando sim. A partir do momento que migra para o linux, os grupos não sao enxergados pelo Win98 a nível de compartilhamento =/
    Servidor windows 98?


    Vc quer atribuir permissão a determinados usuários somente não é? mas me diz uma coisa, se vc não especificar o susuário que tem acesso? todos enxergam a pasta? mesmo usuários de fora do grupo? Se a rede é mapeada pelo samba, que eu saiba, se o usuário X estáno grupo A, não enxerga compartilhamento do usuario Y que tá no grupo B...

    Mas agora vc me deixou na dúvida..

  9. #9
    Thiago Nolasco
    Visitante

    Padrão Samba e Windows, problema em qual dos dois?

    Sim, no windows xp e 2000 também. Mas é o seguinte o usuario joquim tenta compartilhar para o grupo dele, e nao consegue pois esse grupo nao existe, segundo o windows. Sendo que de acordo com o servidor Samba ele está sim no grupo especifico. Mas ao tentar compartilhar aparece todos o usuarios cadastrador no samba, mas os grupos não.
    Com servidor Winnt e/ou 2000 funciona.
    Obrigado

  10. #10
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Samba e Windows, problema em qual dos dois?

    Sei que parece algo estranho,

    mas ja procurou saber sobre LDAP ? pois ele cria as Entidades grupos objetos, etc... lá e funciona com o SAMBA, eu tenho aqui samba com LDAP e me aparece os grupos tbm.