+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Solução para Compartilhamento

    Galera, somos provedor de acesso wireless em uma pequena cidade em Minas, e deparamos com o seguinte problema com um dos nossos clientes:

    Em uma empresa que fornecemos acesso wireless, configuramos uma placa pci em um servidor Windows XP Prof. da seguinte forma:

    PLACA WIRELESS
    ---------------------------------------------------------------------------
    IP: 10.0.1.195
    Máscara: 255.0.0.0
    Gateway: 10.0.1.1 (esse é o nosso gw no provedor)
    DNS1: 200.202.xxx.xxx
    DNS2: 200.202.xxx.xxx

    Até aqui tudo bem, o problema que o cliente tem uma rede intranet interligada por uma link da embratel, na seguinte configuração:

    PLACA REDE (no mesmo servidor)
    ---------------------------------------------------------------------------
    IP: 10.9.171.10
    Máscara: 255.255.255.0
    Gateway: 10.9.171.254

    Agora vem o empasse, este cliente quer a internet deste servidor seja compartilhada com os outros terminais da empresa, sendo que para compartilhar em precisaria utilizar o gateway do servidor para o mesmo, mas neste caso não posso, pois tenho que utilizar o Gateway do link de intranet 10.9.171.254.

    Já tentei jogar o DNS do nosso provedor nos terminais e nada, agora pergunto se alguém me puder responder como posso resolver este problema.

  2. #2

    Padrão Solução para Compartilhamento

    Cara se eu entendi ele quer que o as maquinas saiam pela internet pela placa de rede certo?? ja tentou setar o default gateway do servidor como o seu gateway?? acho que seria so isso, pq assim todas as requisições que chegassem no seu servidor sairiam pela internet, ae teria de ter uma outra rota no servidor para que tudo que fosse da rede do link da embratel saisse por aquele gateway.

    falows

  3. #3
    Oz_zY
    Visitante

    Padrão Solução para Compartilhamento

    kra tenta fase o seguinte se naum funcionar colocar nas estações q vc quer inet o gw eos dns da tua placa de radio por exemplo :
    Comartilha tua placa do radio, dai vai muda os ip da embratel sozinho, blz, depois vc coloca devolta os ips, dai nas "estações" vc coloca IP`s: 10.9.171.xx depois coloca o
    GW: 10.0.1.195 depois os
    DNS1: 200.202.xxx.xxx
    DNS2: 200.202.xxx.xxx
    tenta ai waleuws

  4. #4

    Padrão Compartilhamento

    Citação Postado originalmente por Oz_zY
    kra tenta fase o seguinte se naum funcionar colocar nas estações q vc quer inet o gw eos dns da tua placa de radio por exemplo :
    Comartilha tua placa do radio, dai vai muda os ip da embratel sozinho, blz, depois vc coloca devolta os ips, dai nas "estações" vc coloca IP`s: 10.9.171.xx depois coloca o
    GW: 10.0.1.195 depois os
    DNS1: 200.202.xxx.xxx
    DNS2: 200.202.xxx.xxx
    tenta ai waleuws
    Entendi o seu raciocínio, o problema que tá pegando é a rede do clinte precisa ter a GW configurada com a GW da Embratel, que é o meio de comunicção VPN da empresa, pq a empresa utiliza um sistema interligada com várias filiais, seu eu mudar o GW dos terminais para o meu servidor ou para a placa wireless do Servidor da empresa (10.0.1.195), os terminais vão navegar, porém estarão inacessíveis para a VPN.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Solução para Compartilhamento

    e se vc direcionar o trafego com destino a Internet, ou o VPN, atraves do iptables? Tipo se for trafego da porta XXX(VPN) sair pelo gw Embratel, o resto vai para o GW wireless.

  6. #6

    Padrão Solução para Compartilhamento

    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    e se vc direcionar o trafego com destino a Internet, ou o VPN, atraves do iptables? Tipo se for trafego da porta XXX(VPN) sair pelo gw Embratel, o resto vai para o GW wireless.
    eh assim eh um jeito, o outro eh por uma rota pra rede da vpn assim tudo que for pra rede da vpn sai pelo local certo.

    falows

  7. #7
    COnectvale Informatica
    Visitante

    Padrão Dns + Gateway

    No windows xp tem uma opcao de metrica de gateway coloca 100 para a placa de rede q usa a vpn da embratel e 50 para a placa de rede wireless. faz assim q funciona...
    [email protected]

  8. #8

    Padrão Compartilhamento

    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    e se vc direcionar o trafego com destino a Internet, ou o VPN, atraves do iptables? Tipo se for trafego da porta XXX(VPN) sair pelo gw Embratel, o resto vai para o GW wireless.
    O problema que o cliente não usa Linux, e não tem como eu utilizar iptables, nem mesmo migrar o ruindows XP deles do servidor para Linux, já viu né... Eles são um Banco e mudar a política de software deles...

  9. #9

    Padrão Re: Compartilhamento

    Citação Postado originalmente por Kandango
    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    e se vc direcionar o trafego com destino a Internet, ou o VPN, atraves do iptables? Tipo se for trafego da porta XXX(VPN) sair pelo gw Embratel, o resto vai para o GW wireless.
    O problema que o cliente não usa Linux, e não tem como eu utilizar iptables, nem mesmo migrar o ruindows XP deles do servidor para Linux, já viu né... Eles são um Banco e mudar a política de software deles...
    Po cara entao tenta a opção que o cara disse ae em cima, tenta algum forum sobre windows e ve se os caras sabem.

    falows

  10. #10

    Padrão Solução para Compartilhamento

    Amigo,

    Caso você esteja atendendo agências do Siccob, o problema é bem conhecido meu, e talvez eu até possa lhe ajudar pessoalmente, pois também estou no interior de minas, de antemão posso lhe garantir que com o servidor da embratel ligado compartilhando a internet junto a vpn, você vai ter dor de cabeça demais... a idéia é montar um servidor linux externo só para internet como o SerAntSou já disse, e livrar o seu xp da internet, até porque se for o siccob a politica de conteúdo exige filtros que com um proxy vc resolveria tranquilamente o seu problema.

    abraços...

    qualquer coisa me chama..

  11. #11
    felco
    Visitante

    Padrão Solução para Compartilhamento

    Se voce nao pode mudar GW das estacoes para o servidor que esta seu Link Wireless, primeiramente esse problema nao eh seu, porque voce fornece o Link eh nao tem nada haver com infrestutura do cliente, a nao ser que ele esteja te pagando pra isso... Oque voce pode fazer que nao vai ficar muuuuuito bom eh colocar um proxy eh configuar o IP no IE das maquinas da rede, mas te aconselho no minimo usar algum proxy que tenha client tipo aquele antigo Microsoft Proxy resolveria seu problema porque ele tem um client eh da pra usar diversos softwares sem precisar configuar os programas individualmente, tem outras solucoes tambem... eu so to te dando uma idea

  12. #12

    Padrão Compartilhamento

    Citação Postado originalmente por massanegra
    Amigo,

    Caso você esteja atendendo agências do Siccob, o problema é bem conhecido meu, e talvez eu até possa lhe ajudar pessoalmente, pois também estou no interior de minas, de antemão posso lhe garantir que com o servidor da embratel ligado compartilhando a internet junto a vpn, você vai ter dor de cabeça demais... a idéia é montar um servidor linux externo só para internet como o SerAntSou já disse, e livrar o seu xp da internet, até porque se for o siccob a politica de conteúdo exige filtros que com um proxy vc resolveria tranquilamente o seu problema.

    abraços...

    qualquer coisa me chama..
    Caro colega, isso mesmo... na mosca... é um Agência do Siccob sim, a solução Linux eu expliquei pro cliente, pois foi a maneira mais segura e prática de resolver. Vou ver com eles o que eles estão de idéia de fazer, penso no que o companheiro da mensagem anterior disse, o cliente tem que me dar a estrutura pro esquema funcionar, pois está pagando o mesmo preço de um cliente normal, e mais nada por uma outra solução.

    Agora um detalhe que pensei, o roteador da embratel (Cisco 1700), não teria como ser configurado para direcionar requisições que não fosse da VPN para o meu gateway de internet?

    De toda forma muito obrigado, valew aí pela força.

  13. #13
    TEXTER
    Visitante

    Padrão Solução para Compartilhamento

    Bom dia... meu amigo...acho que mais o menos entendo o seu problema...
    Tambem atendo agencias da sicoob, mas aqui de Santa Catarina.....
    Aconteceu mais o memos a mesma coisa comigo.....e consegui resolver...
    Se o teu problema esta nas estações de trabalho que teram a internat compartilhada...vc pode tentar criar as chamadas rotas alternativas.....
    vc pode colocar o gateway da sua internet em todas as maquinas e o seu dns tambem....
    ai vc vai criar uma rota....
    crie um arquivo de extenção " .bat " onde vc ira direcionar o ip que o pessoal usa para acessar o sistema deles, para o gateway da embratel.... entende...
    Entaum vc ira colocar o gateway da sua internet nas maquinas do cliente. e ira escrever no arquivo que vc ira criar o seguinte....
    "obs: digamos que o ip que eles usam pra acessar o sistema seja...192.168.0.10 e o gateway da embratel seja....192.168.10.254"

    "route add 192.0.0.0 mask 255.0.0.0 192.168.10.254"
    isso ira direcionar o ip que eles usam para acessar o sistema para o gateway deles.... toda a informação que for para esse ip sera jogada no gateway especificado....
    Salve esse arquivo ".bat" e coloque no inicializar para ele carregar toda vez que vc ligar o micro.....

    e a internet wireless ira funcionar sem problema algum e o sistema tambem... aqui em nossos clientes temos dessa forma e nunca encomodou....
    Eespero ter ajudado........Valew....

  14. #14

    Padrão Resolveu o problema!

    Citação Postado originalmente por TEXTER
    Bom dia... meu amigo...acho que mais o menos entendo o seu problema...
    Tambem atendo agencias da sicoob, mas aqui de Santa Catarina.....
    Aconteceu mais o memos a mesma coisa comigo.....e consegui resolver...
    Se o teu problema esta nas estações de trabalho que teram a internat compartilhada...vc pode tentar criar as chamadas rotas alternativas.....
    vc pode colocar o gateway da sua internet em todas as maquinas e o seu dns tambem....
    ai vc vai criar uma rota....
    crie um arquivo de extenção " .bat " onde vc ira direcionar o ip que o pessoal usa para acessar o sistema deles, para o gateway da embratel.... entende...
    Entaum vc ira colocar o gateway da sua internet nas maquinas do cliente. e ira escrever no arquivo que vc ira criar o seguinte....
    "obs: digamos que o ip que eles usam pra acessar o sistema seja...192.168.0.10 e o gateway da embratel seja....192.168.10.254"

    "route add 192.0.0.0 mask 255.0.0.0 192.168.10.254"
    isso ira direcionar o ip que eles usam para acessar o sistema para o gateway deles.... toda a informação que for para esse ip sera jogada no gateway especificado....
    Salve esse arquivo ".bat" e coloque no inicializar para ele carregar toda vez que vc ligar o micro.....

    e a internet wireless ira funcionar sem problema algum e o sistema tambem... aqui em nossos clientes temos dessa forma e nunca encomodou....
    Eespero ter ajudado........Valew....
    Caro colega, a solução do roteamento que você me passou resolveu o problema, muito obrigado mesmo.

    Grato.

  15. #15

    Padrão Solução para Compartilhamento

    FIXO!