+ Responder ao Tópico



  1. #1
    helkmut
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    Bom, tenho uma quantia de problemas:

    1º - No kernel 2.4.xx minha ATI Radeon 7000 dá erro no boot do Slackware 10 quando chama o modulo agpgart e não faz a aceleração da placa, o erro é de IO e IRQ. Já no kernel 2.6 isto não ocorre e é solucionado.
    2º - Ao compilar o kernel 2.6.10 descobri que agora a montagem de USB é no /proc/bus/usb, e se adiciona uma linha no /etc/fstab. Aí é que mora a dúvida, alguém sabe depois de colocar a linha no fstab como eu monto o dispositivo sendo que não aparece no /dev, só se eu coloco como usbdevfs no fstab.
    3° e último - Sei também que agora para gravar CD no kernel 2.6 não é necessário fazer emulação de SCSI, mas quais opções do kernel devo deixar como build e quais como modulo? E devo ou não remover o append do lilo?

  2. #2
    karfax
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    1- lspci. Veja quais os irq's e dma está usando a entrada AGP.

    2- Talvéz voce não precise mais de uma entrada usb no /etc/fstab. Eu não tenho mais e o kernel roda redondo. Tenho:
    proc /proc proc defaults 0 0
    O hotplug insere o dispositivo dinamicamente chamando o módulo certo do kernel.

    3- Se voce tiver um hd scsi, use builtin pra hd-scsi (dãh).
    Se for só CD-RW, use suporte genérico para scsi. Os módulos serão carregados também dinamicamente.

    Sds,

  3. #3
    helkmut
    Visitante

    Padrão Continua

    1 - Depois que localizo o IRQ e IO com o comando 'lspci' como configuro o modulo do agpgart para bootar com o IRQ e IO que eu setar?

    2 - Então retiro a entrada no /etc/fstab, e depois irá aparecer o device sda1 no /dev para mountar o dispositivo USB?

    3 - Então na compilação do Kernel deixo o Atapi CDROM como building, SCSI generic e SCSI devices como building apenas? Deixando fora o SCSI Emolution e o SCSI CDROM?

  4. #4
    karfax
    Visitante

    Padrão Re: Continua

    Citação Postado originalmente por helkmut
    1 - Depois que localizo o IRQ e IO com o comando 'lspci' como configuro o modulo do agpgart para bootar com o IRQ e IO que eu setar?

    2 - Então retiro a entrada no /etc/fstab, e depois irá aparecer o device sda1 no /dev para mountar o dispositivo USB?

    3 - Então na compilação do Kernel deixo o Atapi CDROM como building, SCSI generic e SCSI devices como building apenas? Deixando fora o SCSI Emolution e o SCSI CDROM?
    1- Vá no site do fabricante de sua placa de vídeo e veja como (geralmente eles fornecem um módulo para uso compatível com versões de kernel).

    2- sda1 e USB????
    Eu tenho um a impressora USB e um zip USB. Num servidor tenho um HD scsi. scsi e usb são interfaces diferentes. Na dúvida, entre na documentação do kernel que acompanha os fontes. Está tudo lá.

    3- Voce precisa de suporte built-in para sua controladora e scsi genérico. Também para CD-ROM. Deixe o resto como está. o kernel 2.6 não usa mais emulação scsi pra cd-rw.

    Sds

    :mrgreen:

  5. #5
    helkmut
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    2 - Sim, tenho um Creative MuVO 64MB, é mountado como se fosse pen-drive, pelo menos no kernel 2.4 ele é encontrado no sda1, e não sei qual linha de comando devo colocar no kernel 2.6.10 uma vez que não tenho o device sda1.

  6. #6
    karfax
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    Citação Postado originalmente por helkmut
    2 - Sim, tenho um Creative MuVO 64MB, é mountado como se fosse pen-drive, pelo menos no kernel 2.4 ele é encontrado no sda1, e não sei qual linha de comando devo colocar no kernel 2.6.10 uma vez que não tenho o device sda1.
    modprobe usb-storage
    Se voce não tem /dev/sdax, plugue seu pen-drive e veja se este dispositivo é criado dinâmicamente. Caso contrário - mesmo depois do comando modprobe usb-storage e lsusb - voce poderá criá-lo com mknod. O major e minor estão nos docs do kernel/scsi.

    É estranho. Tenho um FC3, com suporte a scsi (vejo pelo /lib/modules/$kernel_version/drivers/scsi) e também não há um device em /dev/sdxx.

    " The Linux source file: /usr/src/linux/MAINTAINERS contains up to date information about who maintains what and where information can be found. Links to SCSI adapter information are also in that file. SCSI documentaion within the kernel source has been moved to the /usr/src/linux/Documentation/scsi directory in the lk 2.6 series."

    Fonte: The Linux SCSI Generic (sg) Driver
    http://sg.torque.net/sg/

    USB Flash Memory HOWTO
    http://www.linux.com/howtos/Flash-Me...hardware.shtml

    Sds,


  7. #7
    helkmut
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    Cara, queria te agradecer muito pelas dicas dadas, se não consegui solucionar minha dificuldade foi por pura incompetência minha. O que fiz foi desistir de tudo e como só utilizo o Linux para Desktop e micreiro mesmo, acho que desde o Slack 4 com kernel 2.0, vou voltar a crackear produtos da Microsoft. Mesmo assim fica meu agradecimento.

  8. #8

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    Citação Postado originalmente por helkmut
    Cara, queria te agradecer muito pelas dicas dadas, se não consegui solucionar minha dificuldade foi por pura incompetência minha. O que fiz foi desistir de tudo e como só utilizo o Linux para Desktop e micreiro mesmo, acho que desde o Slack 4 com kernel 2.0, vou voltar a crackear produtos da Microsoft. Mesmo assim fica meu agradecimento.
    Cara se for usar o linux como desktop sugiro distros voltadas a isso, existem diversas e so vou citar algumas aqui, xandros, SuSE , Kurumin , etc.

    pq nao tenta alguima mais voltada a usuario??

    falows

  9. #9
    helkmut
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    Já usei o SuSE, Red Hat, Coconectiva, mas me apaixonei pelo Slack, a simples alteração de linhas acho que é isto. Mas vou parar. Obrigado de qualquer forma.

  10. #10
    karfax
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    Olá,

    Voce é um dos exemplos de que (deixe eu colocar isto em maiúsculas aqui):
    "O LINUX NÃO ESTÁ PRONTO PARA O DESKTOP!".

    Muita coisa tem que ser trilhada até lá, a indústria do hardware não ajuda muito - muitos drivers tem que ser contruidos por engenharia reversa, pois os fabricantes não liberam documentação sobre eles com medo da concorrência - e quem sofre é o usuário final.

    Se voce quer usar um linux apenas para desktop:
    mantenha seus arquivos pessoais numa partição separada do restante (um /home , por exemplo).
    Não tenha pena de tentar coisas novas (tive muito boas surpresas com os novos Suse e o Fedora 3).
    Mas eu não tenho mais a capacidade pra avaliar o nivel de demanda de um usuário final, pois estou no linux há quase 10 anos, e ainda assim, tem momentos em que eu tomo um baile, por exemplo, tentando fazer rodar via rede uma impressora hp USB com CUPS e SAMBA.

    Não desista, vá acompanhando o processo.

    Boa sorte,

    Sds,


    8)

  11. #11
    helkmut
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    Eu procurei na página do fabricante a solução para a dificuldade no kernel 2.4.xx e nada encontrei, sequer driver ou indicação para tentar algo. A única coisa que queria era ativar a aceleração do 2.4.xx e estaria perfeito pois o USB eu sei configurar e o CD-ROM também. Mas ai não posso emular o NFS Underground 1 e 2.

  12. #12

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    Citação Postado originalmente por helkmut
    Eu procurei na página do fabricante a solução para a dificuldade no kernel 2.4.xx e nada encontrei, sequer driver ou indicação para tentar algo. A única coisa que queria era ativar a aceleração do 2.4.xx e estaria perfeito pois o USB eu sei configurar e o CD-ROM também. Mas ai não posso emular o NFS Underground 1 e 2.
    Cara vo te dizer uma coisa, o problema eh com a ATI, pois ela da um suporte horrivel para linux e quase tao ruim para windows, cara te digo com uma gf vc configuraria o 3D numa boa, mas ATI eh complicado, um amigo meu chegou a perder uma palca de video ATI tentando configurar ele no linux.

    falows

  13. #13

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    Citação Postado originalmente por karfax
    Olá,

    Voce é um dos exemplos de que (deixe eu colocar isto em maiúsculas aqui):
    "O LINUX NÃO ESTÁ PRONTO PARA O DESKTOP!".

    Muita coisa tem que ser trilhada até lá, a indústria do hardware não ajuda muito - muitos drivers tem que ser contruidos por engenharia reversa, pois os fabricantes não liberam documentação sobre eles com medo da concorrência - e quem sofre é o usuário final.

    Se voce quer usar um linux apenas para desktop:
    mantenha seus arquivos pessoais numa partição separada do restante (um /home , por exemplo).
    Não tenha pena de tentar coisas novas (tive muito boas surpresas com os novos Suse e o Fedora 3).
    Mas eu não tenho mais a capacidade pra avaliar o nivel de demanda de um usuário final, pois estou no linux há quase 10 anos, e ainda assim, tem momentos em que eu tomo um baile, por exemplo, tentando fazer rodar via rede uma impressora hp USB com CUPS e SAMBA.

    Não desista, vá acompanhando o processo.

    Boa sorte,

    Sds,


    8)
    Cara discordo de vc que o linux nao ta pronto pro desktop, pronto ele esta, mas agora tem de amadurecer, para que usuarios next next finish consigam começar a aprender o resto.

    falows

  14. #14
    helkmut
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    concordo contigo também, até porque quando comecei a usar Linux os programas não era os melhores. Hoje o Linux tem aplicativos de internet que superam os do Windows. O que sentirei falta é do Kmail e do lynx. E perderei o melhor do Linux, que é uma boa compilação de kernel (hehehe).

  15. #15
    karfax
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    ruyneto e galera,

    Voce acha que o linux está pronto para ser usado pelo usário final, de desktop?
    Que tal se um usuário não pode nem mesmo usar um modem v90, sem ter baixar os fontes do kernel, os do driver do modem e compilar um modulo que ainda por cima sai como "tainted"!

    Imagine a cena, uma secretária que mal sabe escrever em português, surfando no site do Donald Becker atrás de módulo do kernel pra pôr sua placa de rede isa pra funcionar? Ou um zip drive de porta paralela? Eu não acho: eu tenho certeza absoluta de que o linux não está ao alcance do usuário comum, de qualquer um.
    Num ambiente de trabalho, onde tem alguém que dê suporte total pra aplicativos e drivers de dispositivo pro usuário final, tudo bem. Caso contrário, não.

    E quem quer vender essa idéia de que o Linux está perfeitamente adaptado às necessidade do usuário leigo está sendo desonesto, está querendo empurrar um SO adaptado pra servidores e desktops pronto pra ser usado, contanto que ele tenha por perto alguém que conhece Linux.

    Esse é o trabalho e a razão de ser das RedHat's da vida. No entanto, muito chão ainda tem que ser trilhado.

    Essa situação não é uma deficiência proposital do Linux, mas um cenário criado pelos fabricantes de hardware/software, cujas ações tem sempre, de um geito ou de outro, uma porcentagem no bolso do cara de Redmond/VA.

    Voce quer uma estimativa de tempo? Um chutômetro bem regulado me indica alguma coisa em torno de 5 anos pro Linux estar - em termos de usabilidade - no mesmo patamar de um Mac ou de um rwindows - se o Miguel de Icaza e o pessoal do projeto KDE não tiver primeiro uma doença desconhecida que paraliza os nervos dos dedos e a parte do cérebro que serve pra programar...

    Leia mais em:
    "The Luxury of Ignorance: An Open-Source Horror Story"
    http://www.catb.org/~esr/writings/cups-horror.html

    Sds,

    :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

  16. #16

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    Citação Postado originalmente por helkmut
    concordo contigo também, até porque quando comecei a usar Linux os programas não era os melhores. Hoje o Linux tem aplicativos de internet que superam os do Windows. O que sentirei falta é do Kmail e do lynx. E perderei o melhor do Linux, que é uma boa compilação de kernel (hehehe).
    Eh cara, o problema maior pra mim ainda eh o pouco ou nenhum suporte que os fabricantes de drivers dao pro linux, pois se fosse um suporte forte nao teriamos esses problemas

  17. #17
    helkmut
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    hehehehehehehehehehehehehe .... acho que eu tô com essa doença

  18. #18

    Padrão Kernel 2.6.10 (problema)

    Citação Postado originalmente por karfax
    ruyneto e galera,

    Voce acha que o linux está pronto para ser usado pelo usário final, de desktop?
    Que tal se um usuário não pode nem mesmo usar um modem v90, sem ter baixar os fontes do kernel, os do driver do modem e compilar um modulo que ainda por cima sai como "tainted"!

    Imagine a cena, uma secretária que mal sabe escrever em português, surfando no site do Donald Becker atrás de módulo do kernel pra pôr sua placa de rede isa pra funcionar? Ou um zip drive de porta paralela? Eu não acho: eu tenho certeza absoluta de que o linux não está ao alcance do usuário comum, de qualquer um.
    Num ambiente de trabalho, onde tem alguém que dê suporte total pra aplicativos e drivers de dispositivo pro usuário final, tudo bem. Caso contrário, não.

    E quem quer vender essa idéia de que o Linux está perfeitamente adaptado às necessidade do usuário leigo está sendo desonesto, está querendo empurrar um SO adaptado pra servidores e desktops pronto pra ser usado, contanto que ele tenha por perto alguém que conhece Linux.

    Esse é o trabalho e a razão de ser das RedHat's da vida. No entanto, muito chão ainda tem que ser trilhado.

    Essa situação não é uma deficiência proposital do Linux, mas um cenário criado pelos fabricantes de hardware/software, cujas ações tem sempre, de um geito ou de outro, uma porcentagem no bolso do cara de Redmond/VA.

    Voce quer uma estimativa de tempo? Um chutômetro bem regulado me indica alguma coisa em torno de 5 anos pro Linux estar - em termos de usabilidade - no mesmo patamar de um Mac ou de um rwindows - se o Miguel de Icaza e o pessoal do projeto KDE não tiver primeiro uma doença desconhecida que paraliza os nervos dos dedos e a parte do cérebro que serve pra programar...

    Leia mais em:
    "The Luxury of Ignorance: An Open-Source Horror Story"
    http://www.catb.org/~esr/writings/cups-horror.html

    Sds,

    :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
    Cara eu vejo por outro lado, se pegar um ambiente em que o pessoal so usa internet e office, uma migração eh perfeitamente possivel, pois eh so instalar o sistema de distros feitas para desktop e praticamente sem problemas teremos rodando um sistema linux nas maquinas, concordo que existem incompatibilidades de hardware, mas como vc disse uma secretaria nao consegue instalar um drive nem pra windows se ele nao vier ja pronto.
    Ainda há a solução de LTSP que eh uma otima solução, ou seja existem dois lados da migração para o linux, se suporta o hardaware e o pessoal nao usa programas que so rodem em windows blz, mas caso contrario tb nao acho recomendavel.

    falows