+ Responder ao Tópico



  1. #1
    wellyngton
    Visitante

    Padrão Configuração de DNS no Red Hat 3 ES

    Olá Pessoal,

    Gostaria de pedir ajuda aos Srs. membros desse forum, sou novo na área Linux e estou precisando configurar um servidor de DNS na empresa onde trabalho no setor CPD e não sei por onde começar.
    A máquina é um Poer Edge 1800 da Dell ela tem duas placas de rede,
    Uma a eth0 esta configurada com ip Fixo 200.178.90.2 temos 35 IP Fixo sedidos pela Intelig telecom.
    E a Outra esta com o endereços para rede interna 10.0.0.1
    Bom pessoal, essa máquina tem que ser serividora de DNS Master e Slave tudo na mesma máquina, com dominios da empresa e servidores de e-mail
    e servidora de arquivos pra rede local samba ja configurado.
    Ja dei uma olhada nos materiais para o bind mas me deu um nói na cuca, por isso eu peço se alguém puder me ajudar desde ja agradeço.

    Um abraço a Todos.

    Wellyngton
    [email protected]

  2. #2
    thiagog
    Visitante

    Padrão DNS server

    amigo ne secao de artigos/documentos "bind/named" ou clique aki
    https://under-linux.org/named.html vc entrora varios manuais , esse aki https://under-linux.org/modules.php?...icle&artid=303 eu recomendo, caso vc nao tenha muito cohecimento em DNS faca o seguinte:

    1- use o manual indicado acima
    2- saiba de DNS mapeia na INTERNET enderecos IP como NOMES e NOMES como enderecos IP o que chamamos de zona DIRETA (nome -> IP) e zona REVERSA (IP -> nome), tornando assim tudo mais simples.
    3- vc disse q tem uma maquina DELL para fazer o dns eh isso ? ou esse pc sera firewall + dns + outros servicos ?
    **** cuidado com o uso de muitos servicos em uma mesma maquina

    vc pode no mesmo DNS SERVER term zonas para dominio INTERNO (dns interno) e para Externo (INTERNET / INTELIG) o DNS Externo.

    espero ter ajudado

    ate mais,
    qualquer coisa mail me : [email protected]

  3. #3
    wellyngton
    Visitante

    Padrão Configuração de DNS no Red Hat 3 ES

    Valeu... pelas Dicas. vou dar uma boa olhada.

    Essa máquina que mencionei a DELL Power Edge 1800.
    Sim ela será servidora de DNS de dominio próprio e também servidora de firewall e servidor PDC para rede local tudo na mesma máquina.

    Foi um erro da minha parte, mas na hora da compra torrei todo a verba liberada na empresa, agora terei que fazer essa mágica ou façanha.

    desde ja agradeço a grande ajuda.

    Muito obrigado.

    Wellyngton

  4. #4
    karfax
    Visitante

    Padrão Configuração de DNS no Red Hat 3 ES

    A fapesp (que é a detentora de administração e registro de domínios no Brasil) exige que sejam registrador 2 servidore de nomes. Há a obrigatoriedade de ter que dispor de dois daemons DNS em dois ip's diferentes. Se voce tem 35 ip's, poderá configurar uma máquina mais antiga para prover dns secundário para sua empresa, em um endereço ip diferente do primário. Caso contrário, vc terá que procurar alguém que possa ser seu DNS slave/secundário.

    Sds,