+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Servidor web + mail

    Olá pessoal!
    Gostaria da ajuda de vc´s para configurar um servidor de paginas e email´s!!!
    Depois de muito esforço e ajuda em forum´s consegui configurar os serviços samba, squid, dhcpd, telnet...!
    E agora gostaria de partir para o apache e postfix!!!!
    Tenho o apache rodando na minha maquina, pois uso para testar paginas em php!!!

    Mas minhas duvidas sao as seguintes:
    quais os serviços tenho que configurar para fuincionar o servidor de paginas e email???
    exemplo:

    DNS
    BIND/ NAMED
    POSTFIX
    existe mais algum???onde encontro um tutorial passo a passo para configura-los???
    Ah da pra testar tudo localmente(email e paginas), pois nao tenho um ip valido muito menos dominio!!!!
    Agradeço desde já a coloboração de todos!!!

  2. #2
    caticiane
    Visitante

    Padrão Configurando um servidor email postfix

    Nao entendi a perg muito bem... o servidor de paginas q vc diz seria o de web? mas vc diz q ja tem o apache rodando....

    Em relaçao ao servidor de email...
    Primeiro vc precisa escolher ql usar... postfix, sendmail, qmail,...
    recomendo o postfix por ser muito bom, alem de ter muita documentaçao sobre ele...
    links de um tutorial muito bom, explica passo-a-passo desde o q é um servidor de email postfix e como configura-lo:
    https://under-linux.org/modules.php?...icle&artid=183

    Na net vc encontra muito mais material e no site do vivaolinux tem uma sessão de .conf muito boa...
    Dica: Qdo for configurar comece do basico... depois va implementando com outras utilidades q ele oferece...
    Caso queira utilizar um webmail em php uma sugestao é o uebimiau.... só q ele é bem basico...

    Partindo do presuposto q seu servidor de web, apache, ja esta funcionando entao nao sera necessario vc configurar o DNS pois ele ja esta funcionando...
    Os arquivos q vc deverá configurar para funcionar seu servidor de email:
    No postfix: main.cf
    No named: sera necessario acrescentar no arq.zone os seguintes parametros:
    mail.empresa.com.br. IN TXT "v=spf1 a -all"
    empresa.com.br. IN MX 5 mail.empresa.com.br.
    mail.empresa.com.br. IN A ip_servidor
    ; Aliases
    smtp IN CNAME mail.empresa.com.br.
    pop IN CNAME mail.empresa.com.br.

    Bom espero ter ajudado... qualquer coisa post novamente...





    :wink:

  3. #3
    Visitante

    Padrão Servidor web + mail

    Olá

    acho que nao me expressei muito bem!!!
    mas vamos lá!
    é o seguinte tenho o apache rodando, mas ele só responde por ip ex:
    quando digito no browse de um estacao http://192.168.2.1 ele me retorna minha pagina inicial!!!

    queria que ele respondesse por nomes ex:
    www.meudominio.com.br ou http://meudominio.com.br

    mas nao sei configurar os DNS

    lembrando que nao tenho nem ip e nem dominio valido, vou executar na rede local apenas para testes!!!!

    obrigado

  4. #4
    Visitante

    Padrão Servidor web + mail

    Olá

    acho que nao me expressei muito bem!!!
    mas vamos lá!
    é o seguinte tenho o apache rodando, mas ele só responde por ip ex:
    quando digito no browse de um estacao http://192.168.2.1 ele me retorna minha pagina inicial!!!

    queria que ele respondesse por nomes ex:
    www.meudominio.com.br ou http://meudominio.com.br

    mas nao sei configurar os DNS

    lembrando que nao tenho nem ip e nem dominio valido, vou executar na rede local apenas para testes!!!!

    obrigado

  5. #5

    Padrão Servidor web + mail

    BIND eh o que faz o DNS, entao com um tutorial ae de BIND ja consegue fazer as maquians responderem por nome, eh so setar o dns delas pro ip do seu servidor.

    falows

  6. #6
    silmar
    Visitante

    Padrão Re: Servidor web + mail

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Olá pessoal!
    Gostaria da ajuda de vc´s para configurar um servidor de paginas e email´s!!!
    Depois de muito esforço e ajuda em forum´s consegui configurar os serviços samba, squid, dhcpd, telnet...!
    E agora gostaria de partir para o apache e postfix!!!!
    Tenho o apache rodando na minha maquina, pois uso para testar paginas em php!!!

    Mas minhas duvidas sao as seguintes:
    quais os serviços tenho que configurar para fuincionar o servidor de paginas e email???
    exemplo:

    DNS
    BIND/ NAMED
    POSTFIX
    existe mais algum???onde encontro um tutorial passo a passo para configura-los???
    Ah da pra testar tudo localmente(email e paginas), pois nao tenho um ip valido muito menos dominio!!!!
    Agradeço desde já a coloboração de todos!!!
    OBS.
    Quero deixar minhas condulencias aqui.
    Muitas pessoas entrão em diversos grupos ( " Foruns " ) de Linux e pedem ajuda para montar um servidor por inteiro.
    Eu ja me ferrei para pagar cursos e mais cursos para poder ter um pouco de conhecimento de como começar a fazer as coisas e de como ler os tutorias que existem em quantidades consideraveis na net.
    E pessoas assim veem como esse aqui pedir para ajudar do zero.

    Se ele entrou aqui ja deveria ter visto do lado esquerdo artigos/documentos e la tem varias condições de como fazer.

    Ja foi dito as regras desse forum assim como os dos demais que são semelhantes.
    Devemos tentar primeiro e depois que não conseguimos ... vamos pedir ajuda.

    Por exemplo eu sempre mexi com a Distro Red Hat, e agora to pegando a Debian e me ralando para aprender como funca par fazer nela um server de e-mail com o qmail+antivirus+fetchmail+webmail+ant-spam+autenticação ..

    Fica aee minha resalva.

  7. #7
    caticiane
    Visitante

    Padrão Servidor web + mail

    Olha Silmar, acho q vc deveria dar um desconto pro cara pois ele, assim como eu é iniciante, e comentario como o seu acabam inibindo pessoas a utilizarem o forum com medo de terem respostas como a sua...

    Visitante vc precisa configurar os seguines arqs do seu dns :
    named.conf, arq.zone, arq.local, arq.rev, resolv.conf, e o hosts se nao me engano tb....

    na seçao ao lado: bind/named vc encontra diversos tutoriais q ensinam como configurar...
    https://under-linux.org/named.html

    Qlqr duvida poste q tentaremos ajudar :wink:

  8. #8
    silmar
    Visitante

    Padrão Servidor web + mail

    [quote="caticiane"]Olha Silmar, acho q vc deveria dar um desconto pro cara pois ele, assim como eu é iniciante, e comentario como o seu acabam inibindo pessoas a utilizarem o forum com medo de terem respostas como a sua...

    Bom então você achou que fui rude demais ??
    Eu acredito que não. pois do jeito que ele postou da pra ver muito bem que é tipico de pessoas que só querem sugar.
    Não que eu quero inibir pessoas de perguntarem, mas sim de primeiro ir atrás, caramba com tanta informação que existe hoje e as pessoas não querem fazer a famosa procura que muitos usam o google para encontrar algo; Agora como deixei claro no site tem varios documentos.
    Estou a um mes fazendo varios testes com varias distro e MTA´s para chegar a uma configuração boa que tenha de tudo.. como havia falado.


    Eu disse isso porque conheço muitas pessoas que trabalham em empresas que ganham bem e nunca fizeram cursos e sempre ligam pra pessoas que tem um pouco de conhecimento ´para ajudar a elas a fazer as coisas... teve um desses aee que ligava pra muitos e de cada um ele pegava um pouco. Mas ir atras de estudar e procurar a destrinchar as informações existentes na NET não ia...

    Entendeu .. não estou querendo ser "rude" mas fico chateado com isso.

  9. #9
    silmar
    Visitante

    Padrão Servidor web + mail

    Estou dando exemplo do que eu estou fazendo .. porque sei que com as informações são para varias distro.
    E por isso as vezes com tantas informações precisamos ser pacientes para testar o que as pessoas testaram e fizeram os documentos e scripts para melhor nos ajudar.
    Mas as vezes não sai certo e ficamos perdidos .. e temos que novamente ser paciente e ir atras dos erros e caso não conseguimos .. aee sim pedir ajuda e dar os exemplos do que ja fizemos.


    Por exemplo o Alexandre Pedroso ta fazendo um trampo legal aee pra muitos de nós.
    Ele está fazendo um servidor de e-mail da dstro debian sarge.
    E esta bem customisada, bacana pacas .. eu acredito que muitos ja viram essa distro que esta no site www.aplinux.com.br
    Essa aee sim ja vem tudo pronto pra ser servidor de e-mail junto com web e DNS