Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    testando denovo

  2. #62

    Padrão Adoro Linux

    Eu Adoro Linux e Fiz com que um amigo meu que é dono de uma empresa!!! Mudar todo o sistema dele que era windows para linux!!!!!
    Mostrei a ele como o ambiente grafico do linux é amigavel ele gostou muito e falou que queria aprender no modo texto tambem!!!!

  3. #63

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Galera, boa noite a todos ..........
    Esse tema de migração win para linux está bem interessante e polêmico.
    Mas , não consegui ver na nossa comunidade o que boa parte dos empresários estão olhando. Pelo menos é o que eu estou vendo aqui em Goiânia, Brasília,Uberlândia e afins. Aliás, o que estou notando é que também está acontecendo um movimento mundial no sentido de termos ferramentas de desenvolvimento para sistemas administrativos totalmente "for Linux" . Esse é o nosso calcanhar de aquiles. O Linux está aí e existe. Isso é realidade. Nós sabemos disso. Mas não podemos ficar com os Wine, Qemu, Dosemu, WMware da vida simulando isso ou aquilo. Os empresários sabem disso. Já li várias e várias vezes aqui no nosso fórum , o pessoal da nossa comunidade falando em desenvolver sistemas administrativos via browser, desenvolvidos em Java. Parece que o Java é "o cara", como disse o Romário. Mas pelo que percebi também, ainda é um profissional caro. Quando falamos para os empresários que tudo no Linux é free, ele entende como livre do dinheiro. Tivemos um estagiário na empresa que foi atrás do Java, e ficava lá no computador dele desenvolvendo as coisas no RedHat e acabou se dando bem. Saiu da empresa , foi para outra e está hoje ganhando cerca de quase R$ 4.000,00 por mês. Aqui em Goiânia, que é um salário proibitivo. E está sugerindo nos dar curso de Java para Linux, para uma turma fechada de no máximo 5 pessoas. O Java independe de plataforma, todos nós sabemos disso. O cara percebeu o filão do mercado. Deixou um aplicativo em PHP, MySQL rodando no browser. E é um sucesso na empresa. Temos que ter ferramentas para desenvolvimento de aplicativos administrativos para empresas. Penso que esse é o ponto. A empresa onde trabalho sofreu fiscalização Microsoft em plena semana do carnaval. Já mencionei isso. Gente, a Microsoft está ganhando dinheiro porque ??? Porque tem n ferramentas para desenvolvimento de aplicativos administrativos, e outras trocentas para quaisquer outras coisas. Ela chegou primeiro. Não adianta alguém entrar no Linux e ver um desktop parecido com o windows (o que eu discordo, temos que ter a cara do Linux. Esqueçamos o windows. Afinal, a nossa proposta é nova. E vamos ser novos.). É muito bonitinho, mas o que ele faz ??? Posso rodar os meus aplicativos da minha empresa nele ?? Ah sim, eu instalo o wine e vou simular o ambiente windows. Isso não é solução. É transição galera. É exatamente o que o tema nos propõe. Vamos migrar para o Linux. Sem olhar para trás. Nada de windows. Eles fizeram o nome deles. Temos que fazer a nossa parte. O Kylix foi uma ferramenta fantástica e ainda tem muita gente usando até hoje. Pena que a Borland parou o projeto. Mas ninguém tem o source desse projeto ??? Imagino que não. O Interbase foi transformado em Open Source na versão 6 e virou Firebird. Alguém não tem o Kylix para dar continuidade ??? O projeto Lazarus/FreePascal ainda é um embrião. Mas na Europa está virando realidade. É bem embrião ainda. Temos o Kbasic, Gambas, etc. Ainda tem gente , como eu , tentando desenvolver em Kylix. Mas o Java está aí. Mas é um profissional caro. O Linux é de graça ??? Ainda é sim. Mas como muitos mencionaram aqui , parece que a tendência é ele ficar igual ao Windows. PAGO. Nada de free. Pessoal do fórum , vamos nos ater a um software de desenvolvimento de aplicativos administrativos "for Linux" . Afinal o que lemos e escutamos de "for Windows" e o treco está aí dominando o mercado. É claro que isso está mudando. Não adianta como muitos mencionam. " .... o pessoal está mal acostumado com ferramentas fáceis como o Delphi ..... " Lembrem-se do Dbase, Clipper, e o sucesso que fizeram em cima da Microsoft ???. Já li isso demais aqui. Mas temos que correr atrás disso. Se fizeram o KDEs, Gnomes da vida, também existem soluções gráficas para desenvolvimento para o Linux. E isso , pelo menos é o que penso. Enquanto não tivermos soluções para desenvolvimento de aplicativos empresariais for Linux , a coisa ainda vai ficar no embrião.
    Na minha humilde e honesta opinião o que falta para o Linux entrar no mercado de vez, é ferramenta para desenvolvimento de software administrativo nas empresas. Hoje temos 3 servidores Conectiva Linux 8 sendo apenas servidores de rede. Nunca deram o menor problema a 3 anos. Mas todos acessam via windows rodando Delphi. Rodam que é uma maravilha. Mas não é a realidade que queremos ou imaginamos. Que a solução Linux veio para ficar , veio mesmo. Mas imaginem galera, a gente sentando com o usuário ou o dono da empresa e propormos soluções Linux, como é a Microsoft ???
    Acho que esse é o ponto . Um grande abraço a todos ......
    Penso que a nossa comunidade, como a comunidade mundial Linux, também está pensando nisso. Vide os projetos Lazarus/FreePascal, Pascal, C , Java for Linux ............ Não podemos é apenas ficarmos baixando servidores Linux para servirmos as estações windows. Temos distros maravilhosas. Que digam os Conectivas, Slackwares, SuSEs, Mandrakes, Kurumins, Debians, RedHats, etc, etc, e afins da vida fazendo graça para o podre mundo Microsoft, mas que ainda está dando certo. A Borland por exemplo ainda oferece o Kylix 3 no site dela. Mas não deu sinal que abandou o projeto. Apenas parou. A IBM está investindo milhões de dólares no Linux. Será que é pressão da Microsoft com medo do avanço do Linux ???
    Inté a próxima ..........Que Deus abençõe a esse tema e a todos nós da nossa comunidade Underlinux ........ :toim:

  4. #64

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Concordo com o amigo, hoje uma empresa para funcionar corretamente tem que ter basicamente: editor de texto, planilha eletronica, cliente de email, browse e o seu sistema de gestão nas estações de trabalho, o linux já provou que e muito bom para servidores(o melhor!!) mais questão de descktop ele esta deixando a desejar com relação a sistema administrativo. Acredito que este cenário só vai mudar quandos programdores que desenvolve sistema administrativo trabalhe com linguagem livre de plataforma como o Java, php... deixando o delphi e VB mais isto ainda esta longe de ser uma realidade ainda pois 100% dos cursos profissionalizante para programadores aplicam VB ou delphi e dificilmente quando vc começa a trabalhar com uma linguagem mude para outra a não ser que o mercado mude o padrão. Seria uma boa ideia fazer um indice de sistema administrativo que rodam em linux tanto pago como free e experiencia de quem Imprementou isto pouparia um bom tempo de pesquisa.

  5. #65
    cacogui
    Visitante

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    tenho conseguido colocar o Linux em servidores mas quando vou tentar colocar nos desktops a coisa muda, a primeira coisa que falam é o seguinte:

    mas meu pessoal só sabe o beaba do windows..... vou ter de pagar treinamento para todo mundo?

    ai junta que os windows são 99,9% piratas, e não sai nenhum desktop, mas vamos tentando que a gente consegue

  6. #66
    williamvpaiva
    Visitante

    Padrão Linux

    Galera blz!!!!
    Faço pós graduação em software livre, converso com os meus professores sobre este assunto de como convencer o usuario a utilizar linux, ele me respondeu quem não resiste a mudanças qualquer um resiste, então vai adaptando alguns usuarios aos poucos, por enquanto esta funcionando esta tecnica aqui.
    respondendo o que o colega perguntou, o que mais escutamos sobre o linux, o linux e dificil de mexer, como abrir um arquivo no linux?.posso abrir meu documento que salvei no ruiwndows?? são essas questões que são mais perguntadas.

  7. #67
    ddoc
    Visitante

    Padrão Pesquisa Linux x Windows

    Senhores,

    Acredito sinceramente que temos um problema de cultura. E a cultura está nos desenvolvedores de software. Vou dar um exemplo:

    Uma empresa de desenvolvimento usa qualquer tipo de BD menos o mysql ou postgree. Quando questinei a ferramenta de desenvolvimento me informaram que estavam utilizando o Delphi. Então perguntei porque não usar uma alternativa ao Linux e migrar? Lógicamente que a resposta não poderia ser outra: a maioria vende BD junto com a aplicação.

    Quando os desenvolvedores mudarem a cultura, provavelmente teremos uma nova política de SO para comentar. Eu, por exemplo, fazem exatamente 50 dias que migrei para o Linux, pois achava que o sistema era inseguro devido a um monte de gente poder contribuir para o kernel...

    Estarei construindo em meu site um espaço específico para linux e quando isto estiver pronto, disponibilizarei para todos o endereço de nuke ou alguma ferramenta de contribute para podermos abrir mais uma linha de frente. Não estou colocando um fórum porquê acho que este está bacana e logo colocarei um link no meu site e sim um padrão de artigos que convença a todos dos poderes ilimitados desse SO.

    Abraços

    Ricardo Pires
    www.zicon.com.br

  8. #68
    Bigshot
    Visitante

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    Eh verdade segurança deveria ser um ponto muito importante, mas tem um velho problema.... ninguem acredita qdo se fala nesse negocio de que nao tem virus (existem virus pra linux, mas eles nao duram mto e nao fazem quase nada). Enfim, a questão eh: alguem conhece algum orgão reconhecido que tem esses dados para apresentar?

    Já tem quase um ano essa análise, mas mostra bem os benefícios que o Linux oferece e que também servem como argumentos para convencer sobre a migração Window$ x Linux ...

    - Redução de custos com licenças, suporte e manutenção
    - Flexibilidade
    - Confiança


    ==============================================
    Linux Proving to Be a Valuable Cost-Saving Tool in Vertical Markets
    22 June 2004


    Linux has become a reliable alternative operating system among IT professionals. Businesses can save millions through reduced support and maintenance costs. Linux is also appealing because of its flexibility.


    ID Number: G00121257

    Gartner
    http://www.gartner.com

    Gartner, Inc. is the leading provider of research and analysis on the global IT industry. Our goal is to support enterprises as they drive innovation and growth through the use of technology. We help clients make informed technology and business decisions by providing in-depth analysis and actionable advice on virtually all aspects of technology.
    ==============================================


    Ainda...

    Concordo com os colegas sobre a apresentação, tanto pessoal como do próprio projeto.

    Documentação é fundamental! Começando pelo contrato de serviço.

    NUNCA fique no acordo verbal, embora válido, é bem difícil de ser comprovado. E quem deve, normalmente tem memória fraca... *rs
    O contrato é uma garantia para ambos.


    É isso aí...

    [ ]'s

  9. #69
    elo_climber
    Visitante

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    vamos começar a desenvolver tambem e ensinar esse bando de babacas desenvolvedores a terem coragem acima de tudo ....

  10. #70
    Cláudio Vasco
    Visitante

    Padrão Soluções

    Eu tenho uma empresa de tecnologia e também estou vivendo este dilema, de o que fazer para converser meu cliente que o produto que ofereço é melhor, mais seguro e mais barato, mas realmente não é fácil, o combate a pirataria no nosso país ainda está longe de ser combatida com eficácia, apesar das pressões internacionais. Só tem uma coisa que faz com que o brasileiro mude seus maus hábitos, é quando mexe no bolso e pra muitos empresários, que preferem continuar na ilegalidade (que não são poucos), só quando eles sentirem no bolso, irão mudar o seu comportamento contraventor.
    Valeu

  11. #71
    thiagog
    Visitante

    Padrão custo beneficio . . .

    siga esta planilha:

    software atual (LEGADO/o que eu tenho hoje): MS windows (numero de licencas); numero de licencas terminal service (caso exista); numero de licencas de Exchange (caso exista) : quanto custa o contrato ?; por quantos anos ?

    situacao futura: com linux/software livre ou open source based teremos XXX,00 R$ de economia em licenca, mas para isso investiremos XXX,00 R$ em treinamento e capacitacao/consultoria em software livre

    vale a pena ?
    deixando de investir em software proprietario o que terei com sfotware livre?

    quais dos softwares / servicos q eu tenho hoje que poderao / terao condicoes de serem migrados ?
    irei precisar de licencas de software de terceiros para poder atuar com linux com clareza , disponibilidade e confianca?

    .. go ahead !

  12. #72
    spalmeira
    Visitante

    Padrão Por que não migrar para Linux

    Trabalho em um empresa de logística onde rodavam servidores Novell. Hj temos 5 servidores Linux. Eu sempre jogo na cara deles que se fosse Windows eles teriam gasto mais de R$ 50.000,00 só com licença, sem contar que as máquinas teriam q ser melhores. O mais fud.. q temos é um servidor bi com 2 Intel Xeon 2.4 e 1 Gb de RAM. Os demais são Pentium 4 com 512 com HD IDE. O back-up é feito em DVD, mais barato q DAT e roda em qqr micro caseiro para recuperar.
    Acho q a questão da segurança, licença e hardware devem ser prioridades. Só tomar cuidade para o cliente não achar q vc pode denunciá-lo nas licenças.
    Várias empresas dessa área já migraram para Linux em servidores, agora, para desktop já é mais complicado por causa da compatibilidade. Precisamos utilizar um sistema da Receita Federal (VB) o que torna as coisas mais difíceis, mesmo com WM muito boas, ainda encontramos problemas.
    Acredito que se focarmos as migrações em servidores em breve o pessoal dos ambientes gráficos terão mais tempo para criar novos argumentos/recursos para desktop.

  13. #73
    spalmeira
    Visitante

    Padrão Por que não migrar para Linux

    Esqueci de comentar. Se as empresas de software começarem a desenvolver para WEB as chances de migração de desktop são muito maiores. Em breve estaremos com uma nova versão do software (desenvolvido internamente) em PHP com FB. Assim, pretendemos migrar as estações que não precisam do software da receita.

  14. #74
    Germano_Silva
    Visitante

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Caros amigos, vou deixar aqui minha opinião;

    Bem o que eu tenho visto, é que quando as empresas pensam em resolver problemas relacionados a sistemas operacionais seja pago ou naum, ele tem em mente que:

    1º - A empresa naum pode parar por conta disso;

    2º - Naum é o usuario que tem que se adequar;

    3º - Ela pagou e tem que tar do jeito que ela quer.


    Bem por isso que tenho em vista um catalogo de soluções para a maioria das coisas que rolam em win, pq quando o cliente pergunta ele quer saber de vc uma resposta exata e preço.

    Bem espero que naum tenha ofendido a ninguem, caso tenha essa naum foi minha ideia.

    Grato a todos...


    Germano Silva

  15. #75
    Furia-cega
    Visitante

    Padrão Re: Migrar rede Win pra Linux

    cara blz sou novo no forum mas vaila minha o piniao dificil para convencer a mudança pois bem veja que pra mim mudar um empressa de tintas que tem 3 lojas na capital e 4 no interior foi uma briga , nao so preços pois o custo de soft era 0 porem de mao de obra e programador pensse que deu um valor pra se pensar , tipo friso que a minha maior dificuldade nao foi convencer mas averiguar se tudo que ele usa na empressa digo tudo mesmo desde impressoras ate internet , funcionaria , isso digo nao foi facil entao vai la mostra pros cara ops custo mas se liga que os prog deles aTUALMENTE SAO WINDOWS ENTAO TEM CUSTO COM TREINAMENTO E MUDANÇA DE PROG.. BLZ

    OBS : O MEU CLIENTE NAO SE AREPENDEU NAO UM RELATORIO QUE ELE TIRAVA EM 20 MINUTOS NUMA IMPRESSORA DIGO 20 MINUTOS PARA COMECAR A IMPRIMIR DEPOIS DA MUDANÇA HEHEHE FICOU EM 10 SEGUNDOS ... 6)