+ Responder ao Tópico



  1. #1
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão slack e outras distros

    To querendo migrar para slackware mas gostaria de saber se os arquivos de configuração dele é diferente das outras distros. É que ja li que o arquivo de configuração do iptables é o rc.firewall e tem o rc.hotplug, talvez esteja falando besteria mas gostaria de saber essas coisas básicas dele.

    Desde ja agradeço.

  2. #2

    Padrão slack e outras distros

    As configurações são as mesmas sim, o que muda um pouco no slack em relação ao RH, Conectiva,etc... eh o lugar onde elas ficam, por exemplo pra configurar a rede no slack vc edita o arquivo /etc/rc.d/rc.inet1 enquanto que nas outras eh /etc/sysconfig/network/blablabla mas as sintaxes sao praticamente as mesmas, pode migrar sem medo de nao conseguir configurar alguma coisa.

  3. #3

    Padrão slack e outras distros

    Cara.. qual distro vc usa?
    Olha só.. acho que a única coisa que pode fazer vc sofrer um pouco é na instalação de pacotes que não é tão simples como rpm ou apt-get.. embora que já exista soluções pra facilitar isso, mas qto a configuração do sistema.. não se preocupe, vc com certeza vai se encontrar...

  4. #4
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão slack e outras distros

    Uso Fedora 2, tenho conhecimentos em distros baseadas em rpm e ja instalei muitos pacotes através de *.tar.gz mas a principio o slack me pareceu bixo de 7 cabeças pelo o q andei lendo. Vou pegar ele e tentar mexer.

    VAleu.

  5. #5
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão slack e outras distros

    As senhas de usuários no Fedora ficam em:

    /etc/passwd
    /etc/group
    /etc/shadow
    /etc/gshadow

    Se eu pegar esses 4 arquivos e jogá-los no diretório /etc do slack, vou conseguir logar tranquilamente?

  6. #6

    Padrão slack e outras distros

    Citação Postado originalmente por guardian_metal
    As senhas de usuários no Fedora ficam em:

    /etc/passwd
    /etc/group
    /etc/shadow
    /etc/gshadow

    Se eu pegar esses 4 arquivos e jogá-los no diretório /etc do slack, vou conseguir logar tranquilamente?
    Cara.. agora vc me quebrou a espinha rsrsr.. não tenho como testar aqui, tudo que tenho aqui é debian ou baseado nele.. mas eu acho que não vai funcionar não.. Alguém pode testar e postar por favor.. pode ser muito útil..

  7. #7

    Padrão slack e outras distros

    Alguns fazem o Slackware parecer um monstro que ele não é...

    Eu utilizei Red Hat por quase um ano... tudo na mão... interface pra isso... interface pra aquilo... e quando mudei vi que ia me bater um pouco mas não me arrependo, ao contrário, vi que fiz a escolha certa, pelo que EU gosto de fazer.

    E quanto a atualizaçoes, falhas de segurança, você não vai ter muito trabalho.

    Cadastre-se no Slackware Security Team que tudo de problemático do Slackware sai lá, antes de qualquer outro meio de divulgação de falhas, eu por exemplo tenho cadastro na Secunia e no Slackware Security Team e o grupo do slack sempre envia o aviso antes.

    Fora outras qualidades como estabilidade e sinceramente, simplicidade em tudo que se faz com ele.

    Abraços

  8. #8

    Padrão slack e outras distros

    Já fiz isso na minha migração RH -> Slackware.

    Utilize o pwconv e pwunconv para realizar a migração desses arquivos que não terá problemas.

    No sistema atual, pwconv para unir os arquivos /etc/passwd e /etc/shadow

    No novo sistema, pwunconv, para dividí-los.

    Para os grupos... grpconv e grpunconv


    Abraços[/b]

  9. #9

    Padrão slack e outras distros

    Citação Postado originalmente por Marcio_LED
    Já fiz isso na minha migração RH -> Slackware.

    Utilize o pwconv e pwunconv para realizar a migração desses arquivos que não terá problemas.

    No sistema atual, pwconv para unir os arquivos /etc/passwd e /etc/shadow

    No novo sistema, pwunconv, para dividí-los.

    Para os grupos... grpconv e grpunconv


    Abraços[/b]
    Márcio, não que queira tudo mastigado, posso procurar e aprender, mas se vc tiver tempo e disposição, dá pra explicar melhor? O correto seria um novo tópico sobre o assunto, mas acho que não vai fugir da necessidade do amigo guardian_metal!

  10. #10

    Padrão slack e outras distros

    Para começar, só uma correção: no sistema a ser migrado utiliza-se o pwunconv e no novo sistema utiliza-se o pwconv, o que falei acima está invertido.

    Beleza... é o seguinte... o arquivo /etc/passwd é o arquivo de usuários do sistema e o /etc/shadow é o arquivo de senhas.

    O /etc/shadow guarda as senhas criptografadas, com a criptografia do RH ao se utilizar o pwunconv ele une os dois arquivo em um só, o /etc/passwd e este passa a conter o conteúdo do /etc/shadow.

    Ao utilizar o pwconv no outro sistema ele separa os arquivos criptografando novamente as senhas, para que possam ser entendidas ao solicitar o login.

    Pelo menos é o que dá pra entender, pois não sei se basta simplesmente copiar e colar os arquivos de um para o outro, isso nunca fiz, fazendo o que disse acima foi sem problemas.

    Falow e me corrijam se falei uma das maiores besteiras do Forum... :lol: ops:

  11. #11

    Padrão slack e outras distros

    Eut to usando debian no notebook e não tinha como instalar outra distro agora, então peguei o cd do SLAX (live cd) e bootei o note com ele, copiei os arquivos passwd, group, shadow e gshadow como postou o nosso amigo guardian_metal, fiz logoff e loguei com um dos usuários que uso no debian e tudo correu perfeitinho, só tive que fazer algumas alterações nas permissões dos arquivos originais do slax por ser ele live cd e não permitir escrita, aí criei links simbólicos.. Mas acredito que com a distro instalada no hd vai ser preciso somente copiar os arquivos.. Infelizmente não tenho como testar agora, mas se alguém puder fazer isso e postar o resultado...

  12. #12
    pilantrox
    Visitante

    Padrão slack e outras distros

    acho q tah saindo ou jah saiu o "slapt-get" eh isso mesmo??? acho q essa ferramenta vai facilitar e muito na instalacao de pacotes no slack ....falows .....

    Citação Postado originalmente por 5hu7d0wn
    Cara.. qual distro vc usa?
    Olha só.. acho que a única coisa que pode fazer vc sofrer um pouco é na instalação de pacotes que não é tão simples como rpm ou apt-get.. embora que já exista soluções pra facilitar isso, mas qto a configuração do sistema.. não se preocupe, vc com certeza vai se encontrar...