+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante
    Visitante

    Padrão Ponto a Ponto - Repetidora - Duvidas

    Ola amigos aqui na minha cidade eu estou enfrentando problemas de poluicao RF ja fiz de tudo ja botei amp de 1 watt ja tirei, pois o amp de 1 watt so atrapalha e muitos clientes ficam com sinal mas nao navegam entam eu tirei e tudo voltou ao normal so q algumas clientes mais distantes estao com variacoes de sinal e eu resolvi de acordo com varios teste q fiz e pesquisas q a melhor forma de contorna a concorrencia e melhorar a qualidade do sinal foi distribuindo o sinal na minha cidade atravez de predios de amigos e clientes sedidos pra botar uma omini e um radio no modo ap ai melhora sem ter q botar amp nem me preocupar com a concorrencia q esta louca botando amp e fudendo eles e nos tb.. entao la vai qual equipamento eh recomendavel pra fazer os link ponto a ponto em distancias de 0 a 1 km no maximo... utilizando antenas zirok de 24db e radio ligado na antena direto pelo pigtail qual radio eu terei q usar pra fazer o link ptp com a matriz...? q de preferencia seja baratinho eu ouvi falar muito no ovislink e no dlink e tem outros....

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Repetidora - Duvidas

    Cara o importante e vc usar alguma coisa que ja esteja usando, a unica coisa que te digo nao trabalhe com varias marcas isso da perca de rendimento pois a equipamentos que nao se conversam legal com aparelhos de outros fabricantes!!!

    Quanto ao que usar acho que se o numero de clientes nao for muito grande vc pode usar duas dwl-810+ da dlink, nao sao as melhores mas ja que vc quer gastar pouco ne!!!
    Tambem existe o et11 da linksys, a diferença e que o aparelho da linksys costuma travar quando a muito trafego e o da dlink nao trava mas a uma perca de performance consideravel !!!!

    A outra marca que vc citou eu nunca trabalhei mais ja ouvi falar bem pelo que vi quem usou aprovou !!!!



    Valeu mano qualquer coisas posta ai !!!

  3. #3

    Padrão Ponto a Ponto - Repetidora - Duvidas

    olha só amigo temos aqui na cidade 4 pontos de repetição e nossos ptp é montado com os d-link dwl AP900+ com firmware 3.02 e nunca tivemos problemas, nosso link mais distante é de 2.5 Km e como falei nunca deu problemas.


    :P

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Ponto a Ponto - Repetidora - Duvidas

    oq vc planeja fazer eh o caminho certo e obvio para wireless... vc jah parou pra pensar pq os celulares tem aquele monte de torres espalhadas? justamente... pra dividir as regioes de cobertura em micro-celulas... wireless eh semelhante.

    quanto a equipamentos usar... complicado a questao, pois os equipamentos mais baratos tem qualidade inferior (outdoor).... se fosse vc utilizaria pelo menos SWL 3300 nos POPs com antenas de baixo ganho (Visiontec setoriais de 90° homologadas). Fica show... Aqui uso orinoco(ap baseado em Linux) com as referidas antenas... funciona redondo.

  5. #5

    Padrão Ponto a Ponto - Repetidora - Duvidas

    E como voce faz o backbone das repetidoras serantsou??

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Ponto a Ponto - Repetidora - Duvidas

    Citação Postado originalmente por massanegra
    E como voce faz o backbone das repetidoras serantsou??
    Minhas repetidoras sao em predios... nao tenho torres... quanto a pergunta de como faco o backbone; sobre o exatamente vc quer saber?

  7. #7

    Padrão Ponto a Ponto - Repetidora - Duvidas

    Sobre o backbone, o que gostaria de saber, é que equipamentos você usa de backbone até as suas repetidoras, desde o provedor.

    hoje eu utilizo 3 aps 2000 com 2 cartoes cada do meu provedor até nas repetidoras, onde tenho 1 bsd com dois cartoes recebendo de cada ap2000, e a eternet do bsd em outro ap2000 com dois cartoes, isto para 3 repetidoras.

    ainda assim estou enfrentando problema de tráfego, pois atingi o limite de 2mbts por cartao destes aps.

    tentei utilizar o tsunami de 2.4 mas nao consegui um resultado melhor que os 4 mbts dos dois cartoes do ap2000

    gostaria de mudar para o 5.8ghz no cartao abg da orinoco com o ap4000 até os bsds com cartoes abg também para subir os backbones para algo entre 10 e 11mbts efetivos e assim colocar dois aps2000 em cada repetidora.

    gostaria entao de saber qual a solução de você esta usando....

    abraços.

    Massa

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Ponto a Ponto - Repetidora - Duvidas

    Massa, eu uso 2 opcoes aqui:
    1- com Proxim MP11a fazendo o enlace da repetidora ateh a base com antenas grade 22 dbi (2 na base com divisor de potencia) e 1 antena em cada repetidora (sao 3 no total) de 22 dbi (antenas hyperlink). Nessa configuracao consigo 16 Mbits full em cada repetidora. Uso um linuxbox pra controlar a tranqueirada que chega de um AP2000 em uma repetidora. As 2 outras repetidoras sao linuxAP (hermesAP).
    2 - com linuxAP (hermesAP) com 5 cartoes na repetidora: 1 como PTP com outro linuxAP (antenas zirok) na base; na repetidora 4 setoriais de 12 dbi (1 em cada cartao). Nesse PTP consigo 4 Mbits full.

  9. #9

    Padrão Ponto a Ponto - Repetidora - Duvidas

    Ja tinham me falado desta solução do linux ap, vou tentar usar aqui, foda vai ser achar placa mae com 4 ou 5 slots pci, mas vou tentar, o mp11a, eu estava até comprando mas nao fechei negócio pois o preço esta assustador.... bom aqui o lucro é baixo a cidade tem apenas 26000 habitantes e investir demais agora é pedir para morrer, gostaria sim de manter a qualidade dos serviços pois com a chegada do velox isto será imprescindivel....

    valeu pela dica..

    Abraços.

  10. #10
    Visitante

    Padrão Ponto a Ponto - Repetidora - Duvidas

    aew galera o dlink DWL-810+ faz ptp transparente passando mac e ip do cliente e consegue pelo menos uma largura de banda de uns 2 mb numa distancia de ate 2 km.???????? dentro da cidade e com antenas zirok de 24db? ele eh bom ou tem outro q seja melhor equivalente ao preco?

    Agradeco......

  11. #11

    Padrão Ponto a Ponto - Repetidora - Duvidas

    2 Mb real a 2 Km com DWL-810+? Acho q nunca conseguirá isso, amigo....

    [ ]'s
    Denilson