+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Perda de Pacotes

    Bom dia pessoal, estou com problemas na minha rede de perda de pacotes, sempre no periodo da tarde, na minha torre existem 3 radios samsung2 radios com 1 omni cada um e o outro radio com 2 direcionais jogando sinal pra servidores de outros predios, os clientes reclamam que pelo periodo da tarde a conectividade é muito ruim, chegando a perdas de até 70% em algums casos, nesse dois aps que estão com omnis um deles fica com 20 e poucos clientes simultaneos chegando a picos de 30 e outro com 30 e poucos chegando a picos de 40 clientes, o problema maior está nesse radio samsung de menos clientes o sinal fica indo e voltando quase que constantemente e quando ele fica estavel sem cair fica perdendo muitos pacotes, já não sei mais o que fazer quanto a isso.... se alguem poder ajudar ficarei grato, aguardo respostas e até mais.

  2. #2

    Padrão Re: Perda de Pacotes

    Meu amigo o problema deve estar nesse 3 ap que faz a ligaçao com a sua base, Vc deve ter configurado como multi-point e eu nao aconselho vc a fazer isso e sim usar um ap pra cada enlace!!!

    Mas se puder falar um pouco mais sobre sua rede ficaria mais facil da gente entender!!! Desculpe e que sou meio atrasado!!!

  3. #3

    Padrão Perda de Pacotes

    Seguinte..... os 2 aps que jogam sinal para os clientes estão todos 2 funcionando em modo access point, e outro que joga sinal para servidores dos lados tambem está em access point, só que com 2 antenas direcionais que jogam pra servidores que estão com placa de radio e soltam para outros aps em predios vizinhos, não sei se expliquei bem, mas qualquer coisa podem perguntar, o problema é que esses aps que jogam sinal para clientes estão perdendo muitos pacotes e o sinal fica indo e voltando, o clinte conecta e desconecta direto, a situação tá dificil e não sei mais o que fazer, estou aberto a ideias, aguardo respostas, até mais.

  4. #4
    sarna
    Visitante

    Padrão Perda...

    Dê uma olhada se não existe alguma outra rede por perto desses ap´s com o rádio no mesmo canal, aqui tivemos esse problema e foi bem isso que encontramos...

    Se você der um ping do cliente pro ap, ele perde pacote? ou só se pingar pra fora?

  5. #5

    Padrão Perda de Pacotes

    Ta vc tem quantas antenas omini???
    Ta vc tem quantas antenas direcionais???
    Vc tem um Backbone e quantas repetidoras pinduradas nesse mesmo backbone???

    Se pudesse seria interessante que fizesse um desenho de sua rede!!!

  6. #6
    Visitante

    Padrão Perda de Pacotes

    Vc está usando as duas saídas desses rádios samsung ? Se for eles não funcionam muito bem , não use as duas saídas, use só uma.

  7. #7
    sarna
    Visitante

    Padrão Perda de Pacotes

    Citação Postado originalmente por Visitante
    Vc está usando as duas saídas desses rádios samsung ? Se for eles não funcionam muito bem , não use as duas saídas, use só uma.
    Isso é uma verdade, aqui no provedor testamos o SWL-330, e não funcionou direito com as duas saidas... Acabamos vendendo o equipamento e trocando por Ap-1000

  8. #8
    Visitante

    Padrão Perda de Pacotes

    E como está o seu backbone ? do seu provedor até a torre, que equipamentos está utilizando ?

  9. #9

    Padrão Perda de Pacotes

    É o seguinte nessa torre que perde pacotes são 2 omnis e nas torres secundarias tem uma omni em cada, nessa torre que perde pacotes os 2 aps q perdem pacotes funcionam nos canais 8 e 11, agora o ap que perde mesmo pacotes é o do canal 8, as duas omnis estão numa estrutura metalica em cima de um predio e com os radios numa caixa abaixo delas, o terceiro ap ele só joga sinal por meio de 2 direcionais para os predios secundarios, esses três radios estão ligados ao meu sevidor por meio de cabos de rede, os 3 chegam num switch e desse switch desse um cabo de rede até o meu servidor, vou fazer um esqueminha(desenho) a noite, pois é o unico horario que eu tenho tempo, quanto a backbone, eu tenho minha central na qual chega meu link de internet e desse link vai para um servidor linux e dai para as repetidoras, são esse 3 aps e cima de um predio, e mais quatro servidores secundarios, vou esboçar com um desenho a noite que fica mais facil de entender, huahauha..... ficou parecendo uma carta, até mais.

  10. #10

    Padrão Perda de Pacotes

    Ola!

    Em primeiro lugar tem que se saber se é excesso de trafego ou problema com o sinal, então vá a um cliente que esta com problema(de preferencia quando estiver bem ruim), ping no seu servidor e veja como esta e depois configure ele com um IP da mesma classe do AP dele, e depois ping diretamente no AP se no segundo caso não der perda então o problema é excesso de trafego, e se não ouver diferença o problema é com o sinal.
    Se for sinal tente rever sua extrutura, duas omnis no mesma torre não é muito aconselhavel, tente substituir por setoriais

  11. #11
    Visitante
    Visitante

    Padrão Perda de Pacotes

    Ola amigo acho q sei qual eh o seu problema se sua antena de grade q esta fazendo o ptp estiver perto das ominis de um jeito de baixar bem ela pois ela tem um ganho muito maior rouba o sinal dos clientes sobre o radio sansung so use a antena B a da direita vendo o radio de frent pois ja fiz o teste aqui a antena A tanto sozinha como em conjunto atrapanha o sinal e fica dando isso variacao demais....... e as ominis nao deixe da mesma altura bote uma embaixo da outra com uma distancia de pelo menos 1 metro no minimo e outra use sempre antenas de pouco ganho pq se vc tem altura e esta usando omini de 15 ou 18 ou 12 db a sombra dela abre la na frente com 2 km pra frente entao quem esta na sombra antes nao pega sinal q preste a melhor opcao eh usar antena hyperlink de 8 db ap com no maximo 30 clientes simultaneos se passar poe outro ap e outra omini distante q funfa legal e sempre q puder setorise distribuindo pelos predios ptp como eu fiz aqui excelente......

  12. #12

    Padrão Perda de Pacotes

    Citação Postado originalmente por Visitante
    Ola amigo acho q sei qual eh o seu problema se sua antena de grade q esta fazendo o ptp estiver perto das ominis de um jeito de baixar bem ela pois ela tem um ganho muito maior rouba o sinal dos clientes sobre o radio sansung so use a antena B a da direita vendo o radio de frent pois ja fiz o teste aqui a antena A tanto sozinha como em conjunto atrapanha o sinal e fica dando isso variacao demais....... e as ominis nao deixe da mesma altura bote uma embaixo da outra com uma distancia de pelo menos 1 metro no minimo e outra use sempre antenas de pouco ganho pq se vc tem altura e esta usando omini de 15 ou 18 ou 12 db a sombra dela abre la na frente com 2 km pra frente entao quem esta na sombra antes nao pega sinal q preste a melhor opcao eh usar antena hyperlink de 8 db ap com no maximo 30 clientes simultaneos se passar poe outro ap e outra omini distante q funfa legal e sempre q puder setorise distribuindo pelos predios ptp como eu fiz aqui excelente......
    Eu disse ontem que ia fazer um esboço da minha rede, só que meu computador deu problemas e eu não pude fazer nada, quantos as omnis por causa da minha estrutura aqui em cima do predio elas estão vizinhas, quanto ao sinal das antenas de grade o problema de perda de pacotes das omnis já acontecia antes de instalar essas antenas e elas ficam abaixo das omnis, vou dar um jeito de distanciar essas omnis então, obrigado pelas dicas, vou postas o esboço da minha rede depois e estou aberto a dicas, vlw.

  13. #13
    Boni
    Visitante

    Padrão Perda de pacotes

    Citação Postado originalmente por TheHawk
    Citação Postado originalmente por Visitante
    Ola amigo acho q sei qual eh o seu problema se sua antena de grade q esta fazendo o ptp estiver perto das ominis de um jeito de baixar bem ela pois ela tem um ganho muito maior rouba o sinal dos clientes sobre o radio sansung so use a antena B a da direita vendo o radio de frent pois ja fiz o teste aqui a antena A tanto sozinha como em conjunto atrapanha o sinal e fica dando isso variacao demais....... e as ominis nao deixe da mesma altura bote uma embaixo da outra com uma distancia de pelo menos 1 metro no minimo e outra use sempre antenas de pouco ganho pq se vc tem altura e esta usando omini de 15 ou 18 ou 12 db a sombra dela abre la na frente com 2 km pra frente entao quem esta na sombra antes nao pega sinal q preste a melhor opcao eh usar antena hyperlink de 8 db ap com no maximo 30 clientes simultaneos se passar poe outro ap e outra omini distante q funfa legal e sempre q puder setorise distribuindo pelos predios ptp como eu fiz aqui excelente......


    Amigo, pode ter certeza que antenas ominis uma perto da outra na mesma altura irão provocar grandes interferências uma na outra, é importantíssimo que uma fique acima da outra cerca de no mínimo 2 metros. A regra é coloque uma omini de 15 dbi a uma certa altura do prédio para transmissões em longa distância e poderá colocar uma Omini de 8 Dbi 2 a 3 metros abaixo da de 15 DBI para transmissões curtas, o raio de ação da de 8 DBI é completamente diferente da de 15 DBI e neste caso voce estará atendendo tanto clientes pertos como longe.

    Eu disse ontem que ia fazer um esboço da minha rede, só que meu computador deu problemas e eu não pude fazer nada, quantos as omnis por causa da minha estrutura aqui em cima do predio elas estão vizinhas, quanto ao sinal das antenas de grade o problema de perda de pacotes das omnis já acontecia antes de instalar essas antenas e elas ficam abaixo das omnis, vou dar um jeito de distanciar essas omnis então, obrigado pelas dicas, vou postas o esboço da minha rede depois e estou aberto a dicas, vlw.

  14. #14

    Padrão Perda de Pacotes

    olha pessoal tive um problema parecido com este só que erá em um cliente e foi o telhado desse cliente era telha de zinco mudei a antena de lugar e resolveu


    e um amigo meu tbm teve um problema e era exatamente igual ao seu ele isolou a omini da estrutura metalica (enrrolou uma borracha em volta do tubo ende fixava a antena) e segundo ele resolveu.

    tbm concordo com nosso amigo quando ele falou sobre os canais se você tem concorrentes eles podem estar no mesmo canal

    abraços jnveiga