+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rovilso
    Visitante

    Padrão Solução Ideal de E-mail

    Amigos

    Gostaria de trocar uma idéia a respeito do que seria uma solução ideal, utilizando as ferramentas livres, para montar um sistema de e-mail corporativo, aliando performance e facilidade de gerenciamento. O total de usuários deve ficar em torno de 700 e deverá crescer gradativamente até uma um total de 1000 em torno dos próximos 36 meses.

    Esta solução deverá ter também webmail, permitir o acesso via pop e imap, ter bloqueio de envio de determinados anexos e tamanho de mensagens, anti-spam, verificação de vírus.

    Hoje temos uma solução parecida, com qmail, squirrelmail e Viruscan. Esta solução é montada por uma empresa e eu estou querendo fazer dentro de casa.

    Se alguém puder colaborar com alguma dica ou que ferramentas devem ser utilizadas e sobre alguma apostila de implementação, agradeço.
    Estou pensando em montar a solução no Debian. Atualmente ela roda em Slackware.

    Desde já agradeço pela ajuda.
    Rovilso

  2. #2
    silmar
    Visitante

    Padrão Solução Ideal de E-mail

    Olha eu sempre usei a distro Red Hat .. ainda não passei para o Fedora.

    Mas eu venho fazendo varios testes com outras distros e tem um distro filho ..que to vendo e fazendo varios testes

    mas como eu ainda não estou tão acostumado com o apt-get e os comanfos do debiam estão me dando umas paradas . mas estou aumentando o meu conhecimneto.

    da uma olhada nesse site .. e depois até mesmo no forum

    http://wwwaplinux.com.br

    é uma distro customizada da debian só pra ser servidor de e-mail

  3. #3
    ptadeu
    Visitante

    Padrão Solução Ideal de E-mail

    Eu acho que independente da 'distro' a ser utilizada, a melhor solução para você seria:

    ucspi-tcp + qmail + vpopmail + autorespond + ezmlm + daemontools + courier-imap + qmailadmin + clamavis + spamassassin + qmail-scanner

    Quanto ao WEBMAIL, você tem inúmeras opções. ex.: sqwebmail, squirrelmail, uebemiau, etc.

    Um how-to bem mastigado do pretendido você encontra em:

    http://www.linuxti.pro.br/tutoriais/qmail_completo.html

    Só mais uma coisa... particularmente eu utilizaria o slackware mesmo, mas isso é questão de gosto.

    Espero ter ajudado.

  4. #4
    rovilso
    Visitante

    Padrão Obrigado

    Ola Amigo

    Obrigado por sua dica. O tutorial é muito bom.
    Vou preparar um servidor para testar o esquema. Se der tudo certo, me parece ser uma solução muito boa.

    Atenciosamente:
    Rovilso

  5. #5
    silmar
    Visitante

    Padrão Solução Ideal de E-mail

    Citação Postado originalmente por ptadeu
    Eu acho que independente da 'distro' a ser utilizada, a melhor solução para você seria:

    ucspi-tcp + qmail + vpopmail + autorespond + ezmlm + daemontools + courier-imap + qmailadmin + clamavis + spamassassin + qmail-scanner

    Quanto ao WEBMAIL, você tem inúmeras opções. ex.: sqwebmail, squirrelmail, uebemiau, etc.

    Um how-to bem mastigado do pretendido você encontra em:

    http://www.linuxti.pro.br/tutoriais/qmail_completo.html

    Só mais uma coisa... particularmente eu utilizaria o slackware mesmo, mas isso é questão de gosto.

    Espero ter ajudado.
    Ops foi mal.. é justamente isso que voce falou .. é o que tem nessa distro customizada.
    Agora lá ja está tudo pronto .. bastando instalar ela ...e testar se é isso mesmo que o Adm precisa ..

  6. #6
    ptadeu
    Visitante

    Padrão Solução Ideal de E-mail

    Citação Postado originalmente por silmar
    Ops foi mal.. é justamente isso que voce falou .. é o que tem nessa distro customizada.
    Agora lá ja está tudo pronto .. bastando instalar ela ...e testar se é isso mesmo que o Adm precisa ..
    Então, eu não conhece a distro que vc falou... mas parece ser uma boa... já vem tudo pronto... show... eu uso pra mim uma solução parecida com essa... mas esse tutorial eu fui encontrar dps de ter feito o meu mailserver. Em um cliente eu tenho exatamente esse tutorial funcionando... é excelente.

    Vou pegar uma maquineta aqui pra instalar essa distro customizada aeh e fazer alguns testes.

    Valeu