+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dividindo a conexão

    Pessoal bom dia,


    Bem o problema que tenho aqui é o seguinte tenho 3 links de adsl de 1 mega cada, e tenho mais de 150 usuários que dependem da rede o ex-administrador fez da seguinte forma, colocou uma media de 30 clientes por link assim sendo se aqueles clientes que não estiverem usando o link destinado a eles fica parado quando a outros segmentos podem estar necessitando de link extra.

    Bem se que com o zebra posso fazer a divisão (roteamento) para o link que estiver mais folgado assim facilitando a administração, gostaria de saber se alguem já fez isso e onde posso encontrar material disponivel com este assunto pois é de grande importancia para mim já que devo expandir a rede por esses dias.

    Desde já, muito obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão Correção - Dividindo a conexão

    A sim outro detalhe que esqueci de citar os modens adsl estao todos em modo router e todos os modens são residenciais (ip dinamico).

    Obrigado novamento

    T+

  3. #3

    Padrão Dividindo a conexão

    ate onde eu sei o modem adsl so trabalha com RIP, e rip somente se preucupa com os hops da rota, se vc quisesse algo do tipo, seria ou OSPF ou EIGP, mas bom agora eu nao sei porque voce quer colocar os protocolos de roteamento nos clientes, jah que eles so vao ter uma rota, axo q era mais negocio voce fazer um balanceamento de link em um firewall na recepcao desses clientes.

    caso voce tenha mais de um roteador na sua rede interna (sem ser os clients) ai pode ser vantagem rodar um protocolo de roteamento.


    o caso tbm que sao todos ADSLs seu links e os modens ADSL pelo que eu vi so fazem RIP (os que eu conheco,que sao poucos) e RIP nao resolve teu problema (resolve se um link cair, ele vai saber)

    mas pense em por um linux/bsd fazendo load balance e roteamento juntamente com seus adsls, ai voce roda o zebra com rip para ele saber do estado do routers.

    eu acho que essa seria a unica (e melhor) solucao, no meu ponto de vista.

  4. #4

    Padrão dividindo a conexão

    eu tenho um roteador interno rodando linux neste roteador estao ligados os modens e minha rede interna que tem aproximadamente 150 usuários.

    E como falei o ex-administrador deixou isso aqui um caos, quanto ao balanceamento de carga vc diz usando o iproute2?

    se for isso ja estou fazendo.

    Agora com o roteamento usando rip é possivel caso algum dos modens pare ele jogue a carga que estava sendo atribuida a ele para os outros 2 modens da rede?

  5. #5
    maverick_cba
    Visitante

    Padrão Dividindo a conexão

    Olá mario, sua resposta me chamou a atenção.

    Vi que você tem aí no servidor o que chamamos de load balancing (balanceamento de carga) e o fato é que eu estou tendo um enorme problema pra configurar meu servidor dessa forma, pois tenho 2 links adsl de 1.5 cada ligados à um servidor rodando slackware e não consigo fazer com que os dois links seja acessados simultaneamente dividindo o tráfego. Tentei com iproute2 + iptables seguindo alguns scripts e dicas que encontrei mas nenhum funcionou.

    Espero que alguem da comunidade UnderLinux saiba me dizer como posso fazer isso. Ficarei muito agradecido.

    Abaixo segue alguns dados do meu servidor.

    eth0 = 192.168.0.2/24 (link 1)
    eth1 = 10.10.1.1/24 (rede interna)
    eth2 = 192.168.157.1 (link 2)

    Como faço para criar rotas, regras ou seja lá o que for para que a rede interna possa sair dinâmicamente pelos 2 links?

    Agradeço a ajuda que puderem dar.