+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida OMNI/Concorrente/Direcional

    Ola colegas,

    tenho um SWL3300 c/ omni de 8dbi hiperlink, canal 1. Tenho no maximo 10 cliente a 128k cada um. Tenho 1 cliente a menos de 1Km onde o sinal chega super fraco e noutro um pouco mais adiante q o sinal do meu ap desaparece e do concorrente sempre forte.

    1) Tenho um concorrente c/ o mesmo ap e uma antena de 15dbi no canal 3 a uns 400mts donde estou. Pode ser influencia desse equipamento?

    2) Outra coisa: na minha torre na ponta, tenho essa omni e a uns 3 mts abaixo, na mesma torre, uma direcional fazendo ptp com uma outra torre. Esse outro ap tambem Sansung tah no canal 9. Pode ser influencia desse equipamento?

    sugeriram-me a colocar essa direcional na polarizacao Horizontal.

    Pesso aajuda dos colegas deste forum.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Duvida OMNI/Concorrente/Direcional

    coloque o PTP na horizontal e inverta as posicoes... omni embaixo, direcional em cima... quanto a problemas de interferencia de outros APs, mude seu canal ateh encontrar o que melhor funciona no seu ambiente.

  3. #3

    Padrão Duvida OMNI/Concorrente/Direcional

    no meu caso ficaria complicado mexer na omni. Taria pensando em colocar o ptp uns 20 mts longe da torre e coloca-lo na Pol. Hor. serah q resolve? Ou se eu deixar a direcional na torre uns 8 mts abaixo da direcional?

    Obrigado desde jah pela ajuda.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Duvida OMNI/Concorrente/Direcional

    mudando a polarizacao e aumetando a distancia entre elas jah ajuda bastante... poderah utilizar tb uma direcional com angulo de propagacao menor e relacao frente/costas melhor.

  5. #5

    Padrão Inteferencia

    Existe um caso parecido com esse seu, aqui na minha região, creio que o outro cara usa hyperlink de 15 nos access point dele, se eu fosse você colocaria uma de 15 tb, mas ainda vai ficar dando interferência seu os links estiverem se cruzando, eu mudei canal fiz de tudo e não consegui modificar apenas tivemos que colocar mais pontos de repetição na cidade para poder melhorar um pouco para os clientes, onde não pegava bem apontavamos para um outro ponto que tinha comunicação melhor.

  6. #6

    Padrão Duvida OMNI/Concorrente/Direcional

    poderia me indicar onde encontro essa antena c/ angulo de propagacao menor e relacao frente/costas melhor? Ou indicar alguma marca.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Duvida OMNI/Concorrente/Direcional

    Citação Postado originalmente por jesusnetworks
    poderia me indicar onde encontro essa antena c/ angulo de propagacao menor e relacao frente/costas melhor? Ou indicar alguma marca.
    www.tsm.com.br

  8. #8

    Padrão Duvida OMNI/Concorrente/Direcional

    VC recomendaria as Yagis da TSM por exemplo?

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Duvida OMNI/Concorrente/Direcional

    Citação Postado originalmente por jesusnetworks
    VC recomendaria as Yagis da TSM por exemplo?
    nao... yagis recebem muita interferencia lateral. Eles tem antenas Grids com angulo mais fechado que as Ziroks e similares e tambem possuem parabolas fechadas.
    A proposito... vc jah mudou de canal distanciou as antenas uma da outra pra ver se resolve?

  10. #10

    Padrão Duvida OMNI/Concorrente/Direcional

    vou deixar agora pro Domingao. Vou realizar as mudancas e posto pra dizer como foi. Vou aproveitar e refazer os conectores da omni trocar o cabo RGC.

  11. #11

    Padrão Duvida OMNI/Concorrente/Direcional

    entao mudei a polarizacao das antenas mas por enquanto a mantive na mesma posicao da torre. por enquanto nao consegui testar.

  12. #12

    Padrão Duvida OMNI/Concorrente/Direcional

    ola Under's,

    no momento nao houve uma melhora significativa. O sinal continua chegando fraco pra 2 clientes q estao a menos de 800 mts e estão num nivel mais baixo que a omni. O q os amigos sugerem?