+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    Boa tarde comunidade!! Gostaria de que alguem podesse me ajudar no que se refere ao Controle de banda entre máquinas de uma rede interna que recebe e conpratilhar um link velox de 768kbps. Quero limitar a banda entre os usuarios com links de até 32kbps para uns 64kbps para outros e assim sucessivamente. Uso o slackware 10.1 como sistema. Agradeco desde já pela ajuda.

  2. #2

  3. #3

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    se vc usa Slackware uma opcao boa seria usar QoS, com ele vc podera criar regras para limitar sua banda para a necessidade de casa usuario da empresa.

  4. #4

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    QoS é o nome do Server assim como Proxy e Firewall e outros, mas o soft para fazer isso é o CBQ assim como o Squid e o Iptables.
    Valeuuu

  5. #5
    rmars
    Visitante

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    Sei que você utiliza o slackware, mas desconheço firewall mais eficiente e efetivo do que o PF do OpenBSD.
    Se não for urgente, você poderia dar uma estudada neste sistema.

  6. #6

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    No caso ele tem o Slackware, 'e so ele recompilar o kernel para suporte a QoS, no menu Network option. e nao precisa usar squid e nem iptable, com o comando tc vc cria as regras. Compila seu kernel e leia mais sobre o tc que nao 'e muito complicado. Bom eu gosto de fazer as coisas simples e que funciona...pra que complicar?

  7. #7

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    Gente q isso... instala os pacotes shapercfg e iproute2 e usa o CBQ pronto,...praque complicar ele só quer controlar a banda mas nada...o grande problema em forum é q o pessoal quer enfeitar demais o Pavão....sejamos simples e direto... não inventando moda e mas fácil do cara entender...agora já vem um falando de BSD e PF outro de QoS sem nem saber oq significa direito...ai em vez de ajudar atrapalha....pense nisso pessoal é só uma ideia....abraço
    OBS: olhe este site q vc vai fazer seu controle de banda funcionar:
    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...hp?codigo=1016

  8. #8

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    Amigo...ninguem ta complicando...eu repito, gosto de ser simples com minhas coisas. Bom...vou explicar novamente, 'e so habilitar o modulo QoS no kernel, depois com o comando tc no console ele cria a regra para a estacao:..exemplo

    #tc filter add dev eth0 parent ffff:ip prio 5 u32 match ip dst 192.168.0.10/32 police rate 80bits burst 80bits drop flowid:1

    esse comando acima limita o mane a uma taxa de 10Kbytes.

    Ta mais dificil o cara aprender prox e iptable do que ele estudar apenas um comando. simplifique a coisa

  9. #9
    visitante
    Visitante

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    Estou com o Lacier. Use o cbq, direto e reto, sem complicação. Esse comando que você colocou aí ñ está dizendo nada, você ñ está explicando, só complicando... Se o cara quiser limitar noutra velocidade? Não complica...

    Citação Postado originalmente por Bravo
    Amigo...ninguem ta complicando...eu repito, gosto de ser simples com minhas coisas. Bom...vou explicar novamente, 'e so habilitar o modulo QoS no kernel, depois com o comando tc no console ele cria a regra para a estacao:..exemplo

    #tc filter add dev eth0 parent ffff:ip prio 5 u32 match ip dst 192.168.0.10/32 police rate 80bits burst 80bits drop flowid:1

    esse comando acima limita o mane a uma taxa de 10Kbytes.

    Ta mais dificil o cara aprender prox e iptable do que ele estudar apenas um comando. simplifique a coisa

  10. #10

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    se ele quiser mudar a velocidade 'e so ele mudar a regra..eu dei um exemplo da regra em 10Kbis..ele coloca a velocidade que quiser....agora 'e o seguinte....se acham que estou complicando, tudo bem, limpo tudo o que eu disse...
    ha e lembrando, se quiser limpar a regra tb que eu ensinei pode usar o comando:
    # tc qdisc del eth0 ingress

    com esse comando limpa tudo....gente antes de julgar uma opniao tenha conhecimento dela primeiro...vc estao metendo o pau na minha resposta pq nem sabe do que eu estou dizendo.

    Mas tudo bem...nao respondo nesse topico mais...usem o que quiserem.

  11. #11
    visitante
    Visitante

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    Se o que importa é ajudar, ñ custava nada explicar como fazer ou pelo indicar um link onde encontrar explicação para a sua sugestão, como por exemplo aqui mesmo no under https://under-linux.org/artigo337.html :roll:

    Citação Postado originalmente por Bravo
    se ele quiser mudar a velocidade 'e so ele mudar a regra..eu dei um exemplo da regra em 10Kbis..ele coloca a velocidade que quiser....agora 'e o seguinte....se acham que estou complicando, tudo bem, limpo tudo o que eu disse...
    ha e lembrando, se quiser limpar a regra tb que eu ensinei pode usar o comando:
    # tc qdisc del eth0 ingress

    com esse comando limpa tudo....gente antes de julgar uma opniao tenha conhecimento dela primeiro...vc estao metendo o pau na minha resposta pq nem sabe do que eu estou dizendo.

    Mas tudo bem...nao respondo nesse topico mais...usem o que quiserem.

  12. #12
    rmars
    Visitante

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    Ok, vamos a algo produtivo entao....
    Segundo o lacier seria necessário apenas instalar os pacotes por ele citados. Lendo as demais mensagens, gostaria de saber se é realmente necessário
    compilar o kernel para se utilizar o CBQ?

    Ja usei ele uma vez, e tive que recompilar para habilitar algumas opções, isso no Slackware 10.

  13. #13

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    Citação Postado originalmente por rmars
    Ok, vamos a algo produtivo entao....
    Segundo o lacier seria necessário apenas instalar os pacotes por ele citados. Lendo as demais mensagens, gostaria de saber se é realmente necessário
    compilar o kernel para se utilizar o CBQ?

    Ja usei ele uma vez, e tive que recompilar para habilitar algumas opções, isso no Slackware 10.
    Não precisa compilar nada...os pacotes citados resolvem tudo..testei no Conectiva, RedHat, Fedora, Slack, Mandrack, Suse e Debian....funfou legal....leia o artigo.
    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...hp?codigo=1016
    Abraço

  14. #14

    Padrão [b]Controle de Banda[/b]

    Qualidade de Servico e Controle de Banda sao coisas parecidas, mas sao diferentes, CBQ nao é QoS...

    Bom para limitar a banda voce pode usar diversos programas que fazem isso, tem o proprio bandlimit aqui da underlinux que facilita as coisas, ou voce pode usar CBQ, HTB, SFQ, etc diversos "estilos" para controle, eu nao sei porque o cbq nunca se deu muito bem comigo... todos que eu acessava eu furava acho q nao sabiam fazer direito hehe... ja o htb é mais leve e funciona melhor na minha opniao, faca os testes e veja como funciona para voce... leia o Advanced-Routing Howto tbm.