+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rogerioaraujo
    Visitante

    Padrão Linux - CUPS - Impressoras matriciais

    boa tarde pessoal

    estou levando uma surra do conjunto acima.

    ja tentei o conectiva 10 e estou com o fedora core 3.

    Tenho aqui na empresa diversas impressoras matriciais. Epson LX 300 e Epson LQ 2170

    tenho que atualizar o linux do servidor , afinal eho conectiva 5.1 e apesar de funcionar legal tem muita coisa que nao estamos fazendo por ser uma distro muito antiga , por exemplo o gerador de relatorios precisa de bibliotecas que nao estao disponiveis para ele.

    Entao tentei o conectiva 10. O processo de instaacao eh blz , tudo bem. O cups reconheceu as impressoras em rede normal , MAS o driver padrao do cups para impressoras matriciais eh DOT MATRIX (no conectiva 10) e nao achei o driver para LX 300. A impressao eh muito ruim. O cups simplismente nao imprime normal em texto, fucei na net, fucei no cups.org, na conectiva e nada.

    Entao falei com o pessoal da spress e o fedora 1 eh homologado , la fui eu e so consegui os cds do fedora 3. Instalei o fedora 3. Aqui as coisas melhoraram e muito. Primeiro o fedora reconheceu todo o hardware do servidor (um novo comprado) inclusive as tres placas de rede , (01 gigabit , duas 100 ) o conectiva achou as tres mas nao conseguia inicializar a porta giabit e uma das portas de 100

    E surpresa, o cups do fedora tem o driver pra lx 300 , a impressao eh muito boa, mas ainda nao eh a impressao normal texto. E nao esta compactando os relatorios . Ou seja nao trata os caracateres de controle enviados pelo sistema.

    Entao alguemn poderia me ajudar ?

    atenciosamente

    rogerio araujo.

  2. #2
    ianczyk
    Visitante

    Padrão Linux - CUPS - Impressoras matriciais

    putz tb jah passei por isso num cliente....

    o driver tenta deixar a impressao em grafico quando apenas queremos o bom e velho modo texto!!!

    eu coloquei a impressora como RAW e funcionou estava usando o SLES8 na ocosiao...
    ta indo um arquivo para vc testar...

    Código :
    ^[@
    Inicio do arquivo
     
    Impressao: ^OCondensado^R
    Impressao: ^[-1Sublinhado^[-0
    Impressao: ^[ENegrito^[F
     
    Fim do arquivo

    cara os caracteres "^[" é o ESC para fazer isso vc deve abrir o arquivo com vi entrar no modo de insercao e digitar:
    CTRL+V e depois ESC : fica ^[
    CTRL+V e depois CTRL+O fica : ^O
    CTRL+V e depois CTRL+R fica : ^R
    CTRL+V e depois CTRL+E fica : ^E
    CTRL+V e depois CTRL+F fica : ^F

    o "^[-1" vc deve
    CTRL+V e depois ESC e digitar -1

    o "^[-0" vc deve
    CTRL+V e depois ESC e digitar -0

    o "^[@" vc deve
    CTRL+V e depois ESC e digitar @


    boa sorte ai....

  3. #3
    rogerioaraujo
    Visitante

    Padrão funcionou legal

    realmente, colocando a impressora em modo RAW ficou legal.

    mas tiver que usar o http://localhost:631

    utilizando o gerenciador de impressoras do fedora (printconf-gui) nao vi aonde existe esta opcao.

  4. #4
    ianczyk
    Visitante

    Padrão Linux - CUPS - Impressoras matriciais

    Cara, eu realmente nao conheco nada do Fedora / Red Hat trabalho com SuSE e SLES....
    mas acho q deve ter uma opcao!

  5. #5
    jedi
    Visitante

    Padrão Impressora

    eu já tive um problema parecido.
    Foi resolvido utilizando o driver Generico disponivel no cups. Imprime modo texto que é uma blz.

    Código :
    #lynx 127.0.0.1:631
    [list]Adciona uma impressora
    quando for escolher o driver escolha generico[/list:u]

    a minha LX300 funcionou muito bem com este drive.