+ Responder ao Tópico



  1. #1
    antoniosales
    Visitante

    Padrão Compartilhando internet no Fedora

    Olá,
    Estou com um problema, talvez para voces não seja nada de mais, espero que voce possa me ajudar.
    Tenho pouco tempo de linux e instalei o Fedora Core em uma maquina: Sempron 2200, HD de 40GB, 256 de RAM e duas placas de rede. Tá funcionando direitinho.
    Tambem tenho uma conexão com a internet usando os serviços da telefonica, IP Fixo. Nessa máquina eu consigo acessar a internet sem problemas e queria compartilhar a internet com outros computadores da minha rede.
    O que eu quero saber é:
    Como faço para editar o Script? tentei o VI sem sucesso
    Tenho que fazer só um NAT?
    iptables é a melhor opção?
    como fazer para não perder a configuração quando o sistema é reiniciado?
    O que configurar para realizar esse compartilhamento?
    se alguem poder me ajudar fico muito agradecido.
    Antonio Sales

  2. #2

    Padrão Compartilhando internet no Fedora

    use o ads-setup e no final escolha a opcao MASQUERADE (2)

    ele vai configurar pra vc a conexao d maneira automatica e persistente

    []'s

  3. #3

    Padrão Compartilhando internet no Fedora

    Olhe este artigo....Isso resolve: http://www.vivaolinux.com.br/dicas/v...php?codigo=534
    Agora se vc pretente implementar algo melhor olhe este: http://www.vivaolinux.com.br/artigos...php?codigo=473

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: Compartilhando internet no Fedora

    Como ja havia te passado por email detalhadamente vou postar aqui tambem minha ideia!!!

    Edita vi /etc/init.d/firewall se abrira uma tela negra e sem nada dentro, apos isso vc deve apertar i para inserir as regras que vc deseja e colocar essas regras que vem abaixo:

    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    Logo apos pressione a tecla shift e a tecla dois pontos o cursor correra ate a ultima linha, apos isso coloque as letras wq para sair e salvar o conteudo inserido nesse arquivo.

    Apos feito isso faça o seguinte edite o arquivo vi /etc/rc.d/rc.local e inclua no final do arquivo a linha /etc/init.d/firewall, depois faça o mesmo processo saia e salve a alteraçao, agora so precisamos dar permissao para que ele seja executado no seu rc.local e torna-lo executavel, para isso vc deve digitar chmod +x /etc/init.d/firewall legal agora vc deve ir ate init.d e levantar as regras que vc colocou dentro do seu arquivo de firewall com o seguinte comando ./firewall legal agora para listar e ter certeza de que esta tudo ok vc dara o seguinte comando:
    iptables -t nat -L devera aparecer a opçao MASQUERADE que significa que sua conexao foi compartilhada, e logico que dentro de firewall vc podera inclluir outras regras de bloqueio para sua maior proteçao isso sim e muito importante mas agora e com vc BOA SORTE !!!

    Valeu mano espero mais uma vez ter ajudado!!!

  5. #5

    Padrão Re: Compartilhando internet no Fedora

    Gostaria de dizer que procurem expor suas duvidas por aqui mesmo e nao atraves de email, pois tenho respondido por email e tenho ajudado mas as pessoas que solucionam as suas duvidas nao entram em contato novamente pra prestar um agradecimento e dizer um muito obrigado, fazendo assim que outras pessoas usem dessa mesma ideia pra resolverem problemas parecidos e isso e ruim, e mesmo por que os usuarios que procura ajudar tambem nao sabem se o problema foi resolvido e continuam tentando ajudar !!!

    nao gostaria de ter que adotar metodos de outros usuarios que cobram pra ajudar por email,msn e outros !!!

    Valeu e ate mais !!!

  6. #6

    Padrão Compartilhando internet no Fedora

    Eu sempre ajudo por email e msn e não cobro nada...alias se for muito complexo eu cobro para fazer para ele e não para ajudar...