Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RAID 1 no Linux

    Pessoal, tem como atribuir um sistema RAID 1 com 2 hd´s no linux????

    estou tendo um trabalho de montar um servidor com raid (software), só que eu só conheço no win 2003..pelo livro que eu li...
    o que eu quero é um servidor com tolerância a falhas....um espelhamento de H.D....tudo que for para o servidor, vai ser gravado em 2 hd´s...o mesmo arquivo (espelhado)
    como a empresa quer investir em software livre, estou com essa dúvida...
    espero a resposta de vocês...
    abraços.

  2. #2

  3. #3

    Padrão RAID 1 no Linux

    tem como montar sim...

    durante a instalacao do seu sistema, a maioria das ferrametas d particionamento mais novas permtem isso... o diskdruid da RH e FC premitem isso via software diretamente e funciona mto bem

    se sua controladora suporta RAID via Hardware, sua distro pode suportar tbm, desde q vc tenha o driver instalado pra acesso a sua controladora

    []'s

  4. #4

    Padrão RAID 1 no Linux

    eu li um texto de um livro falando que quando faz raid via software tendo 2 hd´s separados, eu consigo apenas usar 50% do H.D..se eu fizer raid via software...
    é isso mesmo?

    e tudo quanto for gravado em um H.D, ele também grava no outro automaticamente, é isso?
    até banco de dados do tipo mysql por exemplo ele espelha também?

    eu posso chamar isso de "clonagem"??

    falow

  5. #5

    Padrão RAID 1 no Linux

    Só se você usar o mesmo hd com duas partições...
    Se você fizer com dois hds isso não ocorre...

    Tenho raid0 aqui e do zero, só consegui instalar ele no slack e no suse, nas outras não tinham o kernel pré compilado para isso..


    Abraços
    Dirceu

  6. #6

    Padrão RAID 1 no Linux

    vocês acham que vale a pena o raid 0?

    eu quero instalar um sistema tolerante a falhas...que seja muito dificil de falhar e se falhar ter uma "cópia" de tudo o que tem no servidor.

    alguém sujere algum outro jeito além do raid 0?

    esse processo é difícil e demorado no linux?

    falow
    t+

  7. #7

    Padrão RAID 1 no Linux

    Caro Vaza,
    Só dei o exemplo do raid0 pois é o que eu uso. Se funciona com o zero funcionará com o raid1...

    O raid0 não é tolerante a falhas, aliás ele é muito arriscado caso algum de seus hds falhem...

    Abraços
    Dirceu Semighini Filho

  8. #8

    Padrão RAID 1 no Linux

    Desculpa pessoal...viajei...eu quis dizer RAID1 ao invés de RAID0...foi mal..eu ja to ficando louco de tanto ler sobre isso
    no titulo eu até coloquei RAID1
    foi mal

    eu quis dizer RAID1...
    da para fazer RAID1 no linux normalmente?



    faloww

  9. #9

  10. #10

    Padrão RAID 1 no Linux

    esse servidor você acha melhor colocar um monitor com ele ou administrar ele remotamente via estação de trabalho??

    conhece algum tutorial bom que ensine a como usar raid1(software) via linux? de preferencia no slackware 10.
    pq to mais acostumado com o slackware.

  11. #11

    Padrão RAID 1 no Linux

    Não precisa de tutorial, é só instalar, formatar as partições com raid1 e instalar o sistema...

    Ou senão, vc instala ele em uma partição e depois duplica esta partição com o comando dd
    ai pra levantar o raid depois é só voce usar o raitools, e configurar o raidtab

  12. #12

    Padrão RAID 1 no Linux

    o sistema de arquivos é raid1? é isso?
    é na hora da instalação do slack que eu faço isso?

    não entendi direito..desculpa amigo

    eu estou lendo materias e outras partes do forum para entender melhor isso..

    quanto ao servidor..é legal deixar um monitor só para ele ou administra ele remotamente? falowww

  13. #13

    Padrão RAID 1 no Linux

    Depende de vc,
    Eu administro o meu remotamente, mas quando da um pau, eu plugo um monitor nele
    hehe

    Vc pode fazer a configuração do raid durante a instalação (vc estáusando aquelas promise ata?) ou também vc pode fazer depois da instalação...
    Só sei fazer durante a instalação, mas a segunda alternativa não é muito difícil não...


    Abraços
    Dirceu

  14. #14

    Padrão RAID 1 no Linux

    Os discos que irei usar será IDE ATA.

    falow.

  15. #15
    hanaga
    Visitante

    Padrão RAID level 1

    Caro Vaza,

    O Raid no linux e' extremamente simples, mas precisa tomar alguns cuidados:

    Voce precisa particionar os 2 discos (seja IDE, seja SCSI) de forma identica, aconselho colocar a inicializacao (boot), em uma particao e colocar tambem em raid essa particao. (isso e' muito importante pq se um disco parar totalmente e vc nao tiver o boot gravado no outro - pode o seu sistema nao inicializar devido a isso e nao aos dados gravador em (/).

    voce precisa dividir seus discos, como nesse exemplo:

    (inicializacao = ex. 100MB)
    /dev/hda1 _____ /dev/md0
    /dev/hdb1

    (particao raiz / = ex. 38GB)
    /dev/hda2 _____/dev/md1
    /dev/hdb2

    (particao swap / = ex. 2GB)
    /dev/hda3 _____/dev/md2
    /dev/hdb3

    Faça isso no seu particionador (diskdruid) durante a instalação do sistema, no RedHat 9 por exemplo. Voce pode selecionar o tipo de Raid que irá usar. No caso espelhamento seria level 1 mirroring.

    Voce irá instalar o seu linux em /dev/md1 (ex.) normalmente já sob o funcionamento do raid.

    O proprio sistema já irá criar as configuracoes do "/etc/raidtab" - que ficaria assim neste caso:


    raiddev /dev/md1
    raid-level 1
    nr-raid-disks 2
    chunk-size 64k
    persistent-superblock 1
    nr-spare-disks 0
    device /dev/hda2
    raid-disk 0
    device /dev/hdb2
    raid-disk 1
    raiddev /dev/md0
    raid-level 1
    nr-raid-disks 2
    chunk-size 64k
    persistent-superblock 1
    nr-spare-disks 0
    device /dev/hda1
    raid-disk 0
    device /dev/hdb1
    raid-disk 1
    raiddev /dev/md2
    raid-level 1
    nr-raid-disks 2
    chunk-size 64k
    persistent-superblock 1
    nr-spare-disks 0
    device /dev/hda3
    raid-disk 0
    device /dev/hdb3
    raid-disk 1


    Tenho rodando aqui com 2 discos 80Gb IDE 7200 rpm da Samsung - já tive problemas de um disco apresentar falhas...e o sistema nem se quer piscou. No caso de falhas - voce pode remover o dispositivo com a falha, usando o "raidhotremove /dev/md1 /dev/hda2" exemplo. E para adicionar novamente o mesmo disco "falhado" - com "raidhotadd /dev/md1 /dev/hda2"....ele irá reconstruir a array, sincronizando novamente os discos....tudo isso sem restartar o sistema.


    Abraco,

    Tiago

  16. #16

    Padrão RAID 1 no Linux

    valew mesmo cara!!!!!
    muito bom essa explicação..valew mesmo..
    uma outra pergunta.

    Além do "Backup" do raid....além de fazer o RAID1..tem alguma outra forma de fazer backup de tudo??
    qual a melhor forma????

    Quanto custa mais ou menos para implementar isso em uma lan com 10 computadores + 1 servidor?

    não tenho nem idéia de preço, esse esse topico não é apropriado para preços, por favor me avisem que pergunto em outro topico.

    Faloww.
    t+

  17. #17

    Padrão RAID 1 no Linux

    Por que ao invés de fazer backup de tudo, você não instala o linux em todos os desks com uma instalação padrão, faz uma cópia de segurança desta instalação e depois vc só backupeia o diretório home (que será alterado pelos usuários) e o diretório /var, que será alterado pelo sistema.
    Com isso vc tem backup de todos os micros...

  18. #18

    Padrão RAID 1 no Linux

    o problema é que todos os desks estão com windows e eles não querem mudar...ja pagaram a licença e tudo.
    e eles querem que todo arquivo salvo, seja jogado para o servidor...
    entendeu?

    tipo..todos os arquivos, até mesmo arquivos .doc, .txt, .exe serão jogados para o servidor..ao invés de serem salvos localmente.

    Qual uma melhor forma de backup do servidor ainda?

  19. #19

    Padrão RAID 1 no Linux

    Ai vc tem que instalar o samba no servidor, e configurar (se possível) para que o windows dos desk só alterem os diretórios do servidor...


    Qual é a versão do windows dos desks?

  20. #20

    Padrão RAID 1 no Linux

    windows xp estão instalados nos deks...

    e relação ao backup..qual uma outra forma melhor de fazer backup dos arquivos além do raid1? coloco outro H.D?
    como funciona o esquema de backup em fita? vale a pena? qual é o nome dessas fitas e como funcionam? é na IDE que coloca elas por um flat cable?