+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão kernel compilado não inicia!!

    o meu problema desta vez é o seguinte....

    a algum tempo eu tinha instalado um debian em minha maquina, nesse eu havia escolhido o kernel 2.6.8-smp, quando fui instalar o drive da nvidia, o mesmo não aceitava, então resolvi compilar outro kernel e testar, fiz isso com um kernel 2.4.27, tudo havia dado certo, consegui instalar o drive da nvidia e tudo mais, porém um belo dia quando tive que reiniciar a maquina, o problema, dava a seguinte mensagem de erro na hora de escolher o kernel...

    Booting Kernel x.x.x
    (root (hd0,2)
    filesystem type is ext2fs, partition type 0x83
    kernel /boot/vmlinuz-x.x.x root=/dev/hda2 ro vga=773
    error 15:file not found
    press any key to continue...
    parece que é o seguinte, ele diz que a partição é ext2, mas o tipo eh ext3, porém tem uma coisa, só não funciona kernel compilado, o que vem com distro funciona, ja compilei diversas versões e sempre da o mesmo erro, e meu sistema é ext3, porém quando escolho o kernel que ja vem com debian ele vai sem erro nenhum.

    essa maquina ja teve até as partições hda1(swap), hda2(/), hda4(/usr) formatadas, e mesmo assim o erro permanece, somente o hda3(/home) não foi formatado.

    todas partições são ext3, ja até tentei tirar suporte a ext2 no kernel compilado, mas não vai!

    todos os arquivos necessários são colocados no /boot,system.map-x.x.x, vmlinuz-x.x.x, config-x.x.x, initrd-x.x.x, bzimage-x.x.x.

    creio que a linha dentro do menu.lst esteja correta, pois o que mudo é somente a versão dos arquivos, pois esta tudo no mesmo hd e partição.

    title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.8-1-386
    root (hd0,1)
    kernel /boot/vmlinuz-2.6.8-1-386 root=/dev/hda2 ro vga=773
    initrd /boot/initrd.img-2.6.8-1-386
    savedefault
    boot

    title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.8-1-386 (recovery mode)
    root (hd0,1)
    kernel /boot/vmlinuz-2.6.8-1-386 root=/dev/hda2 ro single
    initrd /boot/initrd.img-2.6.8-1-386
    savedefault
    boot

    title kernel 2.6.10
    root (hd0,2) <-- ja tentei igual as demais linhas
    kernel /boot/vmlinuz-2.6.10 root=/dev/hda2 ro vga=773
    initrd /boot/initrd.img-2.610
    savedefault
    boot

  2. #2
    felco
    Visitante

    Padrão kernel compilado não inicia!!

    title kernel 2.6.10
    root (hd0,2) <--

    ue nao devia ser (hd0,1) que nem os outros???? esse parametro eh a particao /boot onde vc coloca os kernels eh esse erro eh porque ele nao acha o arquivo que esta no parametro kernel:
    kernel /boot/vmlinuz-x.x.x root=/dev/hda2 ro vga=773

  3. #3

    Padrão kernel compilado não inicia!!

    felco
    MensagemEnviada: Qua Mar 23, 2005 11:40 am Assunto:
    title kernel 2.6.10
    root (hd0,2) <--

    ue nao devia ser (hd0,1) que nem os outros???? esse parametro eh a particao /boot onde vc coloca os kernels eh esse erro eh porque ele nao acha o arquivo que esta no parametro kernel:
    kernel /boot/vmlinuz-x.x.x root=/dev/hda2 ro vga=773
    como ja disse na mensagem....

    title kernel 2.6.10
    root (hd0,2) <-- ja tentei igual as demais linhas
    kernel /boot/vmlinuz-2.6.10 root=/dev/hda2 ro vga=773
    ja tentei igual as demais linhas, ou seja, ja tentei também colocar o root (hd0,1)

  4. #4

    Padrão kernel compilado não inicia!!

    eu compilei um novo kernel, mas agora ao invés de aparecer "erro 15:file not found"

    aparece... "erro 13:invalid or unsurpported executable format"

    alguém ai tem idéia?

    valeu!!