+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Espelhamento de partiçäo criptografada utilizando DRBD.

    Estou querendo montar um sistema HA em meus servidores, no entanto, todas as partiçöes nas quais estäo rodando e armazenando os banco de dados säo partiçöes criptografadas utilizando o blowfish e para monta-las é necessario utilizar senha e um modulo de criptografia especifico. Existe alguma forma de efetuar um espelhamento dessa partiçäo atraves da rede utilizando o DRBD mantendo ambas as partiçöes criptografadas ? Agradeço qualquer dica.

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Espelhamento de partiçäo criptografada utilizando DRBD.

    O espelhamento é feito sobre a informação que é armazenada na partição/disco, não importando a natureza dela, assim, para acessa-la como sistema de arquivos na outra máquina, ela vai ter a mesma estrutura criptografada.
    Tipo, para o drbd é transparente se dentro da partição espelhada existe um sistema de arquivos ou não, ele espelha os blocos de dados gravados.

  3. #3
    Visitante

    Padrão Espelhamento de partiçäo criptografada utilizando DRBD.

    Certo, mas para obter acesso à minha partilção criptografada tenho que faze a montagem utilizando o comando " mount -t ext3 /dev/loop0 /particao " no entando para montar uma partição a ser utilizada pelo DRBD preciso montar utilizando o nd0 , isso não pode ser um problema ?

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Espelhamento de partiçäo criptografada utilizando DRBD.

    em vez de montar com a opção -o loop execute o losetup para associar o device do drbd a um device loop, depois monta como se o device loop fosse a partição.