+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    tem como eu setar um alias permanente?? como faço issu??

  2. #2

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    Tem. Inclui o comando no arquivo /etc/rc.d/rc.local que toda vez que rebootar.

  3. #3
    gmlinux
    Visitante

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    Alias de comando?
    O alias de comando esta associado a sessão do shell e rc.local não é solução, tem que ser arquivo de configuração de shell, tipo o /etc/profile ou .bash_profile, etc (alguns arquivos dependem de distro).

  4. #4

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    Ok, resposta dada para alias de interface :roll:
    Citação Postado originalmente por ryiades
    Tem. Inclui o comando no arquivo /etc/rc.d/rc.local que toda vez que rebootar a máq. a interface alias sobe tb..

  5. #5

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    Citação Postado originalmente por ryiades
    Ok, resposta dada para alias de interface :roll:
    Citação Postado originalmente por ryiades
    Tem. Inclui o comando no arquivo /etc/rc.d/rc.local que toda vez que rebootar a máq. a interface alias sobe tb..

    aiueuiawheiaw... intaum surgiu uma outra duvida... o que é alias de interface?? como\quando posso usa-la??

  6. #6
    nett
    Visitante

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    Amiguinho não confunda as coisas o que voce esta querendo saber, é se tem como fazer alias permanente. A resposta é sim existe. As distro vem com arquivos pre configurados que são carregados na hora do logon ou na hora do start-up que carrega toda vez suas configuraçoes.

    Distro´s como Conectiva utilizam alias como "cds" que nada mais é: do que um alias para /etc/init.d que eu acho que fica dentro do /etc/profile ( nao tenho certeza ).

    Mas voce pode fazer com que carregue esse alias de varias maneiras, pocure saber o que "starta" quando "start" e por que "starta" isso vai te ajudar.

    PSC.: Alias de interface nada mais é do que um outro IP respondendo para a mesma interface. ( nao tem a ver com sua pergunta OK ).
    O que nosso amigo quis dizer com /etc/rc.d/rc.local esse é um arquivo que é executado toda vez que voce reinicia a maquina. Mas como o gmlinux disse não seria bem para esse tipo de configuracao. (alias)

    Espero ter ajudado ...

    Abr, NETT

  7. #7

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    Havia entendido q vc queria saber sobre alias de interface. Esse alias é quando necessário atribuir mais de um endereço IP a uma placa de rede. Sua pergunta é sobre alias de quê?

  8. #8
    gmlinux
    Visitante

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    e ainda tem o alias de email hehehe

  9. #9

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    vixi... fol malz intaum ops: a alias q to falando é de comandos no shell... tipo em vez de digitar "LS" poderia digitar "CD"


    obs: num é exatamente assim q fo usar... é q em vez de digitar um comando mais um monte de parametros eu digitaria um comando ja com os parametros default aticados

  10. #10
    gmlinux
    Visitante

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    man bash:
    When bash is invoked as an interactive login shell, or as a non-inter‐
    active shell with the --login option, it first reads and executes com‐
    mands from the file /etc/profile, if that file exists. After reading
    that file, it looks for ~/.bash_profile, ~/.bash_login, and ~/.profile,
    in that order, and reads and executes commands from the first one that
    exists and is readable. The --noprofile option may be used when the
    shell is started to inhibit this behavior.
    Além destes arquivos, algumas distros, a partir destes pŕoprios arquivos, chamam o ~/.bashrc e o /etc/bashrc.
    Lembre-se, o ~ indica o diretório home do usuário que esta logado (logando).

  11. #11

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    ae... eu procurei nesses arquivos q me passaram mas só achei instruções de programação tipo IF e ELSE... eu esperava um arquivo assim

    [root@Gargwlas etc]# alias
    alias cp='cp -i'
    alias l.='ls -d .* --color=tty'
    alias ll='ls -l --color=tty'
    alias ls='ls --color=tty'
    alias mc='. /usr/share/mc/bin/mc-wrapper.sh'
    alias mv='mv -i'
    alias rm='rm -i'
    alias vi='vim'
    alias which='alias | /usr/bin/which --tty-only --read-alias --show-dot --show-tilde'

  12. #12
    gmlinux
    Visitante

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    Qual a sua distro?
    quando executa alias, ele lista algum?
    olhou nos que ficam do diretório home do usuario? (/root para o root e /home/user para os outros users, normalmente)

  13. #13

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    auwehuiawehawue... a dica do arquivo bashrc tava correta eu q tava boiando aki.... eu uso o root mas ae mandaram eu olhar no /home/user e eu ia lá e obvio q num tem nada.... só uso o root... enfim achei o arquivo no diretorio do root.

    Mas pelo q entendi a modificação vai ficar só para o root, correto?? mas se eu quiser fazer uma para todos os usuarios?? qual é o arquivo??

  14. #14

    Padrão ALIAS permanente.... tem como??

    alteracoes globais: /etc/profile
    alteracoes locais: ~/.bash_profile ou ~/.bashrc