Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    400mw eirp para cidades acima de 500khab, o resto e 1W com 6db de antena , para cada db redusido do radio,pode aumentar 1 db de antena. ex placa emp8602 homologada com 400mw=26db falta 4 db para 1W soma eles na antena, pode usar com antena de 10db. para ptp a cada db redusido pode aumentar 3 d antena, ou seja para ptp pode usar 18 db de antena. Placa dwlAG530 39mw=15,91db falta 14,09 para 1w ou seja antena ate 20dbi para ptp antena de ate 50dbi.
    placas com 200mw=23db falta 7 para 1W pode usar antena de 13dbi ,ptp 25dbi
    acima de 500khab seria placa dwl ag530 = 15,91 db,com antena de 10dbi ,
    no caso de nao poder usar com outra antena ou equipamneto refere-se a usar ela com divisor ou duplexor com 2 radios na mesma antena.

  2. #22

    Padrão Switch

    Como pesquisar os switchs homologados?

    Qual a diferença de homolodo para certificado?

    Se for fiscalizado e a switch for só certificado a ANATEL lacra?

  3. #23

    Padrão Switch

    Quando comprei um switch não estava homologado, porém agora está.

    Agora posso usar ele?
    Qual documento devo ter se Anatel Fiscalizar?


    Agradece

    Aprendiz

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Aprendiz Ver Post
    Como pesquisar os switchs homologados?

    Qual a diferença de homolodo para certificado?

    Se for fiscalizado e a switch for só certificado a ANATEL lacra?
    Tem um post onde o companheiro relatou que foi lacrado por causa do swicht.

    Agora, achar eles no site da Anatel é um parto.

    Eu nem me lembro mais como eu encontrei. Mas tem intelbrás homologado, 3com, entre outros.
    Tem que cuidar ao comprar d-link 8 portas porque a maioria vem sem o selo de homologação.
    Última edição por 1929; 23-03-2009 às 11:10.

  5. #25

    Padrão Segue as dúvidas

    Segue as dúvidas:

    Citação Postado originalmente por Aprendiz Ver Post
    Quando comprei um switch não estava homologado, porém agora está.

    Agora posso usar ele?
    Qual documento devo ter se Anatel Fiscalizar?


    Agradece

    Aprendiz

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Aprendiz Ver Post
    Segue as dúvidas:
    Segundo o que comentam aqui no forum, eles exigem a nota fiscal e que o equipamento tenha o selo de homologação, porque tem alguns que entram de contrabando ou outros meios e mesmo sendo modelo homologado, não tem o selo.

  7. #27

    Padrão Alguma coisa não está certa

    Amigos, depois de muito procurar e analisar, encontrei um produto que me interessou para reformar minha base.
    É uma RB Alix.

    Mas veja só o diálogo que mantive com a loja:

    Eu - Acompanha nota fiscal e selo de homologação nos cartões?

    Loja -nem uma coisa nem outra, o selo vc pode imprimir direto do site da anatel, a resoluçao permite isso, tem passo o endereço na net.

    Foi como colocar um caldeirão de água fria. Já por não ter NF vai impedir a negociação.
    Mas o que me chamou a atenção e gostaria da opinião de quem já passou por fiscalização, se este negócio de o próprio comprador imprimir o selo é realmente válido.
    Lá nos certificados de homologação diz que cabe ao fornecedor colocar o selo de homologação antes de direcionar o produto à venda.

    Daí vem outro questionamento: Visitei o site da PC Engines e vi que posso comprar diretamente. Eles tem tudo que preciso. Deixo só os cartões para comprar aqui no Brasil por causa da homologação.
    Mas como vejo que a Anatel exige homologação de praticamente tudo que está envolvido, só gostaria de uma confirmação sobre a real necessidade de homologar tudo, até cx hermética e RB.
    Como vi que eles exigem homologação de switch, conectores, etc... fiquei com o pé atrás.

    Alguém já passou por este tipo de questionamento junto a fiscalização?

  8. #28

    Padrão

    Quanto ao selo, é mais burocracia, pois vale qualquer papel de pão impresso. O problema é a NF de um fornecedor que tenha o direito de usar o selo. O fato de um equipamento ter sido homologado pela empresa A, quer dizer que ela é responsável pelos equipamentos, se uma empresa B importar e vender, não pode usar o selo da empresa A e ponto final.

    No entanto a empresa que vende o equipamento tem a obrigação de fornecer o selo com os dados da homologação dela. Assim se o equipamento for comprado de uma empresa com homologação, vale a pena pedir o selo, que normalmente será a prova de intempéries (ex. em lamina de aluminio auto adesivo). Se o equipamento for comprador de uma empresa que não tem homologação, vc pode entrar no site da Anatel, imprimir a etiqueta e torcer para o fiscal da Anatel não aparecer para verificar.

    Quanto ao que homologar, o correto é mesmo homologar tudo. Mesmo um módulo de rádio homologado pode ser usado em um sistema que module de maneira incorreta, por exemplo produzir muita interferência nas frequencias adjacentes.

    Agora, como vivemos no Brasil brasileiro, acontece de tudo. Já vi fiscal da Anatel caxias querer ver tudo (até equipamento na casa de assinante). Já fiquei sabendo de fiscal que não estava nem ai, ele nem conferiu o que o provedor utilizava, acreditou no que ele disse e foi embora. Acho que vai também um pouco de sorte na hora da fiscalização...


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigos, depois de muito procurar e analisar, encontrei um produto que me interessou para reformar minha base.
    É uma RB Alix.

    Mas veja só o diálogo que mantive com a loja:

    Eu - Acompanha nota fiscal e selo de homologação nos cartões?

    Loja -nem uma coisa nem outra, o selo vc pode imprimir direto do site da anatel, a resoluçao permite isso, tem passo o endereço na net.

    Foi como colocar um caldeirão de água fria. Já por não ter NF vai impedir a negociação.
    Mas o que me chamou a atenção e gostaria da opinião de quem já passou por fiscalização, se este negócio de o próprio comprador imprimir o selo é realmente válido.
    Lá nos certificados de homologação diz que cabe ao fornecedor colocar o selo de homologação antes de direcionar o produto à venda.

    Daí vem outro questionamento: Visitei o site da PC Engines e vi que posso comprar diretamente. Eles tem tudo que preciso. Deixo só os cartões para comprar aqui no Brasil por causa da homologação.
    Mas como vejo que a Anatel exige homologação de praticamente tudo que está envolvido, só gostaria de uma confirmação sobre a real necessidade de homologar tudo, até cx hermética e RB.
    Como vi que eles exigem homologação de switch, conectores, etc... fiquei com o pé atrás.

    Alguém já passou por este tipo de questionamento junto a fiscalização?

  9. #29

    Padrão consulta homologação off-line...

    Citação Postado originalmente por Clayton.Foga Ver Post
    galera recebo muito MP muita mensagen no MSN para saber que material é homologado pela anatel que material vc pode colocar sem dor de cabeça


    de uma olhada ao site

    SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.1]

    Da uma olhadinha nos arquivos que adicionei no post:

    https://under-linux.org/f132844-scm-...tar#post443860

    Acredito que será de grande valia.

  10. #30

    Padrão Re: vejam se seu material é Homologado

    Ola a todos,

    Deixa eu ver se entendi direito. Por exemplo: no site da Anatel, o NanoStation 2 está homologado (fabricante Ubiquiti), é facil pesquisar, é só entrar no SGHC da Anatel e colocar "Ubiquiti" no campo "Nome do fabricante" que vai aparecer todos os equipamentos da ubiquiti que foram homologados. Bom, dai eu vou ali na lojinha e compro um NanoStation 2, e eles me dão a nota fiscal corretamente. Porém, no site da Anatel tem lá o "Solicitante"; se a lojinha onde comprei meu NanoStation 2 não comprou do "Solicitante" da homologação na Anatel eu comprei um produto que não passa pela fiscalização de homologação?

    Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    Quanto ao selo, é mais burocracia, pois vale qualquer papel de pão impresso. O problema é a NF de um fornecedor que tenha o direito de usar o selo. O fato de um equipamento ter sido homologado pela empresa A, quer dizer que ela é responsável pelos equipamentos, se uma empresa B importar e vender, não pode usar o selo da empresa A e ponto final.

    No entanto a empresa que vende o equipamento tem a obrigação de fornecer o selo com os dados da homologação dela. Assim se o equipamento for comprado de uma empresa com homologação, vale a pena pedir o selo, que normalmente será a prova de intempéries (ex. em lamina de aluminio auto adesivo). Se o equipamento for comprador de uma empresa que não tem homologação, vc pode entrar no site da Anatel, imprimir a etiqueta e torcer para o fiscal da Anatel não aparecer para verificar.

    Quanto ao que homologar, o correto é mesmo homologar tudo. Mesmo um módulo de rádio homologado pode ser usado em um sistema que module de maneira incorreta, por exemplo produzir muita interferência nas frequencias adjacentes.

    Agora, como vivemos no Brasil brasileiro, acontece de tudo. Já vi fiscal da Anatel caxias querer ver tudo (até equipamento na casa de assinante). Já fiquei sabendo de fiscal que não estava nem ai, ele nem conferiu o que o provedor utilizava, acreditou no que ele disse e foi embora. Acho que vai também um pouco de sorte na hora da fiscalização...

  11. #31

    Padrão Re: vejam se seu material é Homologado

    bom então se eu uso uma antena de 15dbi aquario homologada e uso um AP de 1w (30dbm) então tenho que baixar o radio de 30dbm para 15dbm ou seja:

    15dbi + 15dbm = 30db (1w)?

    sendo 1w o maximo permitido pela anatel?
    é +/- isso ou nada disto?

    outra dúvida minha constante é que o cliente tem que ser homologado tambem? mas se um cliente ja tiver um equipamento do tipo usb como o tplink Tl-wn7200nd de 500mw não vai poder usar ele pq não é homologado?

  12. #32

    Padrão Re: vejam se seu material é Homologado

    Citação Postado originalmente por darkorion Ver Post
    bom então se eu uso uma antena de 15dbi aquario homologada e uso um AP de 1w (30dbm) então tenho que baixar o radio de 30dbm para 15dbm ou seja:

    15dbi + 15dbm = 30db (1w)?

    sendo 1w o maximo permitido pela anatel?
    é +/- isso ou nada disto?

    outra dúvida minha constante é que o cliente tem que ser homologado tambem? mas se um cliente ja tiver um equipamento do tipo usb como o tplink Tl-wn7200nd de 500mw não vai poder usar ele pq não é homologado?
    Veja que é impossível abranger todas as situações. Mas neste caso específico, o cliente precisaria ser homologado também, pois há relatos da fiscalização primeiro fazer um levantamento na área e depois ir no provedor.
    Quanto a potencia, 1w é permitido em cidades com menos de 500.000 hab.
    O risco não será neste caso com a Anatel, mas com a sua própria rede ou de seus concorrentes.
    Não há necessidade de tanta potencia. Use menos que o AP também vai agradecer.

  13. #33

    Talking Re: vejam se seu material é Homologado

    1º- Verificar do site da ANATEL ferramenta SGCH como já indicado por outros aqui no fórum;

    2º - Comprar o equipamento do requerente do certificado de homologação ou que tenha autorização formal do requerente da homologação.

    3º - O equipamento, obrigatoriamente, deve portar o selo da ANATEL. O selo Anatel contém o nº da homologação e o código EAN/GS1. O código EAN identifica a empresa e também o produto em questão. Este código pertence ao requerente e não pode ser manipulado por terceiros.
    Obs.: No site da Anatel constam fotos do equipamento para que o comprador possa atestar se o equipamento a ser comprado realmente está homologado e como é a etiqueta Anatel deste equipamento.

    4º Observar as regras de cada faixa de freqüência.
    2,4GHz, 5,1GHz, 5,4GHz e 5,8GHz estão todas na resolução 506 de 2008 da ANATEL. A obrigatoriedade de homologar um equipamento e colar selo etc está na resolução 242 de 200.
    Vale a pena comentar que a faixa de 5,150 a 5,350GHz é de uso indoor, ou seja, não utilize para enlaces outdoor pmp nem ptp.

    As limitações para 2,4GHz já foram muito bem explicadas. O ponto multiponto em 5,8GHz é muito semelhante ao 2,4GHz. Um item interessante é o PTP em 5,8GHz que não tem limite de ganho de antena, ou seja, pode usar o rádio na máxima potência* e a antena com o ganho que for necessário.
    máxima potência: a Norma 506 (seção IX art 41) limita 5,8GHz,2,4GHz e 900MHz em um watts (salvo exceções). Se o rádio está homologado a potência máxima dele é igual ou menor que 1watt.
    Na faixa de 5,4GHz a potência máxima do rádio é de 250m Watts (24dBm) e o EIRP (pot. irradiada rádio + ganho de antena) é de 1watt (30dBm).
    http://www.anatel.gov.br/Portal/veri.../documento.asp
    seção IX e Seção X ( pág. 18 até 22).