+ Responder ao Tópico



  1. #1
    _Darkness_
    Visitante

    Padrão Internet no Suse 9.2

    Olá,
    Gostaria de pedir uma ajuda para configurar a Internet no Suse 9.2.

    A situação é a seguinte:
    Tenho um modem externo (serial) TrendNet, na instalação do Suse, foi reconhecido e configurado normalmente.

    O problema é que quando conecto na Internet, não consigo acessar nenhum site, baixar e-mails, etc. É como se não tivesse conectado, nem como root funciona.

    Tenho pra mim que o sistema esta esperando que minha conexão de Internet seja pela placa de rede e não pelo modem.

    Alguém saberia como posso resolver esse problema, informar ao Suse que minha conexão é via modem (discado), e não DSL ou compartilhamento de rede?

    Desde já obrigado

  2. #2

    Padrão Internet no Suse 9.2

    deve ser dns cara..
    tenta pingar algum ip externo...
    já dá uma olhada no arquivo de configuração dos dns que no suse não faço a mínima idéia qual seja, mas deve ser resolv.conf.. pelo menos no debian eh...
    aí vc coloca o enderço do servidor dns do teu provedor..
    tem que ser o ip do servidor tá?
    qqer coisa usa um
    200.215.1.44..
    já vai resolver..



  3. #3
    _Darkness_
    Visitante

    Padrão Internet no Suse 9.2

    Citação Postado originalmente por w00dy
    deve ser dns cara..
    tenta pingar algum ip externo...
    já dá uma olhada no arquivo de configuração dos dns que no suse não faço a mínima idéia qual seja, mas deve ser resolv.conf.. pelo menos no debian eh...
    aí vc coloca o enderço do servidor dns do teu provedor..
    tem que ser o ip do servidor tá?
    qqer coisa usa um
    200.215.1.44..
    já vai resolver..
    A primeira coisa que pensei foi nos DNS, como não lembrava o nome do arquivo pra configurar, informei ele pelo utilitário gráfico de rede que o Suse tem.

    Mas estou achando que o problema é que o sistema esta esperando que a conexão com a Internet seja pela placa de rede, ou ADSL. Acho que se eu indicar que a conexão é pela ppp0 (modem) deve da certo, mas não sei quais arquivos devo configurar pra isso.

    Mas valeu.

  4. #4

    Padrão Internet no Suse 9.2

    olha.. no debian é no arquivos interfaces.. mas no suse, nunca mexi.. nunca nem vi o suse, mas ele é baseado em redhat, então deve ter um arquivo dentro do /etc/rc.d..

    deve ser alguma coisa com ifcfg-eth0 ou coisa parecida..

    dá uma olhada lá..

    mas dizer que os sistema tá esperando por conexão com ppp0?
    sei lá.. meio sinistro isso...
    dá um ifconfig e posta o resultado..



  5. #5
    _Darkness_
    Visitante

    Padrão Internet no Suse 9.2

    dá um ifconfig e posta o resultado..
    Ok, chegando em casa faço isso.

    Mas o esquema acho que ainda não ficou bem claro. Deixa eu tenta melhorar...

    No final da instalação do Suse, aparece um assistente pra configuração de hardware (video, som, partições, rede, etc). Nas configurações de rede ele reconheceu minha placa e setou o modo DHCP (mas como não tenho rede nesse micro, dasabilitei e configurei meu hardmodem externo.

    Mas eu acho que como ele tinha configurado a rede como DHCP, o sistema deve estar achando que minha conexão com Internet é via rede, por isso quando conecto com meu modem não da em nada.

    O que eu preciso é saber, quais arquivos editar pra indicar que minha conexão com Internet é via modem (ppp0) e não rede (eth0).

    Valeu

    PS: Eu usava o Mandrake, e quando acontecia isso, tinha uma ferramenta no centro de controle do Mandrake que eu indicava por qual dispositivo me conectava na Internet (as mardita ferramenta gráfica :@: ). Agora estou testando outras distros diferentes, e como muitas delas não tem as mesmas ferramentinhas de ajuda que tinha no Mandrake to apanhando até

  6. #6
    Rodrigueraaa
    Visitante

    Padrão Internet no Suse 9.2

    o modo mais facil e configura a rede eh pelo YAST ele configura tudo ate no modo console eu tb to usando o suse... so to tendo problema em uma coisa... onde eu edito o arkivo de boot....

    usava o slack "prefiro" mas eu kero testa outra disto no slack era "/etc/rc.d/rc.local" mas no suse eu nao axei... ai eu fiz um arkivo pra fazer issu mas ele soh faz c eu manda pq eu nao sei editar o boot dele ow como c xama issu... to aprendendo agora!



  7. #7
    _Darkness_
    Visitante

    Padrão Internet no Suse 9.2

    Consegui resolver o problema

    Garipei coisas do fundo do baú na Internet pra resolver isso. aparentemente é um bug que o Suse tem desde tempos remotos com o ppp.

    Basta fazer isso:
    cp /etc/ppp/peers/ppp /etc/ppp/peers/kppp

    Que funciona tudo normal. Este texto já esta sendo enviado através do Suse

    w00dy, muito obrigado por ter se prontificado em ajudar

    Rodrigueraaa, para configurar o Boot no Suse da pra fazer o YaST mesmo. Clica no ítem System, é a primeira opção "Configuração do Bootloader". Tem até um ícone de um tênis.

    Valeu

  8. #8

    Padrão Internet no Suse 9.2

    Citação Postado originalmente por w00dy
    olha.. no debian é no arquivos interfaces.. mas no suse, nunca mexi.. nunca nem vi o suse, mas ele é baseado em redhat
    Woddy so uma coisa, o SuSE não eh , e nem nunca foi baseado no Red Hat, e se for ver ele foi o primeiro Linux a ser lançado comercialmente, inclusive se não me engano um ano antes do Debian e no mesmo ano que o slackware.

    Falows



  9. #9

    Padrão Internet no Suse 9.2

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Woddy so uma coisa, o SuSE não eh , e nem nunca foi baseado no Red Hat, e se for ver ele foi o primeiro Linux a ser lançado comercialmente, inclusive se não me engano um ano antes do Debian e no mesmo ano que o slackware.

    Falows
    Mas até onde eu sei, o Suse usa o empacotamento RPM.. ou não?
    RPM = RedHat Package Manager..

    Me corrijam por favor..

  10. #10

    Padrão Internet no Suse 9.2

    utiliza rpm sim, mas ela nao tem nada de RH (graças a deus) :clap:
    a conectiva sim foi baseada na RH

    apesar de ter rpm, eles mesmos criam os pacotes, não sao os mesmos do que a RH usa.
    ateh o slackware pode usar rpm (pelo amor não façam isso :toim: ), o rpm eh soh o sistema de "empacotamento"



  11. #11

    Padrão Internet no Suse 9.2

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    utiliza rpm sim, mas ela nao tem nada de RH (graças a deus) :clap:
    a conectiva sim foi baseada na RH

    apesar de ter rpm, eles mesmos criam os pacotes, não sao os mesmos do que a RH usa.
    ateh o slackware pode usar rpm (pelo amor não façam isso :toim: ), o rpm eh soh o sistema de "empacotamento"
    Falou tudo Ice, não eh pq usa rpm ou outra coisa que eh baseado em RH(ainda bem).


    falows

  12. #12
    garupeiro
    Visitante

    Padrão Internet no Suse 9.2

    ICE vc nao gosta dos produtos e distros Baseados no Red Hat? e pq nao aconselha o uso do RPM ????

    nao estou discutindo so quero sabe sua opinião pois vc sabe muuuuuiiittaaaaa coisa sobre linux vc deve te seus motivos exponha-nos pra nos!!!

    Valeu