Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por whinston
    Alguém sabe o que tem que fazer para o servidor com CPU Pentium 4 HT "use" as 2 CPU, aumentando a performance?
    Toda vez que uso o top, parece que apenas uma está em uso (no %).
    Bem, como você deve saber, as CPUs PIV com HT são biprocessados por unidade (dentro de cada processador, existem dois na verdade). Para que você utilize 100% do seu HT, você deve habilitar o Symetric Multi-Processing no Kernel ou puxar um Kernel cuja opção já esteja habilitada (algumas distribuições já contêm imagens de Kernels com suporte, como a Debian e RH).

2. xstefanox,

Onde eu posso habilitar o Symetric Multi-Processing no kernel do Debian e no RH???

So uma copia... os Processadore HT emulam + 1 processador, o processador nao e dual core. A intel esta lancando o dual core agora. Nos meus servidores de calculo eu desabilitei o HT, pois tinha uma perdar de performance bastante grande, mas eu nao sabia do Symetric Multi-Processing. Sem o HT eu rodo tarefas em mutprocessadas muito bem.

[] Dotta :twisted:

eric_lc
    Eu só queria ter uma idéia da utilização individual de cada processador. Consegui o que eu queria com o top. Obrigado pela ajuda.

4. Citação Postado originalmente por fdotta
    xstefanox,

Onde eu posso habilitar o Symetric Multi-Processing no kernel do Debian e no RH???

So uma copia... os Processadore HT emulam + 1 processador, o processador nao e dual core. A intel esta lancando o dual core agora. Nos meus servidores de calculo eu desabilitei o HT, pois tinha uma perdar de performance bastante grande, mas eu nao sabia do Symetric Multi-Processing. Sem o HT eu rodo tarefas em mutprocessadas muito bem.

[] Dotta :twisted:
    Acho que é no primeiro ou no segundo item, "Processors" ou algo assim. Para puxar imagens pré-compiladas, só rodar o seguinte comando:

Código :
    # apt-cache search kernel-image*-smp

E escolher uma.

Abraços!

5. Carinhas, antes que se empolguem em usar SMP com CPU HT... por experiencia propria e acabei descobrindo que em 90% dos casos usar kernel SMP c/ CPU HT perde performance em até 70% do que usar kernel UP nesse
    mesmo tipo de CPU :P
    Ah sim, em testes que fiz o Unixbench apresentou uma perda de performance de pelomenos 50%... principalmente no I/O, teve 2 coisinhas que ficou mais rapido (coisa de 5-10%), mas não é uma troca vantajosa quando se perde de 50 a 70% em itens como I/O e resposta de processos... verificando o LA(load average) fica até facil :P

Ah sim, confirmei também essa teoria em alguns bate papos por ai...

Ah, outra coisa, os processadores dual ou ht que se tem no mercado não trabalhando balanceando carga do mesmo processo... cada um trabalha com um processo independente, ou seja, se você disparar um processo super-pesado que só levante 1 processo no ar, somente 1 processador vai ficar ocupado com esse processo, o outro vai ficar idle aguardando outros processos pra trabalhar

Tópicos Similares

1. Multiprocessamento - SMP
    Por osbasicos no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 02-02-2004, 07:10

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L