+ Responder ao Tópico



  1. #1
    eric_lc
    Visitante

    Padrão Multiprocessamento

    Alguem sabe como eu posso verificar, em um sistema com 2 procesadores, que procesos estão sendo executados por cada procesador?

  2. #2

    Padrão Multiprocessamento

    Cara, eua cho que não tem isso não, porque pode acontecer dos dois processadores processarem uma mesma tarefa. Mas de qualquer jeito, o top mostra várias informações sobre a utilização da CPU e blábláblá.

  3. #3

    Padrão Multiprocessamento

    Isso mesmo, lembrese que um processador normal tem varias canalizações e mesmo assim so eh possivel ver no geral.

    Dois processadores para o sistema eh indiferente ja que todos os processos rodam em todos para agilizar o sistema.

  4. #4

    Padrão Multiprocessamento

    cara o top mostra em qual processador esta a tarefa, mas isso pode mudar. O sistema muda conforma a conveniencia, ou seja, ele faz o load balance nos provessadores (pelo menos as distros decentes)

    [] Dota :twisted:

  5. #5
    whinston
    Visitante

    Padrão pentium 4 HT

    Alguém sabe o que tem que fazer para o servidor com CPU Pentium 4 HT "use" as 2 CPU, aumentando a performance?
    Toda vez que uso o top, parece que apenas uma está em uso (no %).

  6. #6

    Padrão Re: pentium 4 HT

    Citação Postado originalmente por whinston
    Alguém sabe o que tem que fazer para o servidor com CPU Pentium 4 HT "use" as 2 CPU, aumentando a performance?
    Toda vez que uso o top, parece que apenas uma está em uso (no %).
    Bem, como você deve saber, as CPUs PIV com HT são biprocessados por unidade (dentro de cada processador, existem dois na verdade). Para que você utilize 100% do seu HT, você deve habilitar o Symetric Multi-Processing no Kernel ou puxar um Kernel cuja opção já esteja habilitada (algumas distribuições já contêm imagens de Kernels com suporte, como a Debian e RH).

  7. #7

    Padrão Multiprocessamento

    xstefanox,


    Onde eu posso habilitar o Symetric Multi-Processing no kernel do Debian e no RH???

    So uma copia... os Processadore HT emulam + 1 processador, o processador nao e dual core. A intel esta lancando o dual core agora. Nos meus servidores de calculo eu desabilitei o HT, pois tinha uma perdar de performance bastante grande, mas eu nao sabia do Symetric Multi-Processing. Sem o HT eu rodo tarefas em mutprocessadas muito bem.


    [] Dotta :twisted:

  8. #8
    eric_lc
    Visitante

    Padrão Multiprocessamento

    Eu só queria ter uma idéia da utilização individual de cada processador. Consegui o que eu queria com o top. Obrigado pela ajuda.

  9. #9

    Padrão Multiprocessamento

    Citação Postado originalmente por fdotta
    xstefanox,


    Onde eu posso habilitar o Symetric Multi-Processing no kernel do Debian e no RH???

    So uma copia... os Processadore HT emulam + 1 processador, o processador nao e dual core. A intel esta lancando o dual core agora. Nos meus servidores de calculo eu desabilitei o HT, pois tinha uma perdar de performance bastante grande, mas eu nao sabia do Symetric Multi-Processing. Sem o HT eu rodo tarefas em mutprocessadas muito bem.


    [] Dotta :twisted:
    Acho que é no primeiro ou no segundo item, "Processors" ou algo assim. Para puxar imagens pré-compiladas, só rodar o seguinte comando:

    Código :
    # apt-cache search kernel-image*-smp

    E escolher uma.


    Abraços!

  10. #10

    Padrão Multiprocessamento

    Carinhas, antes que se empolguem em usar SMP com CPU HT... por experiencia propria e acabei descobrindo que em 90% dos casos usar kernel SMP c/ CPU HT perde performance em até 70% do que usar kernel UP nesse
    mesmo tipo de CPU :P
    Ah sim, em testes que fiz o Unixbench apresentou uma perda de performance de pelomenos 50%... principalmente no I/O, teve 2 coisinhas que ficou mais rapido (coisa de 5-10%), mas não é uma troca vantajosa quando se perde de 50 a 70% em itens como I/O e resposta de processos... verificando o LA(load average) fica até facil :P

    Ah sim, confirmei também essa teoria em alguns bate papos por ai...

    Ah, outra coisa, os processadores dual ou ht que se tem no mercado não trabalhando balanceando carga do mesmo processo... cada um trabalha com um processo independente, ou seja, se você disparar um processo super-pesado que só levante 1 processo no ar, somente 1 processador vai ficar ocupado com esse processo, o outro vai ficar idle aguardando outros processos pra trabalhar

  11. #11

    Padrão Multiprocessamento

    Sim, justo, HT nao é magica, voce poderia ter 4 processadores que eles nao iriam dividir entre os processadores... ela precisa ser smp-aware, é igual a um cluster, para ir para o cluster a aplicacao precisa saber que ela é "cluster-aware", exceto pelo mosix, que migra o processo todo, mas obvio, é o processo, e nao uma thread do processo.

    Agora quanto a quesitos de perfomance é estranho, pois teoricamente isso deveria agilizar as coisas, nao entendo porque fica mais lento, qual versao do kernel estavam fazendo os testes? em termos de hardware é bem mais rapido, se for algo para dar perda de perfomance é lentidao. Quanto a habilitar o HT tem que habilitado na bios e o kernel ter suporte a SMP, afinal ele usa as mesmas calls e codigos para trabalhar com SMP e HT, alias ele trata como se fosse SMP e pronto, inclusive porque nao tem uma parte do kernel que seja HT-specific, algo no estilo <*> Enable Intel Hyper Threading Support. Eu sinceramente nao vejo esse lance de perda de perfomance como viavel, mas ok nao fiz testes para dizer, o que seria interessante propor era testar uma maquina single processor, uma dual processor (smp) e outra com ht, e rodar em todas tanto o kernel com suporte a SMP quanto o sem (UP), ai sim comparar os resultados, pois ate onde eu lembro, todos os que eu vi apontaram aumento de perfomance, igualmente aos kernels 2.6.x em relacao aos 2.4.x.

    mas bom isso é so o q eu vi, nunca cheguei a fazer nenhum teste para realmente comprovar os numeros.


    my 2 cents

  12. #12

    Padrão Multiprocessamento

    Pessoal,

    Tenho um servidor com 4 Processadores Xeon MP e outro com 8 Processadores Xeon MP, todos com cpu 3GHz HT. Eu utiliso aplicacoes para calculo (elementos finitos). Este codigos sao todos paralelizados para MPI e in-core. Uma das paralelizacoes q eu utilizao e da LIB MKL (Math Kernel Lib) da Intel, que por sinal eh exelente.

    Entao fiz o teste com o HT ligado rotando em todas as CPU (8 em uma maquina e 16 na outra) e sem o HT (4 em uma e 8 na outra) e a perda de performance com o HT ligado foi significativa.

    So um detalhe esta masquinas utilizo Red Hat Enterpiser 3.0 ES, que jah totalmente prepatado para maquina multiprocessadas.

    [] Dotta :twisted:

  13. #13
    whinston
    Visitante

    Padrão q m...

    entao esta coisa de HT eh puro marketing da Intel, pra variar?
    eu tenho um Atlhon XP2400 com 1gb de RAM e adoro ficar rippando e encodando coisas pra ter backup de DVD caros

    bem, no Atlhon levava cerca de 5hs, mas ele queimou. Ae fiquei na duvida de comprar um Semprom, já que não achava mais um igual, ou um AMD64, P4, etc.. acabei optando pelo P4 HT 3ghz

    vcs nao acreditam, mas ele leva as mesmas 5hs pra fz o processo!!!
    fiquei maaaaaaacho, pq paguei super barato (em comparação a similares no mercado) mas foi R$ 1.200 soh de MB+CPU pra ter o mesmo desempenho doq uma máquina 3x mais barata

  14. #14

    Padrão Multiprocessamento

    whinston,

    @ 2 coisas, primeito o ht tem utilidade para desktop pois ajuda exetucar varias coisa ao mesmo tempo com uma performance melhor, mas quando falamos de servidor de alto desenpenho a coisa muda. Quanto a gravar dvd, eu gravo aki em casa em um P4 3GHz HT e demora +/- uma hora para ripar um dvd....

    [] Dotta :twisted:

  15. #15
    whinston
    Visitante

    Padrão rippar e encodar?

    mas soh rippar, ou seja, tirar os vob ou encodar pra divx tb ?
    se for ambos os processos, vc precisa me passar as manhas, rs.

    rippar eh rapido, leva 12min.. agora encodar 3hs de videos demora 5hs usando o codevx Xvid com 1100kbps em 640x480

  16. #16

    Padrão Multiprocessamento

    para tirar os vob demora uam 40 min... passar para divx nunca fiz isso eu uso dvd shink e o wintervidio dvd copy... so isso nao tem muita manha nao...

    [] Dotta :twisted: