Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Fui convidado a instalar uma infraestrutura de um servidor de internet numa cidade próxima à minha, porém, lah jah existe um provedor wireless. Os dados saum os seguintes:
    - O servidor vai estar ligado num link com a embratel e em uma bridge no modo adhoc; esta bridge vai estar ligada com outra bridge, tb em adhoc (obvio), com antenas direcionais na horizontal, e ligar em outra bridge (via par trançado) no modo infraestructure, com uma antena setorial d 90 ou 120º pendurada; o ponto de distribuição de sinal q vou utilizar (o morraum, pra ser mais exato) eh o mesmo q o concorrente jah estah utilizando... ele fez um link ponto a ponto com duas antenas direcionais na "vertical" (achei meio estranho, mas tah bom...) e ligou noutra bridge (via par trançado) em modo infraestructure, com uma antena d 90º setorial. Minha torre estah uns 15 metros atras da dele, porém a minha tem uns 18 metros a mais d altura q a do concorrente... mas meu ponto-a-ponto vai cruzar com o ponto-a-ponto do concorrente.
    Minhas dúvidas:
    * Será q vai funcionar o ponto-a-ponto, ou vai cair meu adhoc e o do concorrente tb?!?!??!?!
    * Minha antena setorial vai estar atras da do concorrente... mesmo pondo em canais diferentes, vai dar interferencia uma na outra!??!?!?!

    Se alguem jah fez isso, me dah uma luz!

  2. #2
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    a minha cruza por varios sinais de concorrentes e de emprezas que usan wirelles e nao da problema algum so tive que usar diferente polarizacao pois tava dando ruido
    mas funciona bem sem problema algum
    te mais

  3. #3
    marrecotk
    Visitante

    Padrão Rede Wirelles

    Boa tarde Amigo.
    No seu caso, pode ser feito da seguinte forma: mudar a polarização das antenas (horizontal ) e usar canais diferente dos da concorrência. Sempre é bom utilizar o 1,6,11.

    A disposição.

  4. #4
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    O Willian esta correto na utilizacao dos canais e na polarizacao, se bem que quando tem outros provedores eh dificil usarmos 1,6,11 porque o concorrente pode estar usando, desta forma o ideal eh trabalhar em canais o mais distante possivel.

    Em relacao a polarizacao da antena, eh interessante usar polarizacao inversa do concorrente, na maioria dos casos eh utilizada a Vertical, sendo assim procure saber melhor a que ele usa atualmente e procure por antenas com polarizacao Horizontal que rejeitam sinais de antenas verticais. Eu trabalho com antenas da Pluton (todas em 2.4 GHz sao homologadas e polarizacao horizontal).

    Espero ter ajudado.

  5. #5

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Entaum... o aconselhavel eh utilizar nos clientes antenas d polarizaçaum inversa a do concorrente (horizontal)???
    E o meu adhoc?!?!?! Eu uso q polarizaçaum?!?!?! Lembrando q o meu adhoc vai cruzar com o adhoc do concorrente (q tah na vertical), e tb vai passar por baixo da antena setorial minha (q ainda naum sei q polaridade colocar) e a do concorrente (q tah na vertical) ?!?!?!?
    Naum tem como usar na diagonal naum?!?!?!?!

  6. #6
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Existem 3 tipos de polarizacao:
    - Vertical;
    - Horizontal;
    - Circular.

    Se o seu concorrente esta usando na Vertical o recomendado seria voce usar na horizontal ateh mesmo no link ponto a ponto.

    Voce tem 11 canais de frequencia nos quais 3 deles naum se sobrepoe voce pode cruzar o seu proprio link que nao interfere.

    Se precisar de ajuda para montar um projeto por favor me avise.

  7. #7
    berté
    Visitante

    Padrão wireless

    Cara...porque você não usa radio de 5.8GHz para fazer o enlace você não vai ter dor de cabeça não mais eu trabalho com 5.8GHz em meus enlace e não tenho mais trabalho. com radio de 5.8GHz você tem uma largura de banda maior e não vai dar estouro de banda e seu radio não vai parar e não vai ficar lento eu já usei muito enlace de 2.4GHz mas hoje não uso mais se você for trabalhar com wireless começa o trabalhar certo q você sempre vai ter um serviço de qualidade.

    eu cuido de mais de 300 cliente wireless e ate final do ano estou chegando a 1000 clientes.
    trabalho com varios modelos de radio.

    qual quer coisa entra em contato

    [email protected]

  8. #8

    Padrão Re: wireless

    Citação Postado originalmente por berté
    Cara...porque você não usa radio de 5.8GHz para fazer o enlace você não vai ter dor de cabeça não mais eu trabalho com 5.8GHz em meus enlace e não tenho mais trabalho. com radio de 5.8GHz você tem uma largura de banda maior e não vai dar estouro de banda e seu radio não vai parar e não vai ficar lento eu já usei muito enlace de 2.4GHz mas hoje não uso mais se você for trabalhar com wireless começa o trabalhar certo q você sempre vai ter um serviço de qualidade.

    eu cuido de mais de 300 cliente wireless e ate final do ano estou chegando a 1000 clientes.
    trabalho com varios modelos de radio.

    qual quer coisa entra em contato

    [email protected]
    Isso acho q naum vai dar... os clientes q estaum no concorrente usam 2.4ghz, e a maioria deles tah puto da vida com ele, pela mah qualidade do acesso... isso vai atrair os mesmos para a radio alternativa, e eles naum precisaraum trocar os radios, entendeu!?
    Mas obrigado assim mesmo!

  9. #9
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    O que o nosso amigo quis dizer é para voce criar os enlaces em 5.8 GHz e atender os clientes em 2.4 GHz em AP (Access Point).

    Mesmo porque atender clientes em 5.8 GHz voce iria precisar usar MP.11a e para clientes ficaria muito caro.

    Somente o Backbone em 5.8 GHz e AP em 2.4 GHz

  10. #10

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Citação Postado originalmente por Wireless_Brasil
    O que o nosso amigo quis dizer é para voce criar os enlaces em 5.8 GHz e atender os clientes em 2.4 GHz em AP (Access Point).

    Mesmo porque atender clientes em 5.8 GHz voce iria precisar usar MP.11a e para clientes ficaria muito caro.

    Somente o Backbone em 5.8 GHz e AP em 2.4 GHz
    Hum... saquei! Entaum compro duas bridges 5.8Ghz pra fazer uma adhoc, e ponho outra bridge em 2.4Ghz em modo AP...
    Com o AP-4000 da Proxim naum dah pra fazer um adhoc num cartaum 802.11a, e usar o outro cartaum 802.11b em modo AP??? Ela tem essa funçaum d servir tanto como adhoc como infraestructure ao mesmo tempo!?!?!?

  11. #11
    marrecotk
    Visitante

    Padrão Wireless

    olá.
    Você pode usar também um VIP 110/24 da Wi-Lan, que trabalha na frequência de 2,4Ghz, porém não sobre interferência de rádios 802.11b. Faça o backbone com ele e como jah postaram acima, os clientes em 802.11b normal. Com certeza vc naum vai c arrepender d usar este equipamento. Para saber o preço, favor mandar um e-mail.

    Fico a disposição.

  12. #12
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    O AP-4000 tem opcao de WDS e AP trabalhando simultaneo.
    Voce poderia fazer em um cartao backbone 802.11a e AP em 802.11g, porem essa solução não funciona bem em ambiente OUTDOOR.

    Esse equipamento como a maioria dos outros foi desenvolvido para uso interno, alguns equipamentos ainda funcionam legal em OUTDOOR mas o AP-4000 nem com reza braba!

    O Ideal e mais barato seria voce usar um par de MP.11a para fazer o Backbone 5.8 GHz e um AP-2000 para fazer o Access Point.

    Se quiser eu monto um projeto pra voce com estes rádios.

  13. #13
    Visitante

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Colega,

    1 - se vc quiser gastar pouco faca o seu ponto a ponto em 2.4 Ghz mas com rádios que utilizaem protocolos proprieários pra isso, nao faca este ptp com radios q trabalhem com o AD-HOC do padrão 802.11,

    2- Se vc tem dinheiro pra gastar no seu PTP faca ele em 5.8 Ghz, mas nao utilize os TSUNAMI MP11a (mas estes radios sao mto bons), use rádios da TERABEAN para fazer este PTP q vc tera uma velociade próxima a 30 mbits real... e ira gastar neste PTP aproximadamente uns R$ 9.000,00. mas fica mto mto bom,, e vc pode estar ate uma distancia de uns 25 km sem problema nenhum.

    3- Se vc optar por fazer o PTP em 2.4, faca o seu link em polaridade inversa ao do seu access point, ou seja um em polari~zação vertical e outro em polarizacao horizontal.

    Espero ter ajudado,

    Atenciosamente,

    Rosauro Baretta
    [email protected]

  14. #14
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Nossa amigo Rosauro falou tudo, se voce puder utlizar equipamentos com protocolo proprietário para OUTDOOR é muito melhor, pois o protocolo usado no Ad Hoc eh 802.11b desenvolvido para ambiente interno e os proprietários de cada fabricante é feito para uso externo OUTDOOR.

    Se puder usar 5.8 GHz melhor ainda a solução que nosso amigo falou MP.11a eu tenho preços especiais da linha Proxim.

    Ponto a Ponto com MP.11a
    1 Base (BSU) mas 1 Remoto (SU) - R$ 5.985,00

    As antenas vão depender da distancia que voce precisa.

  15. #15

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Citação Postado originalmente por Wireless_Brasil
    Nossa amigo Rosauro falou tudo, se voce puder utlizar equipamentos com protocolo proprietário para OUTDOOR é muito melhor, pois o protocolo usado no Ad Hoc eh 802.11b desenvolvido para ambiente interno e os proprietários de cada fabricante é feito para uso externo OUTDOOR.

    Se puder usar 5.8 GHz melhor ainda a solução que nosso amigo falou MP.11a eu tenho preços especiais da linha Proxim.

    Ponto a Ponto com MP.11a
    1 Base (BSU) mas 1 Remoto (SU) - R$ 5.985,00

    As antenas vão depender da distancia que voce precisa.
    O q vem a ser "Protocolo proprietario" ???
    Eu conheço o ad-hoc... mas esse aih nunca usei....!
    Aonde acho isso, por exemplo, num ovislink wl-1120ap??? Todo AP tem isso??? Em q consiste isso aih!?!??!

  16. #16
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Quando voce trabalha em AD-Hoc o radio utiliza o protocolo 802.11b que foi desenvolvido para ambiente interno.

    Apesar de ter sido desenvolvido para ambiente interno nós brasileiros usamos em OUTDOOR, porem isso não é recomendado porque no protocolo 802.11b tem um pacote chamado ACK, o ACK faz uma verificação em cada pacote enviado, ou seja, quando voce transmite um pacote ele espera uma confirmacao de recebimento deste pacote se ele não receber em x minutos ele retransmite o mesmo pacote, porem quando usamos em OUTDOOR as distancias geralmente são em KM isso faz com que a confirmacao do pacote demore mais a chegar, e nesse meio tempo o transmissor ja retransmitiu e acaba colidindo com o pacote de retorno, forcando o ponto transmissor retransmitir.

    Isso faz com que o sistema fique lento e muitas vezes perde pacotes, os protocolos proprietarios de cada fabricante é feito para resolver esse "problema" e não esperar confirmação dos pacotes.

    O protocolo eh chamado de proprietario porque não eh compativel entre todos os fabricantes, para voce fazer um link é necesssário que os dois rádios trabalhem com o mesmo protocolo.

    Alguns exemplos de protocolos proprietarios.
    Turbocell, WORP (Wireless Outdoor Router Protocol), AML (Automatic Multilink) entre outros.

    Espero ter sido claro

  17. #17

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Citação Postado originalmente por Wireless_Brasil
    Quando voce trabalha em AD-Hoc o radio utiliza o protocolo 802.11b que foi desenvolvido para ambiente interno.

    Apesar de ter sido desenvolvido para ambiente interno nós brasileiros usamos em OUTDOOR, porem isso não é recomendado porque no protocolo 802.11b tem um pacote chamado ACK, o ACK faz uma verificação em cada pacote enviado, ou seja, quando voce transmite um pacote ele espera uma confirmacao de recebimento deste pacote se ele não receber em x minutos ele retransmite o mesmo pacote, porem quando usamos em OUTDOOR as distancias geralmente são em KM isso faz com que a confirmacao do pacote demore mais a chegar, e nesse meio tempo o transmissor ja retransmitiu e acaba colidindo com o pacote de retorno, forcando o ponto transmissor retransmitir.

    Isso faz com que o sistema fique lento e muitas vezes perde pacotes, os protocolos proprietarios de cada fabricante é feito para resolver esse "problema" e não esperar confirmação dos pacotes.

    O protocolo eh chamado de proprietario porque não eh compativel entre todos os fabricantes, para voce fazer um link é necesssário que os dois rádios trabalhem com o mesmo protocolo.

    Alguns exemplos de protocolos proprietarios.
    Turbocell, WORP (Wireless Outdoor Router Protocol), AML (Automatic Multilink) entre outros.

    Espero ter sido claro
    Bom... acho q entendi... mas a distancia q vou utilizar esse ponto-a-ponto eh d no máximo 3km... vou verificar aqui quais as opções d protocolo proprietario tenho nos aps, e dpois posto alguma coisa!
    Ah sim... complementando... toh pensando em utilizar 2 ap-2000: uma cada torre d distribuiçaum, e ambas em modo AP. Minha dúvida: dah pra colocar as duas ap-2000 em modo AP e modo ponto-a-ponto ao mesmo tempo (cada cartaum com uma funçaum)???? Toh pensando, por motivos financeiros, colocar somente essas duas ap-2000, uma cada torre, agindo como AP e fazendo ponto-a-ponto... dah pra fazer isso??????
    Obrigado!

  18. #18
    pilantrox
    Visitante

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Aproveitando a deixa,,,,, pessoal ,, to entrando em uma cidade tbm onde tem concorrencia,,, alem de a concorrencia colocar uma torre com os equipamentos quase na mesma altura dos meus usa radios com amplificadores de sinal sem nenhuma preocupacao,,,, gostaria de fazer um levantamento pra trabalhar em 5.8 nessa cidade ,, como estou montando minha rede agora tenho q decidir logo, se vou trabalhar soh em 5.8 ou em 2.4 , o ruim eh os precos ,,,,, será q alguem poderia me passar uma lista de equipamentos que eu poderia usar ex:
    5.8
    Na base , qual equipamento? Valor?
    5.8
    No cliente, qual equipamento? valor?
    Pesquisei ,,sei que tem um conversor de frequencia de 2.4 pra 5.8 e ainda eh amplificado em 500mwats , mas o preço eh 855 doletas,,, me derrubou as pernas.........
    gostaria de saber tbm a respeito da licença pra faixa 5.8 ? como fica ,,eh liberado ,apenas exigem equipamentos homologados ? ou cobram uma SCM tbm em 5.8 ??? obrigado por qualquer resposta!!!! falowsss

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Citação Postado originalmente por pilantrox
    Aproveitando a deixa,,,,, pessoal ,, to entrando em uma cidade tbm onde tem concorrencia,,, alem de a concorrencia colocar uma torre com os equipamentos quase na mesma altura dos meus usa radios com amplificadores de sinal sem nenhuma preocupacao,,,, gostaria de fazer um levantamento pra trabalhar em 5.8 nessa cidade ,, como estou montando minha rede agora tenho q decidir logo, se vou trabalhar soh em 5.8 ou em 2.4 , o ruim eh os precos ,,,,, será q alguem poderia me passar uma lista de equipamentos que eu poderia usar ex:
    5.8
    Na base , qual equipamento? Valor?
    5.8
    No cliente, qual equipamento? valor?
    Pesquisei ,,sei que tem um conversor de frequencia de 2.4 pra 5.8 e ainda eh amplificado em 500mwats , mas o preço eh 855 doletas,,, me derrubou as pernas.........
    gostaria de saber tbm a respeito da licença pra faixa 5.8 ? como fica ,,eh liberado ,apenas exigem equipamentos homologados ? ou cobram uma SCM tbm em 5.8 ??? obrigado por qualquer resposta!!!! falowsss
    SCM nao eh para frequencia... eh para exploracao de Servico Multimidia... no caso se eh provedor eh necessario.

    5.8 ainda eh caro para clientes finais... a menos que vah atender somente empresas. Equipamento eh complicado falar, pois tem muita opcao...Aqui jah estou testando um projeto para 5.8 utilizando as plaquinhas da DLINK-5.8 em LinuxAP (gambi a lah brasileira :martelo e os clientes utilizariam a mesma placa como cliente... nos EUA estas placas estao saindo a us$ 75,00.. aqui ainda tah dificil conseguir... Agora podem apostar; daqui a pouco tempo 5.8 vai dominar... mas nao fiquem felizes, pois teremos os mesmos problemas que hoje sao enfrentados no 2.4 e bem mais graves, pois a frequencia eh mais suscetivel a interferencia.. :toim:

  20. #20
    pilantrox
    Visitante

    Padrão Montar wireless em cidade que jah tem provedor wireless...

    Dah pra faze base e cliente com servidor linux + placa em 5.8,, corrigindo ,,,,,, não eh uma gambiarra e sim uma adaptação técnica,, gambiarra eh quando naum funciona ,,aiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaui.....
    ai mas deve ficar bom,,,, digamos eu to com a empresa e vo atende apenas algumas empresas ,,, eu naum preciso da licença Multimidia??? no meu caso se estiver provendo o acesso eu preciso da licença,,,,em outros casos naum eh necessario?