+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vinicius101
    Visitante

    Padrão Quota no samba

    Pessoal estou com o seguinte problema:

    Criei um usuário no linux e defini 1Mb de quota para ele.
    Adicionei este usuário no samba e acessei o domínio por uma máquina windows com ele.

    Só que quando eu dou logoff ele me apresenta um erro, dizendo que o espaço é insuficiente no disco e não copia o perfil ambulante.

    Aí eu aumento a quota dele para 10Mb e funciona normalmente.

    Algue sabe o que pode estar ocasionando este erro?
    O usuário não tem nada de quota utilizada.

    Utilizo fedora 2 como PDC

  2. #2
    vaonetto
    Visitante

    Padrão Quota no samba

    Porque vc definiu quota para o usuário. O usuário criado no Samba lê essas configurações e as aplica. Qual o motivo para vc ter adicionado quota?

  3. #3
    vinicius101
    Visitante

    Padrão Quota no samba

    Eu apliquei quota no /home/vinicius
    Esta pasta é mapeada automaticamente quando o usuário loga na estaçao win.

    Ou seja eu quero que na pasta mapeada (v o usuário tenha apenas 1Mb de espaço, estou fazendo coisa errada?

    Eu queria saber se a quota no linux funciona no samba normalmente, quando um usuário loga na estaçao windows, Pelo que me consta deveria funcionar.

    Mas ele está me apontando espaço insuficiente quando eu do logoff da estação com 1Mb. Aumentando a quota no linux ele funciona, nao sei porque.

    Abraços!

  4. #4
    vaonetto
    Visitante

    Padrão Quota no samba

    Sim, se vc aplicou quota por usuário ou grupo em uma determinada partição, ela é reconhecida normalmente pelo usuário logando pelo Samba.

    Vc está usando perfil do Windows, né? Vai ver o perfil superou essa área em tamanho ... Quando vc mudou para 10MB, vc checou o conteúdo da pasta home?

  5. #5
    Visitante

    Padrão Quota no samba

    O estranho é o seguinte eu configurei quota de 1Mb no /home/viniicus.
    Se eu logo no server local com este usuário funciona normalmente.

    E se a quota estiesse atinjida ele me daria erro assim que eu entro com o usuário e senha no samba. Só que ele entra loga no domínio e só me apresenta erro depois do logoff.

    Será que ele está considerando o espaço que tem na estação windows na quota do meu usuário? Se sim, não deveria né?

    Abraços

  6. #6

    Padrão Quota no samba

    Amigo,

    AContece que pelo que entendi vc tá usando perfil móvel no samba, ou seja, qdo tu efetua logout no windows, ele copia arquivos de configuração do windows pra dentro do teu server, a pasta dele lá no documents and settings, que por si só já deve ultrapassar o tamanho de 1 MB. Ou tu desabilita o perfil móvel ou aumenta a quota dele.