Citação Postado originalmente por clistenis
Bom dia pessoal...

Ha algum tempo atras eu instalei a STAR ONE da Embratel em uma fazenda aqui perto, e tinha montado a rede com servidor linux e tudo mais, porém tive que instalar um Servidor Windows 2000 pelo simples fato de que o "modem" da Star One ou seja o Receptor do Satelite ter um software prioritário que roda somente no windows....

Posso até estar falando besteira mais pelo menos o que o tecnico de instalação da Star One me indicou é que não tinha software de comunicação do Receptor do Satellite para LINUX.
Isso é balela! realmente a Starone não suporta o linux como gateway em todos os seus modens mas do EB300 acima você pode optar pela "interdependência operacional" use esse termo com a starone que elas entenderão sua solicitação, aqui possuimos um telecentro o qual eu montei com o Conectiva Linux 10 e funciona perfeitamente, é só você colocar uma segunda placa de rede (eth1) e setá-la para ip via DHCP (fornecido ao computador pelo modem) configurar a primeira placa (eth0) para sua rede local, utilizar o squid (apesar de não precisar pois o próprio modem possue o proxy porta 9877) mas com o squid você pode fazer o controle de banda, entre outros recursos.
Infelizmente na empresa que trabalho estamos com o EB200 (SuperIG) mas operadores da starone já estão consultando a possibilidade de implementação deste recurso também nestes modens. "É a força do Linux empurrando os dinossauros contra o fosso!"

Valew