+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nome do host

    Existe algum modo onde possa extrair o nome do dominio principal do computador, ex. tenho configurado meudominio.com.br e os virtuais outrodominio.com, maisumdominio.org.br e preciso "pegar" o nome do dominio principal ou de algumas configuracoes contidas no dominio.com.br.db da pasta etc/bind

    estou quase terminando de fazer um script para adicionar/remover ou alterar dominios, a principio para o aplinux. já consegui criar/remover dominios de email, do bind falta apenas este arquivo a edicao do named.conf ja esta completa, quem quiser acompanhar pode pegar o script em www.izaz.com.br/download/dominio.rar ainda ta meio xucro o arquivo (pois agora que estou aprendendo shel script, sed, awk) mais quebra um galho, ta funcionando tipo assim:
    ./dominio.sh add nomedominio.com.br senhapostmaster (adiciona dominio)
    ./dominio.sh del nomedominio.com.br (retira dominio)
    ./dominio.sh alt nomedominio.com.br novodominio.com.br senhapostmaster (retira o nomedominio e inclui o novodominio)
    ./dominio.sh (chama o wizard)
    se nao informado a senha ele utiliza uma senha padrao por enquanto "aplinux12", depois vou alterar para gerar uma senha randomica.

    quem puder colaborar agradeco muito,

    vlw

    abraco a todos.

  2. #2

    Padrão Nome do host

    Extraindo ele do /etc/hosts?

  3. #3

    Padrão Nome do host

    mesmo que o meu arquivo hosts conter varios dominios seria possivel a extracao?

  4. #4

    Padrão Nome do host

    fica um pouco mais complicado mas ai vc pode fazer o seguinte, pega o IP que tem na placa de rede e depois usa o dominio correspondente a este ip no hosts

  5. #5

    Padrão Nome do host

    e existe um modo de obter este ip onde por exemplo eu nao saiba qual eh o mesmo???, atraves do ifconfig, ou outro modo, supondo que eh um servidor simples e existe apenas uma interface de rede

  6. #6

    Padrão Nome do host

    explica melhor o que o script vai ter que fazer.... pra que vc precisa do dominio principal no teu script?

  7. #7

    Padrão Nome do host

    ou precisaria do dominio principal para fazer uma copia do arquivo do bind do mesmo para um secundario tipo assim cp /etc/bind/dominio1.com.br etc/bind/dominio2.com.br para criar um arquivo padrao, seguindo apenas os passos apresentados em http://www.aplinux.com.br/?q=node/131 para criacao de novos dominios no bind, se eu estiver errado no modo de inclusao, podem me corrigir, como disse sou iniciante nesta area.

    e como um amigo meu sempre diz, que "nos erros descobrimos o que eh certo", vamos testando...

  8. #8

    Padrão Nome do host

    e como citei antes em www.izaz.com.br/download/dominio.rar tem uma copia do script, deixei ele todo comentado para ficar facil de qualquer pessoa que abrir possa entender qual eh a finalidade, pois sei que tem muita coisa para melhorar.

  9. #9

    Padrão Nome do host

    Bem cara, usando Shell Script nao ficaria mais fácil tu fazer ele gerar o documento padrão usando os parametros na execução dele?

  10. #10

    Padrão Nome do host

    ateh fica sim, mas preciso de alguns parametros da maquina como o ip(ou eh melhor solicitar) para a criacao de um arquivo como por exemplo (na maquina aki estou como o arquivo que coletei em um bsd, nao sei se segue o mesmo padra):

    $TTL 3600

    @ IN SOA ns.dominio.com.br. suporte.dominio.com.br. (
    2005032801 ; Serial
    3600 ; Refresh
    900 ; Retry
    3600000 ; Expire
    3600 ) ; Minimum
    IN NS ns.dominio.com.br.
    IN NS ns2.dominio.com.br.
    IN MX 1 mx.dominio.com.br.

    ns IN A 200.000.000.000 este ip nao teria de pegar da maquina???
    proxy IN A 200.000.000.000
    fw-izaz IN A 200.000.000.000
    mx IN A 200.000.000.000


    www IN CNAME ns
    ftp IN CNAME ns
    pop3 IN CNAME mx
    smtp IN CNAME mx

  11. #11

    Padrão Nome do host

    acho melhor vc pedir isso... imagina que o cara tem mais IPs (alias) na interface? :good:

  12. #12

    Padrão Nome do host

    bem pensado, vou implementar depois eu posto falando o que deu.

    muito obrigado pela ajuda.

  13. #13

    Padrão Nome do host

    faz um cadastrinho no mysql tb.. tipo.. via browser tu cadastra no banco, o shell script lê o banco e escreve os arquivos :P show de bola pra backupear... rs....