+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cotas de disco

    Como coloco cotas de disco pra meus usuários nas pastas pessoais?

    Eles estão logando por samba (PDC) e tem as pastas públicas no home também. Queria ter cota de disco soh nas particulares.

  2. #2
    underlinuxuser
    Visitante

    Padrão Cotas de disco

    Ative suporte a Quota no home

    Para Ativar o suporte a "quotas" em sistemas de arquivos ext2/ext3, siga o seguintes pasos:

    1 - Edite o arquivo /etc/fstab, adicionando as opções "usrquota" e "grpquota", sepadados por vírgulas, logo apos a opções "defaults" na configuração dos pontos de montagem do /home:


    2 - Force a checagem de quota nos sistemas de arquivos:

    # quotacheck -auvg

    Isto fará com que todas as partições configuradas com suporte a quota sejam consultadas e atualizadas suas tabelas de quotas.

    3 - Ative o suporte a quota:

    # quotaon -a

    Para editar a quota de disco de um usuário utilize o comando:

    # edquota -u usuario

    Para editar a quota de disco de um grupo, utilize o comando:

    # edquota -g grupo

    Uma tabela com a configuração de espaço em disco será aberta no editor (vi), onde será possível a configuração dos limites de espaço em disco a ser utilizado.

    Para saber quanto seus usuarios estao usando de suas quotas de disco, utilize o comando:

    # repquota -auvg

  3. #3
    underlinuxuser
    Visitante

    Padrão Cotas de disco

    Ative suporte a Quota no home

    Para Ativar o suporte a "quotas" em sistemas de arquivos ext2/ext3, siga o seguintes pasos:

    1 - Edite o arquivo /etc/fstab, adicionando as opções "usrquota" e "grpquota", sepadados por vírgulas, logo apos a opções "defaults" na configuração dos pontos de montagem do /home:


    2 - Force a checagem de quota nos sistemas de arquivos:

    # quotacheck -auvg

    Isto fará com que todas as partições configuradas com suporte a quota sejam consultadas e atualizadas suas tabelas de quotas.

    3 - Ative o suporte a quota:

    # quotaon -a

    Para editar a quota de disco de um usuário utilize o comando:

    # edquota -u usuario

    Para editar a quota de disco de um grupo, utilize o comando:

    # edquota -g grupo

    Uma tabela com a configuração de espaço em disco será aberta no editor (vi), onde será possível a configuração dos limites de espaço em disco a ser utilizado.

    Para saber quanto seus usuarios estao usando de suas quotas de disco, utilize o comando:

    # repquota -auvg

  4. #4

    Padrão Cotas de disco

    Em 95% dos casos eu tive que recompilar a habilitar suporte a quotas no Kernel. Dê uma caçada aqui nos artigos que tem algo sobre quota também que eu me lembro.




    Abraços!