+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Radius , conceito

    boas pessoal do forum, peço aos experts que me expliquem afinal o que é o radius!
    Eu já ouvi falar bastante nele, conheço softwares que permitem montar um servidor radius tal como Free e Open radius, sei que tem haver com autenticação, mas n faço ideia de como funciona.. ele autentica os utilizadores com base em q?, MySQL, contas no sistema, ldap ou o q?!
    basicamente eu quero saber para que o radius pode servir e como é feita a autenticação dos utilizadores. Um abraço[]

  2. #2
    casper_linux
    Visitante

    Padrão Radius , conceito

    Cara o radius vai autenticar usuários. É isso que você tem que ter em mente.

    Agora onde vai estar sua base de dados, vai depender de configuração e opção que o seu radius vai ter. Eu por exemplo utilizo o freeradius, para autenticar os meus usuário discado, com uma base de dados em mysql. Mas isso nada impediria que eu utilizasse a base de usuários do linux, ou então ldap.

    Valeu

    Fabrício Vieira Campos

  3. #3

    Padrão Radius , conceito

    pois, eu ontem consegui por o freeradius a funcar duma maneira mto vaga.. ele autentica utilizadores certo, porem mtas aplicaçoes pedem um login e password do servidor radius, esse login é do administrador do radius?
    já agora qual a maneira mais comum de autenticar utlizadores no radius? é usando o mysql?
    n conheçem uma aplicação (frontend, GUI etc..) para adminitrar utilizadores do radius sem ser directamente na consola do mysql?
    mais uma coisa colegas, me desculpem a minha ignorancia, o que é o tal "secret" e o NAS?

    Um abraço[]

  4. #4

    Padrão opa

    Olha sow..

    o NAS é basicamente o equipamento que vai realizar a consulta ao Radius, e secret é tipo uma senha para autorizar isso, saca, por exemplo um PR-4000 para acesso discado..

    Nele tu configura o IP do seu radius, porta e a secret

    no teu Radius tu coloca na lista NAS o IP do seu PR-4000 e a secret, precisam estar iguais.


    Tendeu?

    Basicamente é isso..

  5. #5
    Herlon
    Visitante

    Padrão Radius , conceito

    Se quiser informações mais detalhadas, adquira a Linux Magazine deste mês que tras uma materia bastante interessante sobre o assunto e fontes de consulta.