+ Responder ao Tópico

NAT



  1. #1
    garupeiro
    Visitante

    Padrão NAT

    Galera fiz 1 server dhcp o linux pinga o win98 e vice-versa so q o win nao sai pra internet sera q tenho q faze um NAT e o q + onde posso encontra tutorial em BR pra faze 1 nat ????

  2. #2
    wrochal
    Visitante

    Padrão NAT

    Caro,

    Recomendo que leia este artigo:

    https://under-linux.org/artigos69.html

    Falou,



  3. #3
    DIVORAK
    Visitante

    Padrão NAT

    Se vc usa distros derivadas do red hat, ou MDK use o guidedog muito bom e prático!

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    3.923
    Posts de Blog
    1

    Padrão NAT

    olha bem


    vc tem que ativar o ipforward

    echo "1" /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    e fazer o mascaramento de ip

    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -s SUAREDE -j MASQUERADE

    pronto



  5. #5
    garupeiro
    Visitante

    Padrão NAT

    Benatto
    olha bem


    vc tem que ativar o ipforward

    echo "1" /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    e fazer o mascaramento de ip

    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -s SUAREDE -j MASQUERADE

    pronto
    Nao entendi direito ja digitei no bash isso so q acontece o seguinte o notebook ainda nao pinga pra fora da rede e nao entendi o q vc quis dize com a SUAREDE

    coloquei assim:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -s 192.168.14.21 -j MASQUERADE

    Dados da minha rede:
    Internet: wlan0= 192.168.14.21
    Minha Rede: eth0=192.168.0.1
    Notebook: 192.168.0.20

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    3.923
    Posts de Blog
    1

    Padrão NAT

    garupeiro escreveu
    Nao entendi direito ja digitei no bash isso so q acontece o seguinte o notebook ainda nao pinga pra fora da rede e nao entendi o q vc quis dize com a SUAREDE

    coloquei assim:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -s 192.168.14.21 -j MASQUERADE

    Dados da minha rede:
    Internet: wlan0= 192.168.14.21
    Minha Rede: eth0=192.168.0.1
    Notebook: 192.168.0.20

    a sua rede interna

    vc só tem 1 placa de rede ???
    [/b]



  7. #7
    garupeiro
    Visitante

    Padrão NAT

    isso so tenho uma placa de rede

    minha conexão e wireless (wlan0) e eu to servidor ip pelo dhcp pela interface eth0

    fica assim o meu pc
    internet = wlan0 Wireless
    rede = eth0 dhcp

    notebook
    pcmcia
    eth0 = recebendo sinal do meu pc

    entendeu??

    como faço para fazer o nat agora?

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    3.923
    Posts de Blog
    1

    Padrão NAT

    assim
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o wlan0 -s 192.168.0.0/24 -j MASQUERADE


    isto se sua eth0 for 192.168.0.0./255.255.255.0



  9. #9
    garupeiro
    Visitante

    Padrão NAT

    Benatto
    MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2005 3:11 am Assunto:
    assim
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o wlan0 -s 192.168.0.0/24 -j MASQUERADE


    isto se sua eth0 for 192.168.0.0./255.255.255.0
    Valeu Benatto funciono perfeitamente brigadão mesmo :clap: :clap: :clap: :clap:

  10. #10
    garupeiro
    Visitante

    Padrão NAT

    la vem eu d novo o problema do notebook ta resolvi em partes pq agora ele pinga pra fora da rede so q nao navega na internet o q tenho q faze?

    valeu desde ja :toim:



  11. #11
    garupeiro
    Visitante

    Padrão NAT

    tenho q faze 1 servidor de apache para o notebook pode sai pra internet?

  12. #12
    pilantrox
    Visitante

    Padrão NAT

    VC esta colocando dns na maquina windows?



  13. #13
    garupeiro
    Visitante

    Padrão NAT

    to setei o dns do meu provedor e de outro provedor tbm so q nao funciono o q sera?

  14. #14
    garupeiro
    Visitante

    Padrão NAT

    descobri o problema parcialmente
    o x da questao e o dns tipo se eu coloca www.rnet.com.br ele nao vai mas se eu colocar 200.206.101.130 ele vai, o meu problema e q ele nao esta resolvendo os nomes mas no win98 eu coloquei os dns e tudo certinho alguem poderia me da 1 luz? :toim:



  15. #15

    Padrão afe

    Aew,

    Tu colocou o dns no windows 98 e mesmo assim nao resolve nome???


    Testa com outro DNS Server.

    flws,

  16. #16

    Padrão NAT

    Citação Postado originalmente por garupeiro
    descobri o problema parcialmente
    o x da questao e o dns tipo se eu coloca www.rnet.com.br ele nao vai mas se eu colocar 200.206.101.130 ele vai, o meu problema e q ele nao esta resolvendo os nomes mas no win98 eu coloquei os dns e tudo certinho alguem poderia me da 1 luz? :toim:
    Hummm... servidores DNS servem para resolverem nomes em IP's. Sendo assim, se vocÊ não tem nenhum servidor DNS setado, como você vai especificar um servidor DNS pelo seu nome? Só se você tiver essa informação no seu /etc/hosts... tem que colocar o IP mesmo...


    Abraços!



  17. #17
    garupeiro
    Visitante

    Padrão NAT

    ja testei setei no dhcpd.conf e no win98 mas mesmo assim ele nao ta resolvendo os nomes so navega pelos numeros

    ddns-update-style interim;
    ignore client-updates;

    subnet 192.168.0.0 netmask 255.255.255.192 {

    # --- default gateway
    option routers 192.168.0.1;
    option subnet-mask 255.255.255.192;
    option broadcast-address 192.168.0.63;

    # option nis-domain "domain.org";
    option domain-name "servidor.com.br";
    option domain-name-servers 172.16.110.1;

    option time-offset -18000; # Eastern Standard Time
    # option ntp-servers 192.168.1.1;
    # option netbios-name-servers 192.168.1.1;
    # --- Selects point-to-point node (default is hybrid). Don't change this unless
    # -- you understand Netbios very well
    # option netbios-node-type 2;

    range dynamic-bootp 192.168.0.10 192.168.0.20;
    default-lease-time 21600;
    max-lease-time 43200;

    # we want the nameserver to appear at a fixed address
    # host ns {
    # next-server marvin.redhat.com;
    # hardware ethernet 12:34:56:78:AB:CD;
    # fixed-address 207.175.42.254;
    # }
    }
    ja usei o dns 200.206.101.130 e o 172.16.110.1 mas nenhum resolve o meu problema mas se eu reinicia o linux e i pro XP ai o notebook navega normalmente pela net..
    ajuda ai por favor

  18. #18
    pilantrox
    Visitante

    Padrão NAT

    Entaum apenas no xp naum esta abrindo ?? no 98 abre?? certo ,, entaum revise configuracoes do notebook ,,, desative firewall crie uma conexao nova,,, deixe apenas protocolos como tcp/ip soh o necessario ,,, veja se nas propriedades do internet explorer na aba configuracoes , configuracao da lan se naum tah ativo pra navegar atraz de proxy!! provavelmente eh esse o problema>........ falowsssss qualquer coisa posta ai !!!!!!!!!!

    Citação Postado originalmente por garupeiro
    descobri o problema parcialmente
    o x da questao e o dns tipo se eu coloca www.rnet.com.br ele nao vai mas se eu colocar 200.206.101.130 ele vai, o meu problema e q ele nao esta resolvendo os nomes mas no win98 eu coloquei os dns e tudo certinho alguem poderia me da 1 luz? :toim:



  19. #19
    garupeiro
    Visitante

    Padrão NAT

    nao nao o problema e de dns mesmo pq tipo quando o linux e o servidor de dhcp o notebook so navega pelos numeros agora quando o winXP e o server de dhcp ele navega normalmente pelos nomes entende???

    valeu pela ajuda ai galera...

  20. #20
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    3.923
    Posts de Blog
    1

    Padrão NAT

    pere ai
    o seu linux tem ip valido
    se ele tiver vc pode setar ele como se dns principal