Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Preço para montar um servidor

    Bom dia Galera!
    Seguinte, tenho uma empresa de manutenção, e trabalho também com linux.
    Montamos um servidor aqui na cidade, ele sendo Samba e Cups, com o BD Firebird.
    Gostaria de saber o seguinte, que vcs postassem o valor cobrado para montarem esse server e a cidade e estado que estão.
    Se possível galera, sem avacalharem em valores.

    Grato
    André George Lauer

    R$ 700,00
    Mafra SC

  2. #2
    cytron
    Visitante

    Padrão Preços para serviços em Linux

    Veja bem André, eu posso ser apedrejado por isso, mas vou dar meu ponto de vista.

    Durante anos vem sendo travada uma batalha entre Windows e Linux. Um é pago, o outro é grátis. Titio Bill Gates e seus adéptos sempre nos atacam dizendo que o Windows é pago mas a mão de obra é barata. Eles o Linux é grátis mas custa caro para implantar e manter. Infelismente eles estão certos. O motivo é simples, os profissionais e amadores de Linux ralaram para aprender a usar o console, agora junte isso com a idéia de que o Linux é o melhor e mais seguro SO... adivinha quanto eles cobrariam? Daí um vê o outro cobrando e coloca o mesmo preço e assim vai. O preço acaba se globalizando e estabelecendo uma média, que por consequencia acaba sendo superior aos Windows users. Para montar um server Windows basta ter dedos para apertar o mouse, não é necessário ter conhecimentos avançados. E esse tipo de pessoal existe por todos os lados. Quando a concorrência é grande o preço tende a baixar.

    Resumindo, o Linux somente será aceito definitivamente como solução para economia se nós, comunidade livre e gratúita, passarmos a cobrar de acordo com nossa consiência.

    No meu caso, costumo cobrar de acordo com a dificuldade e tempo gasto, veja:

    R$ 50,00 para montar servidores como samba, proxy, apache e outros (em suas configurações mais básicas)
    Porque cobrar tão baixo? Simples, para o server rodar só é preciso um único comando. Seria muita cara-de-pau cobrar um absurdo para apertar menos de 20 teclas.

    Quando o cliente pede para personalizar regras, acrescentar as idéias dele, em resumo, aprimorar o servidor, aí eu cobro um pouco mais, ex.:

    R$ 250,00 para refinar o proxy fazendo uma boa filtragem
    R$ 150,00 para aplicar regras no mail server
    R$ 300,00 para deixar o firewall de acordo com a empresa e seus sistemas
    R$ 300,00 para o nfs ou samba configurado de acordo com o que precisam

    e assim vai! O preço varia de acordo com a estrutura da rede.

    O melhor jeito de granhar dinheiro é por quantidade, não por unidade.

    De que adianta você vender 300 pães a 0,25 cada, se por 0,15 você venderia 3000 fazendo com que sua margem de lucro supere as espectativas.

    Aqui na minha cidade uma empresa demitiu o admin, dias depois o samba morreu. Camaram um técnico, ele cobrou R$ 1.600,00. Eu fui lá e cobrei R$ 500,00 e fiz o cerviço. O técnico venho e me pergunto: "Como é que você vai se manter cobrando tão pouco?" - Eu disse: "A única coisa que eu fiz lá foi reiniciar o samba, ganhei 400 reais por isso... eu teria feito de graça que ainda assim não teria prejuízo".

    Espero que todos entendam o meu ponto de vista.

    Se continuarmos a cobrar caro, vamos continuar a ser como as operadoras de telefonia, sempre cobrando por aquilo que o cliente nunca vai saber o que é.

  3. #3
    cytron
    Visitante

    Padrão Erros de digitação!!! Desculpem-me

    Aí pessoal! Desculpe por tantos erros de digitação. hehe!

    Em um momento falei 500, noutro 400. O valor correto é 500 mesmo.

    E me esqueci de dizer que, eu cobro R$ 50,00 para instalar o Linux, e caso o cliente quera montar algum servidor a instalação do Linux é grátis.

    E no final eu sempre dou uma boa explicação do trabalho que o Linux vem sesempenhando no comércio. Explico da segurança, funcionalidade e colaboração do mundo inteiro para seu progresso. Coisa que o titio Bill nunca vai experimentar.

    Explico também da necessidade de se ter um admin, e dependendo do tamanho da rede, um assistente de admin.

    Valeu pessoal!!!

  4. #4

    Padrão Preço para montar um servidor

    Fala agl77,

    Depende da cidade, e do mercado do linux na regiao.
    Vc é de mafra ne...eu nasci em Canoinhas, mas moro em sampa....cara, onde vc mora é complicado, nao tem muito mercado, nao sei..posso estar errado.
    Pelo menos quando vou para a minha cidade, os serviços são muito baratos, se vc cobrar um pouco a mais, eles já nao querem o servico.
    mas o seu preco ta bom.

    Abracos

    Jeff

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Preço para montar um servidor

    na minha regiao o linux e bem conhecido porem tem poucos que mexem então estas conf suas aki sai por 2 mil

  6. #6

    Padrão Preço para montar um servidor

    O argumento da microsoft é falho!
    No windows, cada instalacão tem um preco, nada barato, além dos softwares que o cliente tem que engolir!
    E tb, eu acredito, que um servidor linux tem um padrão mínimo entre seguranca, aplicativos etc...
    Aqui eu cobro 450,00 por um server desse.

  7. #7

    Padrão Preço para montar um servidor

    Brigadão galera.
    Td beleza vizinho Jeff, Aqui acho que até ''e pior do que Canoinhas, alguns serviços que fui fazer lá, foram bem mais valorizados que aqui.
    Bom, vou explicar melhor a situação.
    Estou trabalhando nesse ramo desde 1995, e caramba, acho que pude aprender algumas coisas nesse tempo, tanto com cursos quanto com a pratica.
    Nesse tempo de pra formar uma carteira grande de clientes. Mas... tinha aquele problema de ahh vc se deslocou só 15 km ficou aqui 5 min e quer me cobrar R$ 15,00. putz, uma merda, ninguém pagava, queriam tudo de graça, como se fosse uma brincadeira.
    Certo dia que um padeiro reclamou, perguntei, vc quer que eu ponha preço nos teus paes também? pronto, resolvemos subir os preços, nem vou colocar aqui, pq vcs iriam tirar sarro, pois ainda é muito barato.
    O que nós fizesse-mos, ia ser cobrado, pq se fosse fácil, o usuario mesmo teria feito.
    Aqui nas cidades (Mafra SC e Rio Negro PR são 2 cidades unidas por uma ponte, da até para confundir) Sou eu, ou seja, a empresa que trabalho, e mais uma que lida com Linux.
    Como nos damos bem, perguntei para a outra empresa, Quanto? 1.000,00
    eu havia passado o preço de R$ 700,00 para ter montado aquele servidor supra descrito, fiquei mais mais umas 4horas, resolvendo conflito do sistema que eles estavam implantando, e fui chamado mais 4 vezes a noite, tive que sair de aula, festa.... e tava tudo impbutido nesse pacote, por isso estava achando que é barato.
    1º Meu preço é mais barato que do comcorrente.
    2º Eles tiveram o servidor no tempo que nessecitavam
    3º Eles me chamaram fora de horario comercial, e eu atendi.

  8. #8

    Padrão Preço para montar um servidor

    Esse negocio de preço eh meio complicado... aqui na minha regiao (interior de SP) tem uns bananas que cobrariam 250 pra faze uma maquina dessas.
    Issu eh ridiculo, instalar o servidor não eh soh instalar os pacotes e iniciar o serviço, na maior parte das vezes vc tem que fazer uma serie de alterações para que ele aguente o tranco...
    Eu não faria um servidor desses por menos de R$ 1.500,00

    Quando faço um serviço desse, além de configurar tudo bunitinho eu ainda do uma geral na parte de segurança pra evitar que qq macaco com um pc e um pacote de de programinhas de script kiddies faça alguma cagada. Então tem que cobrar caro sim.

  9. #9
    perebinha
    Visitante

    Padrão não acredito!!!

    bom dia!

    Mano para montar um servidor de vergonha é no minimo 500,00 em linux, agora se vc monta um servidor para depois se queimar é 50,00... e se for para montar um servidor de vergonha em w2k3 - windows é 500,00. to cansado de ver servidores montados por um monte de trouxas... ou vc se dar valor ou vai ser mais um... como um colega de profissão que cobro 60 reais para montar uma rede com 6 pcs.... e o povo vive sofrendo e o servidor é uma porcaria... mano se der valor!!! cobra 50,00 reais para configura um servidor... brincadeira!!!!!!!!!!!!!!!! magino como deve ficar teu servidor... como vc mesmo falou se dar 20 comando o servidor ta montado!!! não monto e se alguém montar um servidor e eu ver que ta errado eu não sujo meu amigo de trabalho mais dou meu preço e vc ver oque é um servidor de vergonha... o que se deve fazez é o seguinte.. cobra barato visando um contrato para manutenção do mesmo... ai eu fico calado... mais cobra 50,00 hhahahahahhaha não aguento!!!!!!!!!!!!!!1

  10. #10
    Hud-RJ
    Visitante

    Padrão Preço para montar um servidor

    Faz o seguinte, Cobra R$700,00 e paga R$50,00 prá algum mané fazer o serviço!!!!!!

    :toim:

  11. #11

    Padrão Preço para montar um servidor

    e correr o risco do maneh fazer mal feito e vc ainda levar a culpa e perder o cliente? nem fu*
    alem de perder o cliente ele te queima pros outros

  12. #12

    Padrão Preço para montar um servidor

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    e correr o risco do maneh fazer mal feito e vc ainda levar a culpa e perder o cliente? nem fu*
    alem de perder o cliente ele te queima pros outros
    .
    cara concordo com o 1c3 e tem um pekeno prob sobre a inf lah em cima do apertar 20 tcls td bem vc pode cobrar 250 reias p apertar 20 tcls e mais 1.250 por saber quais 20 tcls apertar...

  13. #13
    Visitante

    Padrão Preço para montar um servidor

    Citação Postado originalmente por Benatto
    na minha regiao o linux e bem conhecido porem tem poucos que mexem então estas conf suas aki sai por 2 mil

  14. #14
    Lico
    Visitante

    Padrão Preço para montar um servidor

    Citação Postado originalmente por fpessoa
    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    e correr o risco do maneh fazer mal feito e vc ainda levar a culpa e perder o cliente? nem fu*
    alem de perder o cliente ele te queima pros outros
    .
    cara concordo com o 1c3 e tem um pekeno prob sobre a inf lah em cima do apertar 20 tcls td bem vc pode cobrar 250 reias p apertar 20 tcls e mais 1.250 por saber quais 20 tcls apertar...
    Hahaha conheço aquela piada! Maomeno assim:
    O cara tava cum problema no micro e chamou um técnico que consertou e cobrou milão. Percebendo que o técnico só tinha apertado um parafuso, o dono do CPU ficou indignado pelo preço e disse que só pagava se ele fizesse a nota fiscal com a descrição dos serviços. E ele fez:

    -Apertar parafuso: R$ 1,00.
    -Saber qual parafuso apertar: R$ 999,00.
    hehehe
    MASTERCARD!

  15. #15

    Padrão Preço para montar um servidor

    Citação Postado originalmente por Lico
    Citação Postado originalmente por fpessoa
    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    e correr o risco do maneh fazer mal feito e vc ainda levar a culpa e perder o cliente? nem fu*
    alem de perder o cliente ele te queima pros outros
    .
    cara concordo com o 1c3 e tem um pekeno prob sobre a inf lah em cima do apertar 20 tcls td bem vc pode cobrar 250 reias p apertar 20 tcls e mais 1.250 por saber quais 20 tcls apertar...
    Hahaha conheço aquela piada! Maomeno assim:
    O cara tava cum problema no micro e chamou um técnico que consertou e cobrou milão. Percebendo que o técnico só tinha apertado um parafuso, o dono do CPU ficou indignado pelo preço e disse que só pagava se ele fizesse a nota fiscal com a descrição dos serviços. E ele fez:

    -Apertar parafuso: R$ 1,00.
    -Saber qual parafuso apertar: R$ 999,00.
    hehehe
    MASTERCARD!
    eh mais esse eh o eskema mesmo a ideia foi tirada desse mail mesmo...
    p qualquer um seu trabalho parece facil (d olhar) mas vai por a mao na massa... eh phoda neh... :clap: :clap: :clap: 6) 6) 6)

  16. #16
    Visitante

    Padrão Preço para montar um servidor

    :? 8) :toim: :good: ops: :cry: :@: 6) :roll: l) :clap:

  17. #17
    Perdigao
    Visitante

    Padrão Preço para montar um servidor

    Olha, vou expressar meu ponto de vista e experiencia nessa situação um pouco longo, mas peço que leiam e me digam se estou errado.

    Eu sempre cobrei um preço justo para montar um servidor, não caro demais nem barato demais...

    Acho que temos que nos valorizar, afinal, ralamos pra caramba atraz de aprender, passamos as vezes noites lendo tutoriais e buscando ajuda com amigos da comunidade linux.

    Uma vez um cara me pediu pra instalar pra ele um computador linux, simplesmente um computador pra ele ir mexendo pra aprender, eu passei o valor de R$ 130,00 somente pra instalar, configurar acesso a internet e acesso via PPP.

    O cara achou caro disse que pra instalarem o windows cobram R$ 60,00 no máximo. Bem, então um outro cara que estava na "pindura" ou seja, precisando de dinheiro (todos precisamos mas ele tava na dura mesmo) disse que fazia isso pra ele por R$ 50,00 e belezinha, foi lá e fez.

    Resumo, instalou simplismente faltando um monte de pacotes, pois não sabia fazer direito, e depois não soube nem configurar o acesso a internet PPP, dai o que aconteceu? o cara perdeu os 50 reais, pois como ele não sabia nada, acabou sem conferir o trabalho, e pagou o cara.

    Depois disso foi me pedir ajuda pra ver o que tava acontecendo, pois o cara nem sequer deu mais bola pra ele, disse que ja tinha feito o trabalho e pronto.

    Então eu digo o seguinte: Façam o trabalho, cobrem de acordo com o que é cobrado em cada região, pois você rala pra aprender, e depois não se valoriza... e não se valorizando acabam desvalorizando o restante da comunidade linux, que muitas vezes se "matam" pra criar drivers pra equipamentos novos e tudo mais.

    Detalhe, um profissional de linux hoje pra configurar um servidor Windows 2003 server, cobra em média 1000 reais, estou falando de pessoas sérias como nós, que vão dar suporte depois, que vão fazer um serviço realmente de profissional, e não fazer algo que depois as vezes que você tem que voltar lá pra dar uma atenção ao cliente, ou mesmo para tomar um café com ele, não chegue a pagar nem o combustível que gasta pra isso, ou a passagem de onibus, entende?

    Não estou aqui pra apedrejar ninguém, mas analizem que pra instalar uma maquina windows hoje, pra usar em casa, o preço de mercado é R$ 60,00 (média) e isso, qualquer um faz, tenho um sobrinho de 11 anos que faz isso sem problemas...

    SÓ CONSEGUIMOS SENTIRNOS SATISFEITOS QUANDO ATINGIMOS NOSSOS OBJETIVOS, E VEMOS QUE VALEU A PENA TODOS OS OSBTACULOS QUE PASSAMOS, CADA PEDRA QUE SUPERAMOS PARA APREDERMOS E CHEGARMOS LÁ E ASSIM SERMOS VALORIZADOS E NOS VALORIZAR!!! (Paulo José Vieira)

    Um grande abraço,

    Perdigao

  18. #18

    Padrão Preço para montar um servidor

    Montei um server com proxy, roteamento que interliga um setor com outro via rede wireless. Na minha cidade(interior de Minas Gerais) sou o unico que faz esse tipo de servico. Geralemente cobro por pacote. Neste caso foi assim:

    Antenas + transceptores R$ 1.200,00
    Proxy
    Firewall
    Roteamento R$ 1.300,00
    Samba
    Total do pacote R$ 2.500,00

    Assim vendo este pacote para outras empresas. Que pode variar de acordo a empresa e tipo de comunicacao.
    O cliente ja tem o Linux de graca, nao pagamos licenca.O SO oferece diversos servicos que no caso da MS seria cobrado por cada aplicativo a parte. Acho que o valor da mao de obra deve sim ser valorizado. So de o cliente esta usando o Linux ja e uma otima opcao para ele. Geralmente depois vou sugerindo que o cliente use o Linux em desktops, etc.

  19. #19
    menezes
    Visitante

    Padrão Preço para montar um servidor

    Nosso povo ainda não compreendeu o verdadeiro valor da tecnologia.
    Hoje ainda estava assistindo o globo reporter e falava-se das empregadas domésticas, da desvalorização de seu trabalho. Analizemos agora o porquê desta desvalorização.
    Como as empregadas, há sempre curiosos fazendo o serviço mais barato.
    Eu não vendo minhas noites de pesquisa e estudo por meros 50 reais.

  20. #20
    Mac-Dowell
    Visitante

    Padrão Preço para montar um servidor

    Na grande realidade é uma troca: o cliente deixa de pagar pelo Windows, Antivírus, Firewall, etc., etc., etc., instalação e configuração de todos esses programas e paga só pela instalação e configuração do Linux.

    Só de licença o sugeito economiza uma baba.

    A maioria dos softs for Ruwin são pagos.

    Qnd vc instala o Linux, vc não está instalando "apenas" um SO, vc tá intalando e configurando a solução para o sugeito.

    Na maioria das vezes nem precisa-se instalar mais nada além dos pacotes da própria distro!!!!

    Além disso, tem a segurança, a estabilidade...

    Vírus tem mas e daí?

    Alguém conhece algum vírus prá Linux q tenha tido o poder destrutivo dos for Ruwin? Talvez tenha, mas Ruwin aparece um novo por mês... isso só como exemplo da segurança.

    Bicho, num tem essa. O Linux é incontestávelmente superior e o serviço TEM Q SER VALORIZADO.

    Em Ruwin, qq um mexe. Já tá semi-pronto. Em Linux vc customiza oq o cliente realmente precisa como ele precisa.

    Como na história do "parafuso" citada pelo Lico, vc cobra pelo conhecimento. Qq um poderia fazer oq vc faz, mas não são todos q tem conhecimento prá isso.