+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cleberoli
    Visitante

    Padrão Montando um servidor proxy, passo a passo !!!

    Bom dia pessoal !!!

    Estou iniciando minha jornada com linux e estava precisando de uma grande ajuda.

    Possuo 3 máquinhas em minha residência . Uma com Fedora Core 3 instalado ( Duas placas de rede ) , no qual gostaria de destinar como servidor proxy/firewall, ligado ao Velox com um modem speedstream 5200 E240 ( Roteado ) . As outras duas estão com Windows XP pro. Estão conectadas através de um hub/switch encore.

    Precisava de uma ajuda "passo a passo" , para colocar as máquinas acessando a internet apontando para o proxy.


    O curioso é que quando coloco um cabo ligando a Eth0 para o modem e a Eth1 no switch ( Máquina Linux ), as máquinas XP não consegue mais pingá-la.



    Conto com a ajuda de todos !!!


    Obrigado

    Cleber Santos

  2. #2

    Padrão Re: Montando um servidor proxy, passo a passo !!!

    Faz um esboço de como estao configurados seu micros?

    Configuraçao ip das duas placas do server e das estaçoes!!!


    Valeu e ate mais !!!

  3. #3

    Padrão Re: Montando um servidor proxy, passo a passo !!!

    Citação Postado originalmente por cleberoli
    Bom dia pessoal !!!

    Estou iniciando minha jornada com linux e estava precisando de uma grande ajuda.

    Possuo 3 máquinhas em minha residência . Uma com Fedora Core 3 instalado ( Duas placas de rede ) , no qual gostaria de destinar como servidor proxy/firewall, ligado ao Velox com um modem speedstream 5200 E240 ( Roteado ) . As outras duas estão com Windows XP pro. Estão conectadas através de um hub/switch encore.

    Precisava de uma ajuda "passo a passo" , para colocar as máquinas acessando a internet apontando para o proxy.


    O curioso é que quando coloco um cabo ligando a Eth0 para o modem e a Eth1 no switch ( Máquina Linux ), as máquinas XP não consegue mais pingá-la.



    Conto com a ajuda de todos !!!


    Obrigado

    Cleber Santos
    Bom dia.

    Caro, escrevi um guia sobre Proxy e Squid e se você quiser eu poderei estar enviando-o por e-mail. Ele explica, passo-a-passo, como configurar um servidor proxy e o famoso NAT no servidor.

    Caso você queira a documentação, envie-me um e-mail no endereço xstefanox (ROCAMBOLE) gmail.com e mande o resultado do seguinte comando também, referente à seu último parágrafo:

    Código :
    # route -n




    Um abraço!

  4. #4
    Visitante

    Padrão Montando um servidor proxy, passo a passo !!!

    Primeiramente, gostaria de agradecer pelo interesse em me ajudar !!

    Vamos lá !!!


    O Server está com os seguintes IP's :

    eth0 192.168.254.1
    eth1 192.168.154.2

    As estações XP

    192.168.254.3
    192.168.254.4

  5. #5

    Padrão Re: Montando um servidor proxy, passo a passo !!!

    Citação Postado originalmente por xstefanox

    Bom dia.

    Caro, escrevi um guia sobre Proxy e Squid e se você quiser eu poderei estar enviando-o por e-mail. Ele explica, passo-a-passo, como configurar um servidor proxy e o famoso NAT no servidor.

    Caso você queira a documentação, envie-me um e-mail no endereço xstefanox (ROCAMBOLE) gmail.com e mande o resultado do seguinte comando também, referente à seu último parágrafo:

    Código :
    # route -n

    Um abraço!
    Ola Stefano....

    vc nao gostaria de postar seu artigo aque no site?

    assim tdos teriam acesso ao material

    []'s

  6. #6

    Padrão Montando um servidor proxy, passo a passo !!!

    Amigo nao sei se foi erro de digitaçao ou se ta errado mesmo, veja que a
    eth1 192.168.154.2 e as estaçoes estao em outra faixa assim ta errado,ve ja que vc deve configurar eth0 com a faixa estabelecida pelo seu provedor e a eth1 com a faixa que vc determinar desde que nao seja igual a da eth0 !!!

    Muda ai e posta o resultado!!!

  7. #7
    cleberoli
    Visitante

    Padrão Desculpas !!!!!

    Desculpa meu camarada, mas eu bisonhei mesmo , digitei o ip incorreto. O certo é eth1 192.168.254.2.
    É desta forma que está configurado .


    Mil desculpas ... :toim:

  8. #8

    Padrão Re: Desculpas !!!!!

    Sem problemas, mas vc viu que sua eth1 ta usando a mesma faixa de ip da eth0, recomendo que vc troque isso coloca na eth1 outra faixa de ip diferente da eth0 que vai funcionar!!!

    Valeu e qualquer coisa posta ai !!!

  9. #9
    cleberoli
    Visitante

    Padrão Montando um servidor proxy, passo a passo !!!

    Entendi , mas as máquinas XP tb utilizarão esta mesma faixa de ip´s utilizada na eth1 ??

    Exemplo :

    eth1 192.168.0.1
    xp1 192.168.0.2
    xp2 192.168.0.3


    :?

  10. #10

    Padrão Montando um servidor proxy, passo a passo !!!

    Sim isso mesmo agora vc coloca como gateway das estaçoes xp o ip da eth1 e os dns do seu provedor !!!

    Ta agora o q vc precisa mesmo configurar no server ???

  11. #11
    cleberoli
    Visitante

    Padrão Montando um servidor proxy, passo a passo !!!

    Bom , como eu disse , sou iniciante, precisaria configurar o squid de forma que eu consiga acessar a internet com maior velocidade, segurança, bloqueando sites indesejados, redirecionamento de portas e etc ...


    Mas o primeiro passo mesmo é colocá-lo para funcionar .




    :good:

  12. #12

    Padrão Montando um servidor proxy, passo a passo !!!

    Faz assim o amigo:

    [email protected]

  13. #13

    Padrão Re: Montando um servidor proxy, passo a passo !!!

    Citação Postado originalmente por demiurgo
    Citação Postado originalmente por xstefanox

    Bom dia.

    Caro, escrevi um guia sobre Proxy e Squid e se você quiser eu poderei estar enviando-o por e-mail. Ele explica, passo-a-passo, como configurar um servidor proxy e o famoso NAT no servidor.

    Caso você queira a documentação, envie-me um e-mail no endereço xstefanox (ROCAMBOLE) gmail.com e mande o resultado do seguinte comando também, referente à seu último parágrafo:

    Código :
    # route -n

    Um abraço!
    Ola Stefano....

    vc nao gostaria de postar seu artigo aque no site?

    assim tdos teriam acesso ao material

    []'s
    Já tentei, mas de qualquer jeito eu estou criando um outro design de site pra ele.


    Abraços!

  14. #14
    cleberoli
    Visitante

    Padrão Montando um servidor proxy, passo a passo !!!

    Stéfano !!!!! Obrigadão pelo tutorial !!


    Jean !!!!! Obrigadão pelas dicas e pela boa vontade em me ajudar !!!



    Valeu galera !!!!!!