+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão /proc/loadavg ESTRANHO: Alguem pode me explicar?

    Pessoal,

    To reparando uma coisa estranha nos meus servidores. Tenho um servidor com 4 processadores Xeon MP, exclusivo para calculos. Eu rodo o mrtg com script para ler o /proc/loadavg. Bom ai vem a coisa estranha, quando o servidor esta muito carregado, ou seja, muitas tarefas de calculo, o loadavg retorna valores acima de 4... Nao deveria ser no maximo 4, sao 4 cpus trabalhando a 100%. Mas tenho reparado q este valores estao chegando a 12... ou seja, meu servisor esta trabalhando a 300%... Nao q isso seja ruim... seria como se eu tivesse comprado um servidor com 4 provessacores e vieram 12.

    Algume sabe me explicar isso???

    [] Dotta :twisted:

  2. #2

    Padrão /proc/loadavg ESTRANHO: Alguem pode me explicar?

    4 Xeon, rodando com HT, isso da 8 processadores virtuais.

    agora chegando a 12.. realmente.... eh bizarro ! o que o "man" diz?

  3. #3

    Padrão /proc/loadavg ESTRANHO: Alguem pode me explicar?

    Citação Postado originalmente por mistymst
    4 Xeon, rodando com HT, isso da 8 processadores virtuais.

    agora chegando a 12.. realmente.... eh bizarro ! o que o "man" diz?
    Eu desliguei o HT, entao sao saomente 4 processadores q o SO indentifica. O HT atrapalha em aplicacoes numericas.

    [] Dotta :twisted:

  4. #4
    whinston
    Visitante

    Padrão oq faz ?

    Citação Postado originalmente por fdotta
    Citação Postado originalmente por mistymst
    4 Xeon, rodando com HT, isso da 8 processadores virtuais.

    agora chegando a 12.. realmente.... eh bizarro ! o que o "man" diz?
    Eu desliguei o HT, entao sao saomente 4 processadores q o SO indentifica. O HT atrapalha em aplicacoes numericas.

    [] Dotta :twisted:

    oq este comando deveria retornar ?

  5. #5
    Visitante

    Padrão /proc/loadavg ESTRANHO: Alguem pode me explicar?

    whinston,

    O /proc/loadavg nao eh um comando, mas sim um arquivo q o sistema atualiza periodicamente (30 ou 60 segundos) dizendo qual a cargar na CPU.


    [] Dotta :twisted:

  6. #6

    Padrão /proc/loadavg ESTRANHO: Alguem pode me explicar?

    a ultima msg fui eu...

    [] Dotta :twisted:

  7. #7

    Padrão /proc/loadavg ESTRANHO: Alguem pode me explicar?

    Fodotta meu velho!

    Mano, realmente c tah usando coisa pesada pra kct em? ehehee, loadaverage de 12 em quadxeon ? :P

    Mano, o load não retorna a carga do cpu em %... retorna algo mais parecido com o tempo de resposta do servidor (na verdade é um calculo todo escroto, onde se calcula quantidade de processos, processamento e etc...).
    1.00 não é 100% de carga
    assim como
    12.00 não é 1200% de carga :P

    Pequena tentativa de explicar o calculo do LA:
    http://www.teamquest.com/resources/gunther/ldavg1.shtml
    Taking the 1-minute average as the example, CALC_LOAD is identical to the mathematical expression:
    load(t) = load(t-1) e-5/60 + n (1 - e-5/60)
    (3)
    If we consider the case n = 0, eqn.(3) becomes simply:
    load(t) = load(t-1) e-5/60
    (4)
    If we iterate eqn.(4), between t = t0 and t = T we get:
    load(tT) = load(t0) e-5t/60
    (5)
    which is pure exponential decay, just as we see in Fig. 2 for times between t0 = 2100 and tT = 3600.

    Conversely, when n = 2 as it was in our experiments, the load average is dominated by the second term such that:
    load(tT) = 2 load(t0) (1 - e-5t/60)
    (6)
    which is a monotonically increasing function just like that in Fig. 2 between t0 = 0 and tT = 2100.

  8. #8

    Padrão /proc/loadavg ESTRANHO: Alguem pode me explicar?

    Opa,

    q o load nao retorna qm % eu sabia, mas achava q so ia ate 1, ou no meu caso 4 (para 4 cpus)

    Eu ja descobri como eh q eh o loadavg ou melhor o q significa os valores, eh assim:

    Como eu tenho 4 cpus 100% da maquina eh 4.00 (100% para cada cpu). No caso de uma unica cpu, 1.00 sgnifica q a maquina ta cheia, entre 1 e 10, a maquina ta cheia mas ta aguentanto (fica um pouco mais lenta), acima de 10 e menor q 100 a maquina fica realmente lenta e valors maior q 100 vc travou a maquina.

    Para maquinas multprocessadas basta multipicar estes valores pelo numero de processadores.


    [] Dotta :twisted:

  9. #9
    LenTu
    Visitante

    Padrão /proc/loadavg ESTRANHO: Alguem pode me explicar?

    Citação Postado originalmente por fdotta
    Opa,

    q o load nao retorna qm % eu sabia, mas achava q so ia ate 1, ou no meu caso 4 (para 4 cpus)

    Eu ja descobri como eh q eh o loadavg ou melhor o q significa os valores, eh assim:

    Como eu tenho 4 cpus 100% da maquina eh 4.00 (100% para cada cpu). No caso de uma unica cpu, 1.00 sgnifica q a maquina ta cheia, entre 1 e 10, a maquina ta cheia mas ta aguentanto (fica um pouco mais lenta), acima de 10 e menor q 100 a maquina fica realmente lenta e valors maior q 100 vc travou a maquina.

    Para maquinas multprocessadas basta multipicar estes valores pelo numero de processadores.


    [] Dotta :twisted:

    booooooooooa dotta.... nada q um poko di matematica num resolva... XD

    :crazy:

    gostei dessa ! abraços

  10. #10

    Padrão /proc/loadavg ESTRANHO: Alguem pode me explicar?

    A unica coisa q achei ruiz, foi a documentacao da Red Hat...

    Quando percebi este problema foi ver a documentacao do RH Enterprise para ver o /proc/loadavg, ai la na documentacao tava assim... o loadavg mede a carga da maqui.... blablabal... o 1 campo eh a media de 1 min, o segundo e a media de 5 min.... etc... e so isso nao falava q os valores poderiam passar de 1, ou 5 no meu caso.... e nem q no caso de multpcocessados o valor de 100% = num de cpus... :@:

    [] Dotta :twisted: