+ Responder ao Tópico



  1. #1
    paulo_sergio
    Visitante

    Padrão servidor linux direcionando tráfego pra dois links !

    Pessoal,
    Em uma das unidades da empresa onde trabalho, tenho um servidor RHEL3 AS operando como gateway de rede e servidor DHCP. Este servidor esta dentro da minha rede onde possuo sete unidades de negócios com sete roteadores diferentes e sete servidores com classes de ip 10.0.2.0...10.0.3.0 e etc... saindo tudo pelo site central e daqui para a Internet.

    Vamos ao problema :
    - Atualmente la no local tenho um link de 128/ 64kpbs ( satélite ) por onde passa todo o tráfego vindo desta unidade.
    - Será colocado mais um link de 256/64 via rádio e o tréfego tera de ser redirecionado para ele exceto o do sistema de gestão da empresa que usa o citrix metaframe e ficará no link antigo.

    Como terei dois links queria direcionar o tráfego de internet..email...e outros para o novo link ( 256/64 ) deixando o link antigo para trafegar somente os dados do sistema de gestão que utiliza o citrix metaframe ( porta 1494 ).


    Pergunto :
    Como fazer isso ? Usando iproute...load balance ou simplesmente adicionando rotas e configurando o iptables para fazer nat para o citrix metaframe.
    Alguém ja usou soluçaõ semelhante ?

    Desde jah agradeço a ajuda !

    :toim:

  2. #2

    Padrão servidor linux direcionando tráfego pra dois links !

    eu nunca usei o iproute2, mais já vim muita gente resolvendo problemas = ao seu com ele...

    procura no google..

    abraço

  3. #3
    bonny
    Visitante

    Padrão Re: servidor linux direcionando tráfego pra dois links !

    pra fingir que ajuda e falar merda e' melhor ficar calado.

  4. #4
    cag
    Visitante

    Padrão Re: servidor linux direcionando tráfego pra dois links !

    Postei faz um tempo algo parecido, para todo o tráfego da porta 80 ficar em um link e o resto em outro.

    Vou colar um exemplo (Por favor se tem algo errado avisem)

    /etc/iproute2/rt_tables
    10 citrix

    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth2 -j MASQUERADE

    iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth1 -p tcp --dport 1494 -j MARK --set-mark 1
    ip rule add fwmark 1 table citrix
    ip route add default via 192.168.254.1 dev eth2 table citrix
    ip route flush cache

  5. #5
    ParadasMan
    Visitante

    Padrão Re: servidor linux direcionando tráfego pra dois links !

    Citação Postado originalmente por cag
    Postei faz um tempo algo parecido, para todo o tráfego da porta 80 ficar em um link e o resto em outro.

    Vou colar um exemplo (Por favor se tem algo errado avisem)

    /etc/iproute2/rt_tables
    10 citrix

    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth2 -j MASQUERADE

    iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth1 -p tcp --dport 1494 -j MARK --set-mark 1
    ip rule add fwmark 1 table citrix
    ip route add default via 192.168.254.1 dev eth2 table citrix
    ip route flush cache
    Amigo pode explicar melhor o que esta regra faz?