+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dhcp

    Galera,

    sempre que minhas estações da rede "pegam" um ip no dhcp, isso ocorre de traz pra frente.... tipo, se meu range é 192.168.0.10 a 192.168.0.200 e eu for iniciando uma estação de cada vez, elas vao pegando primeiro o 200, depois o 199 e assim por diante.
    No dhcpd.conf tem algum parâmetro que posso mudar pra eles pegarem em ordem crescente?

    Falow!! :roll:

  2. #2

  3. #3

    Padrão dhcp

    Voce pode amarrar o ip ao mac adress
    Depois configura os MACs na ordem que você quer que eles peguem os ips do dhcp.

    no dhcpd.conf depois de configurar o range de ip, gateway, dns...etc, coloque o seguinte:

    host maq01 {
    hardware ethernet 08:00:2b:4c:59:23;
    fixed-address 192.168.1.10;
    }

    host maq02 {
    hardware ethernet 08:00:2b:6c:52:93;
    fixed-address 192.168.1.11;
    }

    host maq03 {
    hardware ethernet 08:00:2b:2h:32:20;
    fixed-address 192.168.1.12;
    }

    e por ae vai.
    da um poco de trabalho, mas vai fica em ordem
    Senao me engano é assim (faz tempo q nao mexo com isso)

    Espero ter ajudado
    flw

  4. #4

    Padrão dhcp

    Cara,

    As minha tb pegam de traz para frente eu sempre acehi isso meio esquisito, mas numca liguei. Mas se decobrir como pegar na ordem certa eu gostaria de saber.

    [] Dotta :twisted:

  5. #5

    Padrão dhcp

    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Voce pode amarrar o ip ao mac adress
    Depois configura os MACs na ordem que você quer que eles peguem os ips do dhcp.

    no dhcpd.conf depois de configurar o range de ip, gateway, dns...etc, coloque o seguinte:

    host maq01 {
    hardware ethernet 08:00:2b:4c:59:23;
    fixed-address 192.168.1.10;
    }

    host maq02 {
    hardware ethernet 08:00:2b:6c:52:93;
    fixed-address 192.168.1.11;
    }

    host maq03 {
    hardware ethernet 08:00:2b:2h:32:20;
    fixed-address 192.168.1.12;
    }

    e por ae vai.
    da um poco de trabalho, mas vai fica em ordem
    Senao me engano é assim (faz tempo q nao mexo com isso)

    Espero ter ajudado
    flw
    Se o dhcp for em uma rede grande ou onde as maquinas (ou placas de rede) mudem com certa frequencia amarrar ao MAC fica invialvel.... :P Nao concorda?

    [] Dotta :twisted:

  6. #6

    Padrão dhcp

    Citação Postado originalmente por fdotta
    Se o dhcp for em uma rede grande ou onde as maquinas (ou placas de rede) mudem com certa frequencia amarrar ao MAC fica invialvel.... :P Nao concorda?
    [] Dotta :twisted:
    Tudo tem seu lado positivo e negativo neh.
    Quando postei a mensagem acima tava pensando justamente em uma rede de grande porte. hehehe

  7. #7

    Padrão dhcp

    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Citação Postado originalmente por fdotta
    Se o dhcp for em uma rede grande ou onde as maquinas (ou placas de rede) mudem com certa frequencia amarrar ao MAC fica invialvel.... :P Nao concorda?
    [] Dotta :twisted:
    Tudo tem seu lado positivo e negativo neh.
    Quando postei a mensagem acima tava pensando justamente em uma rede de grande porte. hehehe
    Mas eh justamente ai o problema imagina vc cadastra 50 MACs... nao doi tanto... 100 MACs... Ja comeca a doer... 250 MACs... ja comecou a machucar.... 500 MACs.... esquece eh UTI para o SYSAMD. 6)

    E imagina se vc foi louco de cadastrar 150 MACs... ai vem um em uma semana e fala q ta com um computador novo, la vai vc procurar o MAC antigo do cara (vc tem q ter uma base de dados dos MACs sempre atualizada) descobre o MAC novo e troca, ai vem outro, outro, etc.
    Depois de um certo tempo a empresa faz um contrato com a DELL q vai ronover os 150 computadores anualmente... pronto UTI de novo para o SYSAMD...

    Captou o problema de fixar MAC para grandes redes???
    O MAC fixo eh uma solucao de dhcp para coisas bastante especificas e facilitar a vida dos sysadms, nao para dar endereco a uma rede inteira, ai eh mais facil usar ip fixo. Geralmente dar ip por MAC sao usado para servidores q pegam ip de um dhcp... isso facilita bastante a vida dos sysadms...

    [] Dotta :twisted:

  8. #8

    Padrão dhcp

    É absolutamente ABSURDO você usar DHCP e atar um IP para cada MAC da sua rede. Mais fácil configurar máquina por máquina...

  9. #9

    Padrão dhcp

    Quando postei a mensagem acima tava pensando justamente em uma rede de grande porte. hehehe
    Não soube me expressar direito acima.
    Quando disse isso estava imaginando uma rede de grande porte, tava imaginando o sofrimento em gerenciar isso (e que sofrimento).
    Na rede que usei ip amarrado ao mac tem apenas 25 maq.

    Como você disse que "50 nao doi tanto" nusss 50 eu ja partia pra tudo manual. Desanima só de pensa.

  10. #10

    Padrão dhcp

    to vendo que o assunto tá dando polêmica... :clap:
    Pois é galera, ja procurei em tudo quanto é lugar e num acho nada... é meio estranho esse lance das estações pegarem os ips de traz pra frente. O pior de tudo é que no dhcpd.conf nao tem muita opção de configuração. Ele é bem simples! Mas ainda estou na procura, se achar a solução, vou postar aqui pra galera.

    Valeu povo!! :good:

  11. #11

    Padrão dhcp

    Uma vez tentei colocar o range de traz para frente, ex, 192.168.1.200-192.1.1.20, tb nao da certo ele continua de traz para frente...

    [] Dotta :twisted:

  12. #12

    Padrão dhcp

    uma vez fiz um script q gera o dhcpd.conf lendo de um arquivo texto as infos mac;ip por linha.

  13. #13

    Padrão dhcp

    Cara, posta o dhcpd.conf ai pra gente ver se tem alguma conf diferente... pq eu nunca vi disso, hehehe...

    Qto a amarrar o IP ao MAC, eu uso isso sim, mas o dhcpd.conf é gerado por uns script que pega o mac e o IP do mysql automático... nao veo inviabilidade nenhuma nisso, é assim que controlo o tráfego de meus usuários, sabendo o IP deles...