+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor NIS

    Boa Tarde,
    Estou com uma dúvida, eu usava anteriormente um servidor NIS Debian 2.5, onde rodava o ypserv, e tinha outro servidor onde rodava um client.
    Hoje eu tirei fora do ar o servidor onde rodava o ypserver, deixando apenas na minha rede o server com o client.Como faço para configurar o client agora para ele não ficar dando erro no NIS, como pro exmplo: YPBINDPROC_DOMAINOMAIN NOT BOUND.
    Bast apenas eu or em etc/default/nis e mudar de NSSERVER=false para NSSERVER=true???

    Obrigado,
    Renato

  2. #2

    Padrão Servidor NIS

    Tira ele da inicialização... pra que ter um client se você não tem o server?


    Abraços!

  3. #3

    Padrão Servidor NIS

    Pois é...só que o problema, é que ele ta dando erro de não encontrar usuário, tipo ele não consegue achar os usuários que fora adicionados no servidor antigo.
    Exemplo, ele deu erro no fetchmail, falando que o usuário fetchmail não existe.Sendo que ele tá lá criado.

    VLW
    Renato

  4. #4

    Padrão Servidor NIS

    edita os arquivos /etc/passwd, /etc/shadow e /etc/group, tire as entradadas do tipo +::::

  5. #5

    Padrão Onde?

    Cara desculp-me a jumice, mas como assim +:::?
    tenho no meu group assim, usuario:x:11245.
    No único lugar que eu achei o user fetchmail foi em , em shadow que ele está assim : fetchmail:!:45546:0:446546:7:::
    O que vc queria dizer era para apagar esses arqs, que terminam com :::?
    Desculpe-me a ignorância.

    renato.

  6. #6

    Padrão Servidor NIS

    para o NIS funcionar, temos que acrescentar essas entradas no fim dos referidos arquivos nos clientes...
    comeca com o sinal de + e seguem os dois pontos, de acordo com o número de parâmetros do arquivo.
    Procura lá, se tiver é só tirar que o seu sistema para de buscar o nis para autenticar usuários...

  7. #7

    Padrão blz

    Beleza....achei realmente o arquivo é group e tinha a ultima linha +::0:
    apagaguei essa linha, vamu ver se agora funfa, obrigado pela dica, agora só uma ultima dica, tem uma pá de nomes e grupo sque já não existem mais, porém está nesses arquivos, passwd,group e no shadow, eu posso apagar essas linhas de usuários que não existem mais ?

    Obrigado mais uma vez,
    Renato.

  8. #8
    robsonzornitta
    Visitante

    Padrão olha kr!!

    bom kr eu aconselharia usar os comandos userdel e gorupdel para apaga-los e naum simplesmente apaga-los do passwd, use os comandos para apagar os usuarios e os grupos eh mais seguro!!!! :good:

  9. #9

    Padrão Servidor NIS

    vou falar por mim, eu apago, desde que apague no passwd e shadow...
    agora, qto as entradas, vc vai ve-las no passwd e no shadow também...