+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão o q devo fazer???

    Olá pessoal estou com uma duvida sobre roteamento!!!

    é o seguinte
    Tenho um servidor samba funcionando perfeitamente, só que a empresa abriu um escritorio que fica há uns 300mts do servidor!!!
    instalei mais uma placa de rede no Server "Samba" com um AP+Ant. Direcional e no escritorio tb coloquei um Serv Linux + AP+Ant. Direcional já consigo pingar e acessar a net no Roteador(A comunicacao está perfeita), só que nao sei como fazer para as estaçoes do escritorio tem q acessar o samba que esta no servidor da Matriz!!!
    Pensei em usar o NFS para acessar os dados e compartilhar no escritorio com o samba, mas deve ter uma forma de acessar os dados criando alguma rota???Como faço isso???


    minhas configuracoes:

    Matriz
    Sever samba
    eth0= 192.168.0.1 //Rede local
    eth1= 192.168.1.1 ->AP=192.168.1.2->Antena Direcional

    Filial
    Roteador
    eth0=192.168.1.10 ->AP=192.168.1.11->Antena Direcional
    eth1=192.168.2.1//rede local

    como disse antes a comunicacao esta blz(inclusive a net esta funcionando), gostaria que os usuarios da filial logassem no samba!!!
    o q deve fazer???

  2. #2
    Mr_Mind
    Visitante

    Padrão o q devo fazer???

    usar como netmask 255.255.0.0
    isto será o suficiente para todas as máquinas s verem!
    caso contrario a rede 192.168.2 sera roteada pelo seu router para a 1., q por sua vez é roteada para a 0 no router principal. mas neste caso o router do escritorio teria de ter como default gateway o router principal.

  3. #3
    Visitante

    Padrão o q devo fazer???

    obrigado vou testar hoje a noite!!!
    qualquer coisa posto amanha novamente!!

  4. #4
    Visitante

    Padrão o q devo fazer???

    cara nao funcionou coloquei nas estacoes 192.168.2.15 mask 255.255.0.0

    tb coloquei no server do escritorio 192.168.2.1 mask 255.255.0.0
    e tb nao funcionou!!!
    o q estou fazendo de errado????

  5. #5
    melandroso
    Visitante

    Padrão o q devo fazer???

    Pelo que você descreve da rede o fato de colocar a mascara 255.255.0.0 não funcionará, pois o roteador é feito para separar redes.

    Você consegui no roteador colocar nas duas interfaces a mesma rede?

    Para resolver sua questão, o seu servidor samba deverá também rotear, ou então você adicionar algum equipamento que faça este papel para se conectar ao AP da matriz.

    Você pode testar, criando uma rota no roteador indicando que a rede para o servidor samba deve seguir para o endereço 192.168.1.11 e no servidor samba deve criar uma regra indicando que a rede 192.168.2.0 deve ser acessada através de 192.168.1.2