+ Responder ao Tópico



  1. #1
    larry
    Visitante

    Padrão Funcionalidades SAMBA 3.0 x Window$ 2003

    Boa tarde pessoal,

    Estou em um projeto de reestruturação da empresa, a qual possuí hoje diversos sistemas operacionais (win2k, 2003, rh9, slack10), o qual deixa a administração muito defazada.
    Sou adepto ao linux desde meados de 2000 e em todas empresas por qual passei consegui muitos resultados com o mesmo.
    Hoje tenho a necessidade de mostrar resultados em um projeto de servidor de arquivos, o qual preciso mostrar quais as vantagens que o SAMBA 3.0 pode levar em relação ao windows 2003.
    Li em um artigo da vnunet.com que o Samba 3 é mas veloz que o próprio windows 2003. As dúvidas então seriam as seguintes:

    Terei problemas no AD via samba com os clients 95/98/NT/2K/XP/03 ?
    Haverá a possibilidade de implantar as policies também no windows 2k/XP/03 ?
    Conseguirei fazer as atualizações de software remotamente, como no windows 2k server/2003 ?

    Seria interessante postarmos vantagens e desvantagens ou fazer uma comparação entre os dois, pois vejo muito em nossa área as lendas que o samba é bem inferior, que é mais lento, menos funcional e que o software do Tio Bill resolve... :-)

    Valeu...

  2. #2

    Padrão Re: Funcionalidades SAMBA 3.0 x Window$ 2003

    Citação Postado originalmente por larry
    Terei problemas no AD via samba com os clients 95/98/NT/2K/XP/03 ?
    O eh problema no AD pra vc? o Samba por si soh nao faz o papel do AD, estao fazendo o samba pra 4 pra substitui-lo
    Citação Postado originalmente por larry
    Haverá a possibilidade de implantar as policies também no windows 2k/XP/03 ?
    Da sim
    Citação Postado originalmente por larry
    Conseguirei fazer as atualizações de software remotamente, como no windows 2k server/2003 ?
    Com certeza

  3. #3
    larry
    Visitante

    Padrão Funcionalidades SAMBA 3.0 x Window$ 2003

    Cara isso é muito interessante, pois colocando na ponta do lapis... uma licença de 2003 standard custa em média R$ 2800,00 para 5 clients...
    Aqui por exemplo estou em uma discussão justamente sobre isso com os demais integrantes do setor de ti. No nosso caso seriam cerca de 100 clients, chega a ser um absurdo o preço deste SO com essas licenças...

    Se o samba possibilita todos esses recursos vou fechar o meu escopo com a base samba.

    Você poderia me indicar algum material falando destes itens?

  4. #4

    Padrão Funcionalidades SAMBA 3.0 x Window$ 2003

    nao tem coisa melhor do que:
    http://us1.samba.org/samba/docs/man/...TO-Collection/

    aki no site tb tem alguns tutoriais, mas nao sei se atendem todas suas necessidades

  5. #5
    larry
    Visitante

    Padrão Funcionalidades SAMBA 3.0 x Window$ 2003

    Valeu.... vou estudá-lo um pouquinho e vou postando as novidades..

    Até...

  6. #6
    Fernando Cesar
    Visitante

    Padrão O melhor de cada ambiente

    Ola a todos,

    Acredito que em uma rede corporativa, o melhor e' casar as solucoes.

    Apesar de ser uma rede "pequena", imagina vc ter que ficar atualizando os patches quase que diariamente em cada maquina.

    Neste caso, seria melhor usar um Windows 2000/2003 para gerenciar o dominio (contas de usuarios, GPOs, atualizacoes atraves do SUS - ferramenta da MS que precisa do AD, wins, dns interno integrado ao AD e DHCP integrando-o com o DNS).

    Quanto ao servidor de arquivo esse sim usaria o Linux/BSDs + Samba integrando ao domino Windows. Vantagens eh que nao faltam: nao precisa ficar atualizando patches a toda hora, custo (ja que nao recomendado usar o mesmo servidor de "dominio MS" para outras funcoes) , problemas de infeccao de virus , performance etc....

    Caso realmente nao queira partir para um dominio Windows, seria interessante verificar outras ferramentas que permitam fazer o deploy de patches (e as vezes ate mesmo a instalacao de outros programas)


    Fica aqui meu ponto de vista.

    []s
    Fernando Cesar