+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rod001
    Visitante

    Padrão Como utilizar o heartbeat

    Pessoal, bom dia.
    Consegui fazer a configuração do DRBD no CL10 e aparentemente está replicando os dados da partição configurada.
    Estou tentando utilizar agora o heartbeat. Jah encontrei várias documentacoes ao respeito e tentei configurar os 3 arquivos. Acho que configurei o 1o. arquivo (ha.cf) corretamente pois há farta documentação sobre ele, porém acho que o problema está no 2o arquivo (haresources), pois nao estou conseguindo fazer configurar os servicos que eu quero ficarem "em pé" quando faço simulação de um servidor cair !!! (alias, nem estou conseguindo deixar o servico ativo) ... todos os arquivos estao iguais no servidor1 e no servidor2. No servidor 1, quando tento dar o service heartbeat start, dá a seguinte mensagem:

    [root@tradehp init.d]# ./heartbeat start
    Starting High-Availability services:
    2005/05/30_09:05:43 CRITICAL: Resource 192.168.15.23 is active, and should not be!
    2005/05/30_09:05:43 CRITICAL: Non-idle resources can affect data integrity!
    2005/05/30_09:05:43 info: If you don't know what this means, then get help!
    2005/05/30_09:05:43 info: Read the docs and/or source to /usr/lib/heartbeat/ResourceManager for more details.
    CRITICAL: Resource 192.168.15.23 is active, and should not be!
    CRITICAL: Non-idle resources can affect data integrity!
    info: If you don't know what this means, then get help!
    info: Read the docs and/or the source to /usr/lib/heartbeat/ResourceManager for more details.
    2005/05/30_09:05:43 CRITICAL: Non-idle resources will affect resource takeback!
    2005/05/30_09:05:43 CRITICAL: Non-idle resources may affect data integrity!

    Depois disso, começa a aparecer muito log e a console trava !!! Fica aparencendo caracteres especiais (igual matrix) ...

    Já no servidor2, acho que ele fica esperando o serviço , pois nao dá o mesmo erro.

    Aguem saberia o que está acontecendo?


    Muito obrigado


    Rodrigo

  2. #2

    Padrão Como utilizar o heartbeat

    Configuracao Ativo/Passivo

    * Instalando o Heartbeat *

    1o Passo: Baixar os pacotes do Heartbeat em http://www.ultramonkey.org/download/...1.2.2/redhat_9

    * hearbeat-pils
    * heartbeat-stonith
    * heartbeat-1.2.2

    Instale-os via rpm -ivh

    2o Passo: Crie o arquivo authkeys em /etc/ha.d com o seguinte conteudo

    auth 1
    1 crc
    # 3 md5
    # 2 sha1

    3o Passo: Mude a sua permissao para 600

    # chmod 600 authkeys

    4o Passo: Configurar o arquivo ha.cf em /etc/ha.d

    logfacility local0
    keepalive 2
    deadtime 5
    warntime 10
    initdead 120

    #baud 19200
    #serial /dev/ttyS0 # Linux

    auto_failback on

    #apiauth ipfail uid=hacluster
    #apiauth ccm uid=hacluster
    #apiauth ping gid=haclient uid=alanr,root
    #apiauth default gid=haclient

    bcast eth1
    node servidor1
    node servidor2

    5o Passo: Configurar o arquivo haresources

    * Lembrete --> este endereco que esta alocado sera o endereco virtual
    * que o nodo vai assumir para responder os servicos

    #node-name resource1 resource2 ... resourceN
    servidor1 IPaddr::192.168.76.100 datadisk httpd

    6o Passo: Instalar o Heartbeat na outra maquina e usar os mesmos arquivos de configuracao

    7o Passo: Ative o heartbeat via ntsysv

    8o Passo: Reinicie a maquina


  3. #3
    rod001
    Visitante

    Padrão Configuracao Ativo/Passivo

    Pitanga, Obrigado.

    Fiz as configuracoes indicadas e aparentemente deu certo. (Pelo menos o teste de ping está OK!!!)

    Vou testar outros serviços para HA agora.

    Só uma coisa de estranha... Quando o servidor primario pára, o drbd o segundo assume, porém quando o primário volta, o drbd está voltando como StandAlone !!! Isso nos dois servidores ...

    De qq modo, vou pesquisar

    Muito obrigado

    Rodrigo

  4. #4
    franzoni
    Visitante

    Padrão 2 Interfaces

    Olá,
    estou implementando heartbeat em meu firewall... há 2 ips, um em cada interface. Quero deixar o firewall secundario sem ip, ai quando cai ele sera os 2 ips em cada interface.

    Eu estou conseguindo setar apenas com alis (eth0:0 e eth0:1) mas apenas se existir um ip na interface eth0 e eth1.

    Como eu posso proceder? Alguem saberia me ajudar?

    Valeu

  5. #5

    Padrão Re: 2 Interfaces

    Citação Postado originalmente por franzoni
    Olá,
    estou implementando heartbeat em meu firewall... há 2 ips, um em cada interface. Quero deixar o firewall secundario sem ip, ai quando cai ele sera os 2 ips em cada interface.

    Eu estou conseguindo setar apenas com alis (eth0:0 e eth0:1) mas apenas se existir um ip na interface eth0 e eth1.

    Como eu posso proceder? Alguem saberia me ajudar?

    Valeu
    Você deverá criar o ip virtual para ser o IP de acesso ao seu firewall, visto que o Heartbeat faz justamente setar estas configurações via aliases.

    Experimente dar uma olhada no projeto keepalived.

    www.keepalived.org

    []'s

    Marcos Pitanga
    System Engineer
    Gplus Energy Division
    High Performance Computing
    www.gplus.com.br

  6. #6

    Padrão Como utilizar o heartbeat

    ola rod001 pelo que li em seus post vc conseguiu configurar o drbd no conectiva 10. voce poderia me informar quais forão os procedimentos adotados pois eu utilizei o conectiva 9.0 e esta blz, ai tentei migrar para o conectiva 10 mas o arquivo de configuração dele parece ser deiferente. vc poderia me enviar como ficou o drbd.conf ou então se no conectiva 10 possui alguma ferramenta de configuração.
    Desde ja agradeço

  7. #7

    Padrão Re: Como utilizar o heartbeat

    Pessoal tenho um pergunta, como faço para configurar os ip ?
    posso configurar na interface ? caso contrario como faço para configurar os ips, sendo que quando um maquina der problema a outra respondera pelo mesmo ip.

    desde ja agradeço....