+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão É possivel desativar Squid...

    É possivel desativar o Squid rapidamente (NAT) sem mexer no iptables?
    Meu squid ta com problema depois que eu troquei o ip.
    Muito lento. Só consigo navegar localmente sem proxy e com dns configurado.
    Pensei em desativar o proxy provisóriamente pra resolver o problema.

  2. #2

    Padrão É possivel desativar Squid...

    vc soh teria q mexer no iptables se vc estiver utilizando proxy transparente, caso contrario eh soh parar o squid

  3. #3

    Padrão É possivel desativar Squid...

    Ok, mas eu teria que reconfigurar as maquinas. 36 ao todo.
    A ideia é deixar não mexer nas maquinas.
    E o proxy receber pela 3128 e encaminhar sem regras, tipo nat.
    Obrigado pela atenção. :good:

  4. #4

    Padrão É possivel desativar Squid...

    se eu entendi direito nao tem jeito nao....

  5. #5

    Padrão É possivel desativar Squid...

    Citação Postado originalmente por jadirorza
    Ok, mas eu teria que reconfigurar as maquinas. 36 ao todo.
    A ideia é deixar não mexer nas maquinas.
    E o proxy receber pela 3128 e encaminhar sem regras, tipo nat.
    Obrigado pela atenção. :good:
    vc usa autenticação? caso não use, vc poderia deixar o proxy transparente não necessitando configuração de proxy nas maquinas...

  6. #6

    Padrão É possivel desativar Squid...

    Citação Postado originalmente por jadirorza
    Ok, mas eu teria que reconfigurar as maquinas. 36 ao todo...
    Por isso que é bom usar o proxy transparente. Nesse caso, era só desativar o transparente e deixar eles navegarem pela 80 enquanto vc resolve o problema do seu squid.

    Falow

  7. #7

    Padrão É possivel desativar Squid...

    verdade, mas ele teria q mexer no iptables, e isso ele nao quer

  8. #8

    Padrão É possivel desativar Squid...

    só fazer assim...

    criar 2 scripts de iptables, um com proxy transparente e outro sem proxy... dai no script do squid, no start tu faz ele rodar o COM proxy transparente, e no stop o SEM proxy nenhum... era uma... hehee

  9. #9

    Padrão É possivel desativar Squid...

    Desculpe a franqueza, mas acho que não tenho competencia pra mexer no iptables. Tudo que eu vejo sobre, não bate com as regras que eu encontro nele. Além disso, pelo que vcs sugeriram, eu teria que reconfigurar todos as maquinas. Isso abriria precedente pros manés aprenderem a desativar o proxy. :cry: :cry:

  10. #10

    Padrão É possivel desativar Squid...

    Citação Postado originalmente por jadirorza
    Desculpe a franqueza, mas acho que não tenho competencia pra mexer no iptables. Tudo que eu vejo sobre, não bate com as regras que eu encontro nele. Além disso, pelo que vcs sugeriram, eu teria que reconfigurar todos as maquinas. Isso abriria precedente pros manés aprenderem a desativar o proxy. :cry: :cry:
    mas se eles desativarem o proxy navegam normalmente??? vc ta fazendo o mascaramento tb????

    põe logo um proxy transparente, ai se eles desabilitarem ou nao, vai dar na mesma, eles terão que passar pelo proxy, tem muito material aqui no site ensinando a fazer isso facilmente....

  11. #11

    Padrão É possivel desativar Squid...

    mas oq vc tava esperando encontrar? algum artigo com o mesmo fw q vc usa? isso eh meio improvavel de acontecer, cada caso eh um caso, existem receitinhas de bolo por ae, mas geralmente elas num atendem todas as necessidades.

    tem q estudar mesmo, num tem jeito. bom mas pra vc soh isso aki jah resolveria:
    https://under-linux.org/noticia4712.html

  12. #12

    Padrão É possivel desativar Squid...

    Amigo... nao teria como eles desativarem o proxy pq o mesmo seria sentido obrigatório no servidor... entao pra fazer o que vc quer, siga os passos:

    1) Aprenda a fazer seu proxy ficar tranasparente (vai funcionar mesmo com o proxy configurado no navegador)

    2) Retire o Proxy do Navegador

    3) faz o que eu disse acima

    Para cada problema, estude, teste, TENTE!!! basta fazer backup do que vc tem...

    Se mesmo assim nao conseguir, posta aqui, mas por partes...

  13. #13

    Padrão É possivel desativar Squid...

    Bom, se eu desativo o proxy nos navegadores e coloco um dns qualquer,
    funfa legal. Pelo proxy fica uma carroça. Quanto a receita de bolo, pode ter certeza que eu já tentei adaptar um monte delas ás minhas nececidades. Se é tão dificil assim desativar o proxy sem mexer nas maquinas, vou tentar descobrir o problema do proxy mesmo.
    Ainda qto as receitas de bolo, eu é que sei o qto eu leio os artigos, masi de 1000 paginas impressas aqui, etc.
    Certo ta o Stefano que agradeceu ao ucraniano Yuri por ter ajudado a fixar os conhecimentos. Apesar do ótimo artigo dele, não funcionou aqui.
    Mas valeu pela ajuda.

  14. #14

    Padrão É possivel desativar Squid...

    vc viu o link q te passei? nao eh exclusivo pra proxy transparente, mas nele tem as regras q vc precisa

  15. #15

    Padrão É possivel desativar Squid...

    nao leva pro pessoal nao amigo... se navega qdo tu tira o proxy, posta tuas regras de firewall ai pra gente ver se é masquerade ou é proxy transparente

  16. #16

    Padrão É possivel desativar Squid...

    Jim e 1C3- Desculpa ae. Não fiz nenhuma crítica. Ás vezes, até é interessante mexer com os brios das pessoas. No meu caso, eu fico puto da cara e corro atráz pra descobrir o problema. Isso é construtivo.
    Se eu pergunto aqui e me dizem exatamente o que fazer, não vou aprender nada. Agradeço a vcs por isso.
    Só que, nesse caso especificamente, gostaria de entender o que aconteceu. Rodava legal até eu trocar o ip. Antão achei que fosse mais fácil fazer NAT pra descobrir o que tem de errado no Squid.
    Qto ao artigo do Stefano, squid 1.5, como vcs podem ver, li até os agradecimentos. Só que as vezes, alguma coisa não entra na cabeça.
    Valeu, galera.

  17. #17

    Padrão É possivel desativar Squid...

    O squid ta lento?
    vc mudou o ip neh?

    da uma olhada no /etc/hosts se o novo ip ta cadastrado lah com o nome da maquina

  18. #18

    Padrão É possivel desativar Squid...

    Cara, o hosts foi uma das primeiras coisas que eu alterei.
    Olha, peguei tantas dicas aqui, nem sei o que eu fiz.
    Aliás, acho que sei. Tentar configurar sem dns, negativo. Inclusive,
    antes já tava com 2 dns externo. Com os dns que a BRT me passou,
    demorava pra resolver.
    No momento, ta rodando normal com proxy. Mas com os 2 dns da BrasilTelecom e mais 2 da Celepar.
    Alguem tem alguma explicação?
    Ah, se eu dou um # service named stop, não faz nada.
    #service named start ou restart, diz que já está rodando.
    De qualquer forma, meu problema éstá resolvido.
    Não entendi por que não funcionou sem dns.
    Pra quem me ajudou, brigado pela força.
    Devo umas brejas. Vou pagar lá em Poá.
    Podem cobrar.

  19. #19

    Padrão É possivel desativar Squid...

    Galera, essa foi boa. Nem sei o que eu fiz.
    Se desativar o proxy das maquinas, não navega nem a pau.
    Nem MSN conecta. Nem na minha maquina com 5 dns configurado.
    Alguem tem alguma ideia?