+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Carlos Augusto
    Visitante

    Padrão Webmin vs Linuxconf

    Olá amigos, minha pergunta é para saber a opiniao de vcs a respeito dessas ferramentas de administração. Qual a melhor na opinião de vcs? existem uma melhor?

    Abracos

    Carlos Augusto

  2. #2

    Padrão Webmin vs Linuxconf

    Fala Carlos Augusto,

    São duas ferramentas bem diferentes.
    Uma para uso na WEB e outra local.
    Eu acho o Webmin bem melhor, com mais recuros e voltado a WEB mas as vezes o Linuxconf dá uma ajuda em muitas confs.
    Isso vai de gosto de cada um.

    blz.

    abracos

    Jeff

  3. #3
    cacogui
    Visitante

    Padrão Webmin vs Linuxconf

    Cara quando eu tenho o linuxconf na mão, eu só uso ele, mas a versão 10 d0 conectiva não tem ele ai fui obrigado a usar o webmin, ele é meio diferente mas funciona legal ....... as ferramentas e que estaõ meio sem ordem como estavam no Linuxconf.

    mas da-se um jeito

  4. #4

    Padrão Webmin vs Linuxconf

    O ideal é saber se virar sem estas ferramentas, pq se acontece da ferramenta deixar de ser atualizada dá nisso... de qualquer forma, é legal ter um webmin pra "facilitar" (desde que vc saiba fazer sem ele hein!)

  5. #5
    Carlos Augusto
    Visitante

    Padrão Webmin vs Linuxconf

    Obrigado a todos, eu sei me virar sozinho ou melhor na cli, o mais chato de configurar e a porra do DNS (bind). Valeu obrigado :good:

  6. #6
    jedi
    Visitante

    Padrão Webmin vs Linuxconf

    O bom do webmin é que vc pode acesar remotamente, fora que ele é bonitinho, mas é so isso tb.
    Pois o linuxconf é muito mais rapido e as vezes quebra um galho federal.

    existem o linuxconf no conectiva 10, mas nesta versão a ferramenta de configuração padrão é o webmin, se quiser usar o linuxconf tera que instalar. Os pacotes estão no cd 3.

  7. #7
    whinston
    Visitante

    Padrão experiencia extra ferramenta

    Citação Postado originalmente por Jeff
    Fala Carlos Augusto,

    São duas ferramentas bem diferentes.
    Uma para uso na WEB e outra local.
    Eu acho o Webmin bem melhor, com mais recuros e voltado a WEB mas as vezes o Linuxconf dá uma ajuda em muitas confs.
    Isso vai de gosto de cada um.

    blz.

    abracos

    Jeff
    e ae cara, blzx? vc tem experiencia de configurar sem ferramentas?
    queria saber se estas ferramentas jogam muito lixo nas configurações.
    teve época que só usava o linuxconf, até que fui pegando + experiência e vendo que elas só detonam os arquivos

  8. #8
    whinston
    Visitante

    Padrão exato

    Citação Postado originalmente por Jim
    O ideal é saber se virar sem estas ferramentas, pq se acontece da ferramenta deixar de ser atualizada dá nisso... de qualquer forma, é legal ter um webmin pra "facilitar" (desde que vc saiba fazer sem ele hein!)
    exatamente! vide oq coloquei acima
    eu lembro qdo o linuxconf não ficou tão evidente numa versão do RH e eu me vi órfão, pois não sabia fz nada.

  9. #9
    whinston
    Visitante

    Padrão outros pacotes ?

    tem outros pacotes que vcs acham uma mão na roda?
    tipow.. não pra mim, mas pra colocar pro pessoal do CPD da empresa mudar usuário, criar, mudar senha, etc.. Mas sem foder com as configurações.

  10. #10
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Webmin vs Linuxconf

    realmente, eu não confio em nenhuma delas, grande exemplo é agora que fui criar um alias no sendmail e descobri que havia várias entradas duplicadas aqui e o webmin não acusava erro.
    E outra, se vc faz, vc confia.


    Sem contar o lixo que que elas colocam no arquivo.

  11. #11

    Padrão Re: Webmin vs Linuxconf

    O webmin e mais pra quem nao tem noçao de linux !!!

    Pois quem sabe faz no braço e depois larga essa interface pra quem nao entende de linux para poder trabalhar por ali e mais ou menos parecido com o esquema do brma !!! mas facilita bastante !!!

    Valeu !!!

  12. #12

    Padrão RE:

    Pode crer, eu tbm acho que configuração tem que ser feito na unha, esse lance de pilotar mouse é pra galera do ruindows...

    Se vc configura na unha vc sabe exatamente o que vc fez e onde fez, se vc usar um frontend que faz tudo por vc, enquanto ele ta rolando vai na boa, mais a hora que a coisa começar a dar pau, e vc não souber como fazer na unha... ai meu cumpadi... ta enrrolado...

    Para o usuário em sí, eu sou a favor do uso de frontends, mais vc enquanto administrador tem que dominar no shell as configurações, até pq eu acho que usar muito frontend pra fazer configurações acaba trazendo maus hábitos, e deixando o administrador do sistema enferrujado.

    Abs!
    Lauro Gatz.

  13. #13
    whinston
    Visitante

    Padrão Xiita

    galera, estamos caminhando pro lado xiita da estória:
    "bão mesmo é no console.. mouse pra que ?"

    tem vários pacotes como BRMA, gruponet, etc etc etc que estão ganhando muito mercado cobrindo este tipo de pensamento nosso.

    quantas empresas vocês conhecem que recusaram propostas ou nem cogitam a hipótese de colocar linux pq acham difícil?

    o fato é que muitas empresas não primam pela atualização tecnológica, tanto do hardware, software, como das pessoas (funcionários).

    quantas empresas vcs conhecem que ainda usam clipper? cobol?
    e muita delas o programador é o único cara no "cpd" e gosta de fazer as coisas pelo Windows, onde ele sabe alguma coisinha e vai se virando. se entrar um Linux lá, ele tá f...

    por isto que eu acho de extrema relevância ter ambientes web para criar usuário, mudar senha, trocar nível, criar aliás, etc..

    não estou falando de configurar um servidor, como sendmail, apache, etc.. isto são outros 500! eu to falando de ferramentas de manutenção que auxiliem no dia-a-dia da empresa, não deixando a empresa totalmente dependente de um profissional externo pra mudar uma simples senha.

  14. #14

    Padrão Webmin vs Linuxconf

    Salve!

    Nao gosto deste tipo de ferramenta, elas criam profissionais lixosos, por exemplo, o cara só sabe mexer no linuxconf, ai vai em uma empresa e perguntam se ele sabe muito bem linux, ai ele pensa:"bom, sei configurar MTA, sei firewall, sei um monte de coisa, monto o servidor que for", entao ele vai responder que sim, no primeiro problema com o framerelay esse cara vai se ferrar.... essa e a minha opiniao

    abraços! :good:

  15. #15
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Webmin vs Linuxconf

    :toim: Sou bem xiita mesmo, acredito que frontends para simples administração de uma empresa pequena q não tem um CPD, e simplesmente um funcionário mais esperto q possa trabalhar no frontend, até vejo uma boa opção.

    Mas em outros casos, o cara tem de estudar e saber, o mundo já tá cheio de pessoas q se dizem profissionais e até para fazer tarefas simples pedem arrego.

  16. #16

    Padrão Webmin vs Linuxconf

    Citação Postado originalmente por Super_Diaulas
    :toim: Sou bem xiita mesmo, acredito que frontends para simples administração de uma empresa pequena q não tem um CPD, e simplesmente um funcionário mais esperto q possa trabalhar no frontend, até vejo uma boa opção.

    Mas em outros casos, o cara tem de estudar e saber, o mundo já tá cheio de pessoas q se dizem profissionais e até para fazer tarefas simples pedem arrego.
    Falou tudo... penso da mesma forma... :good: