+ Responder ao Tópico



  1. #1
    duker
    Visitante

    Padrão Som muito baixo no Suse e F. Core 3

    Cara to com uma coisa estranha tenho uma placa de som q no Rwindows detecta como CMEDIA e no linux como VIA mas o problema tah no Suse 9.2 e FC 3 pois ambos detectaram e instalaram a placa de som como sendo da VIA. mas o som tah extremamente muito baixo. Jah tentei as coisas mais lógicas como kmix, alsamixer e aumentei o som em tudo mas nada continua baixinho baixinho. Alguma alma caridosa poderia me ajudar a aumentar o som ???

    ___________________________
    dUKer - Rodolpho
    Linux User Número:
    http://geocities.yahoo.com.br/dukercs/385557.png
    Quer se tornar um linux user http://counter.li.org

  2. #2
    duker
    Visitante

    Padrão Som muito baixo no Suse e F. Core 3

    A minha placa de Som eh essa
    pci bus 0x0000 cardnum 0x11 function 0x05: vendor 0x1106 device 0x3059
    VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235 AC97 Audio Controller

  3. #3

    Padrão Som muito baixo no Suse e F. Core 3

    Cara to com uma coisa estranha tenho uma placa de som q no Rwindows detecta como CMEDIA e no linux como VIA mas o problema tah no Suse 9.2 e FC 3 pois ambos detectaram e instalaram a placa de som como sendo da VIA.
    Se no win funciona normal e motra como CMEDIA e no linux mostra VIA e nao funiciona direito, é porque ta carregando um driver errado pra sua placa de audio.
    No win tb ja vi acontecer isso, os cara instalo driver errado de som no pc de um amigo meu e o som saia mto baixo.

    Roda o alsaconf ae e ve se resolve o problema.

  4. #4
    luccosta
    Visitante

    Padrão Som muito baixo no Suse e F. Core 3

    :? Cara,
    Não sei se vc já fez mas tenta rodar o #alsaconf como root.
    Depois execute o alsamix e ajuste os volumes, depois de corrigir os níveis execute o comando #alsactl store; assim os valores serão guardados.

    Se não resolver:
    Depois verifique como a sua placa de som é identificada pelo comando.
    Uma outra coisa útil que vc pode fazer é informar o modelo de sua placa mãe se a placa for on-board, assim poderemos analisar e te ajudar a encontar a melhor solução.
    Se vc tiver o manual da placa mãe verifique as informações referentes ao chip-set do audio, isto pode ser útil.

    Rode o comando #lsmod como root na máquina;
    Depois execute o #lspci, tb como root, informe os resultados para que possamos verificar.

    Estarei aguardando...

    Abrax :good:

  5. #5

    Padrão Som muito baixo no Suse e F. Core 3

    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Cara to com uma coisa estranha tenho uma placa de som q no Rwindows detecta como CMEDIA e no linux como VIA mas o problema tah no Suse 9.2 e FC 3 pois ambos detectaram e instalaram a placa de som como sendo da VIA.
    Se no win funciona normal e motra como CMEDIA e no linux mostra VIA e nao funiciona direito, é porque ta carregando um driver errado pra sua placa de audio.
    No win tb ja vi acontecer isso, os cara instalo driver errado de som no pc de um amigo meu e o som saia mto baixo.

    Roda o alsaconf ae e ve se resolve o problema.
    O driver está correto. O chipset da placa é VIA AC'97 muito comum hoje em dia. É estranho não estar funcionando ok.

    Tente usar o alsaconf e reutilize o kmix pra ver se resolve.

  6. #6
    duker
    Visitante

    Padrão Som muito baixo no Suse e F. Core 3

    O modelo dela eh esse AC'97 o som tah tudo no mais alto será algum problema de módulo pois no CL10 identifica ela como snd-via82xx
    O modelo da placa mãe eh M825G com som on-board AC'97 Codec... Gente o som no alsamixer tah tudo no mais alto mas não sai nada. Tem como mudar o módulo usado para o usado no CL-10???
    De qualquer jeito muito obrigado pela ajuda.

    OLHA O RESULTADO DO COMANDO lspci como root na máquina
    #lspci
    0000:00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc.: Unknown device 3205
    0000:00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc.: Unknown device b198
    0000:00:08.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation RIVA TNT2 Model 64 (rev 15)
    0000:00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB (rev 80)
    0000:00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB (rev 80)
    0000:00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB (rev 80)
    0000:00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 82)
    0000:00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8235 ISA Bridge
    0000:00:11.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586/B/686A/B PIPC Bus Master IDE (rev 06)
    0000:00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233 AC97 Audio Controller (rev 50)
    0000:00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 74)

    _________________________
    dUKer - Rodolpho
    Linux User Número:
    http://geocities.yahoo.com.br/dukercs/385557.png
    Quer se tornar um linux user [url]http://counter.li.org[/url

  7. #7
    duker
    Visitante

    Padrão Som muito baixo no Suse e F. Core 3

    Citação Postado originalmente por duker
    Tem como mudar o módulo usado para o usado no CL-10???
    tentei fazer isso (sei q foi muito inocente da minha parte) mas naum deu certo aparece uma mensagem de erro ao tentar carregar o modulo do conectiva "Invalid module format" Tem como baixar um outro modulo sem ter q compilar kernel ?

  8. #8

    Padrão Som muito baixo no Suse e F. Core 3

    testa com o aumix...
    aqui é a mesma placa.. tava com o mesmo problema.. foi so aumentar os volumes..

    valeu

  9. #9
    Visitante

    Padrão Som muito baixo no Suse e F. Core 3

    tentei o aumix (tive q instalar) mas nada naum funcionou... tah tudo no max e nada de som eita suse q tah dando canseira mas desistir eh q eu não vou!!! hehehe to pesquisando na net e ateh jah liguei o som no lugar do microfone soh falta fazer promessa pro santo... rsrsrs

  10. #10
    Visitante
    Visitante

    Padrão Som muito baixo no Suse e F. Core 3

    Veja no mixer se existem 4 linhas denominadas via-dxs. Caso positivo, coloque a primeira delas no máximo.

  11. #11
    duker
    Visitante

    Padrão Som muito baixo no Suse e F. Core 3

    Tem algum outro sistema de som além do alsa para o suse 9.2 ?? Se sim por gentileza poderiam me informar onde encontro como e instalo ?

    _____________________________________
    dUKer - Rodolpho
    Linux User Número:
    http://geocities.yahoo.com.br/dukercs/385557.png
    Quer ter um linux user # http://counter.li.org