Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

jedi
    Vou aproveitar a pergunta do caro amigo dewes e fazer outra pergunta, instalando dus distr qual o lilo que eu uso, o do conectiva que esta esta instalado e depois configura na mão ou do debian que vai sobrepor? :?

2. O lilo que ficara na MBR será o da distribução que você instalar por ultimo.
    Mas nada inpede você de entrar na distro que instalou primeiro configurar o lilo.conf e rodar o lilo, fazendo com que esse se torne ativo.

7kk.il
    Cara....

Mto fácil....Aqui em casa eu já tenho mais de 1 sistema operacional unix instalado.(nenhum windows)

É mto simples ter duas distros linux no mesmo pc.

Eu tenho 2 Debian under linux e 1 Debian under KFreeBsd e é o seguinte.

A artimanha está apenas em gerencia-los através do grub.

Mas isto é simples.

Faz o seguinte....

Instala o primeiro: Recomendo o debian. Depois instala o conectiva e na hora que ele falar que se deseja instalar o grub, pede para ele não fazer isto.

Se o CL10 não permitir isto, não tem problema....depois vc pode entrar via console no grub e fazer o que está instalado no MBR apontar para o /boot/grub/menu.lst da partição que vc quer.

Qualquer dúvida específica, posta ai. Vc vai encontrar muito material no google sobre como configurar o grub para apontar para cada arquivo menu.lst de cada partição.

Aqui eu já mudei ele para apontar hora para (hd0,1)/boot/grub/menu.lst, depois mudava para o (hd1,0)/boot/grub/menu.lst.

É só este o segredo, mas qualquer coisa, na hora da inicialização, vc pode editar clicando em cima do campo que vc deseja modificar e apertar e->e->e dai editar->enter->b(para dar o boot da forma que vc editou)

Qualquer coisa procurar por reinstalar grub que lá vai ter os comandos necessários para alterar o menu.lst que o grub da mbr aponta

7kk.il
    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    O lilo que ficara na MBR será o da distribução que você instalar por ultimo.
    Mas nada inpede você de entrar na distro que instalou primeiro configurar o lilo.conf e rodar o lilo, fazendo com que esse se torne ativo.
    Desculpa ai amigo, mas vc está cometendo um equivoco.

O grub que está no MBR é sempre o mesmo, mas vc pode reinstala-lo ou reconfigura-lo para apontar para o diretório /boot/grub diferente

acho que os comando para isto são:

debian#grub
    grub> root (hd0,1)
    Define qual o hd e partição no qual o grub do MBR irá apontar

Se vc não sabe onde está apenas digite
    find /boot/grub/stage1

setup (hd0)
    Para instalar isto no hd0, ou seja, na MBR do primeiro HD

Com o procedimento acima, root (hd0,1) ou colocando por exemplo, hd(1,0), vc pode controlar qual o /boot/grub que será utilizado(o de qual partição)

O que eu quero dizer é que mesmo sem reinstalar o grub, vc pode faze-lo apontar para diferentes (hdx,x)/boot/grub e fazendo isto mesmo depois de quantas distros vc tiver e mesmo modificandos constantemente, vc pode fazer esta alteração..

Maiores info só procura no google.

7kk.il
    Para ser mais claro e ficar ai como material de consulta para o povoestou achando q eu estou sendo mto confuso e não sendo capaz de explicar corretamente)

Comando para reinstalar o grub no MBR do hda
    debian#grub-install /dev/hda

Depois vc precisa indicar para o GRUB onde as outras partes dele se encontram(como root)
    debian#grub

Agora vc está no prompt de comando do GRUB stage2. Vc precisa usar install para falar ao GRUB onde procurar o stage1, stage2 e o menu.lst.
    grub> install (hd0,1)/grub/stage1 d (hd0) (hd0,1)/grub/stage2 p (hd0,1)/grub/menu.lst
    vc pode alterar de (hd0,1) para a partição correta, no meu caso já foi (hd0,1) e hj uso (hd1,0) e em breve devo passar a usar o do bsd e vai ficar (hd1,3)

Um pequeno comentário
    LINUX | GRUB
    hda1 | (hd0,0)
    hda2 | (hd0,1)
    hdb3 | (hd1,2)

Qualquer coisa vc ainda tem o comando find /boot/grub/stage1 para ele fazer este trabalho de apontar automaticamente para vc..

:clap:

Tópicos Similares

1. Várias Distribuições Linux no mesmo HD
    Por pjlinux no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 05-11-2005, 18:33
  2. Instalando Windows e Linux no mesmo HD
    Por linuxgarcia no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 03-11-2005, 10:37
  3. várias instalações de linux no mesmo hd..
    Por _N3o_ no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 11-09-2005, 22:58
  4. é possivel mais de um linux no mesmo hd?
    Por chn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 07-07-2005, 08:03
  5. 2 linux no mesmo hd
    Por visitante no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 06-06-2005, 17:42

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L