+ Responder ao Tópico



  1. #1
    iniciante
    Visitante

    Padrão 2 linux no mesmo hd

    Gostaria de instalar 2 linux no mesmo hd como que eu faço . e o mesmo processo quando eu instalo o linux com o windows . As distribuicões sao conectiva 10 e o debian 3.0 . se puderem me ajudar agradeco valeu

  2. #2

    Padrão 2 linux no mesmo hd

    vc precisa definir as particoes onde cada um vai ficar...

    divida o disco entre os espacos reservados ao seu windows, e cada um dos seus linux...

    basicamente, vc tera uma particao do windows e outra vazia...

    as unidades, serao criadas pelos seus linuxes durante a instalacao d cada um

    []'s

  3. #3
    dewes
    Visitante

    Padrão 2 linux no mesmo hd

    e como fica a swap? a mesma pros dois! ou vou ter q criar outra?

  4. #4

    Padrão 2 linux no mesmo hd

    A mesma swap é utilizada pelas duas distribuições.

    Ex:
    partição EXT3 para o conectiva 10
    partição EXT3 para o debian 3
    partição swap (sera usada pelo conectiva e pelo debian)

    qualquer duvida posta ae novamente.

  5. #5

    Padrão 2 linux no mesmo hd

    sim, sem galho, se lembre nao existe como rodar 2 sistemas operacionais nativamente ao mesmo tempo, logo nao tem galho.

  6. #6
    jedi
    Visitante

    Padrão 2 linux no mesmo hd

    Vou aproveitar a pergunta do caro amigo dewes e fazer outra pergunta, instalando dus distr qual o lilo que eu uso, o do conectiva que esta esta instalado e depois configura na mão ou do debian que vai sobrepor? :?

  7. #7

    Padrão 2 linux no mesmo hd

    O lilo que ficara na MBR será o da distribução que você instalar por ultimo.
    Mas nada inpede você de entrar na distro que instalou primeiro configurar o lilo.conf e rodar o lilo, fazendo com que esse se torne ativo.

  8. #8
    7kk.il
    Visitante

    Padrão 2 linux no mesmo hd

    Cara....


    Mto fácil....Aqui em casa eu já tenho mais de 1 sistema operacional unix instalado.(nenhum windows)

    É mto simples ter duas distros linux no mesmo pc.

    Eu tenho 2 Debian under linux e 1 Debian under KFreeBsd e é o seguinte.

    A artimanha está apenas em gerencia-los através do grub.

    Mas isto é simples.

    Faz o seguinte....

    Instala o primeiro: Recomendo o debian. Depois instala o conectiva e na hora que ele falar que se deseja instalar o grub, pede para ele não fazer isto.

    Se o CL10 não permitir isto, não tem problema....depois vc pode entrar via console no grub e fazer o que está instalado no MBR apontar para o /boot/grub/menu.lst da partição que vc quer.

    Qualquer dúvida específica, posta ai. Vc vai encontrar muito material no google sobre como configurar o grub para apontar para cada arquivo menu.lst de cada partição.

    Aqui eu já mudei ele para apontar hora para (hd0,1)/boot/grub/menu.lst, depois mudava para o (hd1,0)/boot/grub/menu.lst.

    É só este o segredo, mas qualquer coisa, na hora da inicialização, vc pode editar clicando em cima do campo que vc deseja modificar e apertar e->e->e dai editar->enter->b(para dar o boot da forma que vc editou)

    Qualquer coisa procurar por reinstalar grub que lá vai ter os comandos necessários para alterar o menu.lst que o grub da mbr aponta

  9. #9
    7kk.il
    Visitante

    Padrão 2 linux no mesmo hd

    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    O lilo que ficara na MBR será o da distribução que você instalar por ultimo.
    Mas nada inpede você de entrar na distro que instalou primeiro configurar o lilo.conf e rodar o lilo, fazendo com que esse se torne ativo.
    Desculpa ai amigo, mas vc está cometendo um equivoco.

    O grub que está no MBR é sempre o mesmo, mas vc pode reinstala-lo ou reconfigura-lo para apontar para o diretório /boot/grub diferente

    acho que os comando para isto são:

    debian#grub
    grub> root (hd0,1)
    Define qual o hd e partição no qual o grub do MBR irá apontar

    Se vc não sabe onde está apenas digite
    find /boot/grub/stage1

    setup (hd0)
    Para instalar isto no hd0, ou seja, na MBR do primeiro HD

    Com o procedimento acima, root (hd0,1) ou colocando por exemplo, hd(1,0), vc pode controlar qual o /boot/grub que será utilizado(o de qual partição)

    O que eu quero dizer é que mesmo sem reinstalar o grub, vc pode faze-lo apontar para diferentes (hdx,x)/boot/grub e fazendo isto mesmo depois de quantas distros vc tiver e mesmo modificandos constantemente, vc pode fazer esta alteração..

    Maiores info só procura no google.

  10. #10
    7kk.il
    Visitante

    Padrão 2 linux no mesmo hd

    Para ser mais claro e ficar ai como material de consulta para o povoestou achando q eu estou sendo mto confuso e não sendo capaz de explicar corretamente)

    Comando para reinstalar o grub no MBR do hda
    debian#grub-install /dev/hda

    Depois vc precisa indicar para o GRUB onde as outras partes dele se encontram(como root)
    debian#grub

    Agora vc está no prompt de comando do GRUB stage2. Vc precisa usar install para falar ao GRUB onde procurar o stage1, stage2 e o menu.lst.
    grub> install (hd0,1)/grub/stage1 d (hd0) (hd0,1)/grub/stage2 p (hd0,1)/grub/menu.lst
    vc pode alterar de (hd0,1) para a partição correta, no meu caso já foi (hd0,1) e hj uso (hd1,0) e em breve devo passar a usar o do bsd e vai ficar (hd1,3)


    Um pequeno comentário
    LINUX | GRUB
    hda1 | (hd0,0)
    hda2 | (hd0,1)
    hdb3 | (hd1,2)

    Qualquer coisa vc ainda tem o comando find /boot/grub/stage1 para ele fazer este trabalho de apontar automaticamente para vc..

    :clap: