+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Lestat1
    Visitante

    Padrão Raid 1

    Tenho uma partição instalado com slack 10.1 e tenho uma outra do mesmo tamanho(somente formatada). Tem como eu fazer raid 1 da partição hda1(onde está instalado o slack10.1) com a partição hda2?
    Estou tentando fazer mas está dando erro dizendo que o hda1 está montado. Tem como fazer isso ou tem que ser duas outras partições?

    []s

  2. #2

    Padrão Raid 1

    Cara que eu saiba raid 1 so com hd desmontado, o que vc pode fazer eh bootar por um cd e montar o raid, provavelmente vai dar certo, ou usar o rsync e umas 3 vezes por dia sincronizar as partiçoes, da quase na mesma.

    falows

  3. #3
    Lestat1
    Visitante

    Padrão Raid 1

    Eu estava pensando nisso mesmo, botar por um cd e montar o raid, mas será que dá certo?
    Vou tentar e depois escrevo.

    Obrigado pela ajuda

  4. #4

    Padrão Raid 1

    cara nao sei se da certo, mas nao custa tentar, hehehehehe, eh o unico jeito que penso agora, a unica coisa nao recomendo fazer isso em um server de e-mail ou algo que aja muitas gravações em disco pq o desempenho cai mto.

    falows

  5. #5
    Lestat1
    Visitante

    Padrão Raid 1

    Se eu fizer um tar da partição inteira para outra e depois de montar o raid eu voltá-la, será que pode dar certo? Com dd tambem posso fazer isso. Alguma sugestão?

    []s

  6. #6
    Lestat1
    Visitante

    Padrão Raid 1

    O espelhamento que quero fazer é em cima do samba com LDAP, com mais ou menos 1000 usuarios. E não posso pensar em deixar isso fora do ar, por isso optei por raid para espelhamento.

  7. #7

    Padrão Raid 1

    Cara o problema com tantos usuarios eh performance, pq o espelhamento faz uma escrita em cada hd o que consome processamento, acho melhor usar rsync atualizando umas 3 vezes por dia. Ou usar um Raid 5 que dae ele faz expelhamento e tb aumento de performance, so que vai prescisar de 3 hds ou partições se nao me engano.



    falows

  8. #8

    Padrão Raid 1

    Desculpem amigos, mas vocês estão enganados. O RAID 5 tem muito menos performance para dispositivos de pequeno porte do que RAID 1 (que é só espelhamento). Ainda assim, RAID 5 só funciona com 4 HDs ou mais.

    Nem sei se você vai conseguir efetuar o RAID e duas partições no mesmo HD.
    Qual a vantagem de se usar RAID no mesmo HD já que a idéia é Alta disponibilidade do recurso? Se queimar o HD, que diferença faz o RAID?

    Para testes tudo bem, mas para operacional eu creio que vc vai se arrepender.

    Procure colocar dois HD de mesma capacidade e velocidade em controladoras diferentes (/dev/hda e /dev/hdc, por exemplo).

    Penso que assim vc vai ter mais show.

  9. #9

    Padrão Raid 1

    Citação Postado originalmente por douglas_web
    Desculpem amigos, mas vocês estão enganados. O RAID 5 tem muito menos performance para dispositivos de pequeno porte do que RAID 1 (que é só espelhamento). Ainda assim, RAID 5 só funciona com 4 HDs ou mais.

    Nem sei se você vai conseguir efetuar o RAID e duas partições no mesmo HD.
    Qual a vantagem de se usar RAID no mesmo HD já que a idéia é Alta disponibilidade do recurso? Se queimar o HD, que diferença faz o RAID?

    Para testes tudo bem, mas para operacional eu creio que vc vai se arrepender.

    Procure colocar dois HD de mesma capacidade e velocidade em controladoras diferentes (/dev/hda e /dev/hdc, por exemplo).

    Penso que assim vc vai ter mais show.
    Douglas depende do tipo de armazenamento, se for mtas leituras raid 1 eh melhor, se for escritas sugiro raid 5 mas prescisa de 3 hds. Complementando aqui tem um site legal sobre raid que eu achei com uma busca rapida http://br-linux.org/tutoriais/001929.html
    ele mostra que o raid 1 eh mais lento, mas tem uma tolerancia, entao se possivel pegue 3 hds e faça um raid 5 e fique tranquilo. Se tiver possibilidade de por 4 hds faça um raid 6 que tem tolerancia a falha de ate 2 discos, pois ele grava a paridade em 2 discos diferentes.

    falows

  10. #10
    Lestat1
    Visitante

    Padrão Raid 1

    Estou colocando o raid no mesmo hd para testes pois se der certo vou fazê-lo em 2 HDs...

  11. #11

    Padrão Raid 1

    Le o site que eu passei la ensina a fazer o raid 1 com um sistema rodando pelo que eu entendi.

    falows