+ Responder ao Tópico



  1. #1
    CrashCrazy
    Visitante

    Padrão Raid 0 no Linux RedHat 9

    E ai Amigos,


    Bem estou tentando fazer 2 hds parecer um soh no linux, no entanto eu tenho 2 hds de 20gb cada, gostaria de sb como posso fazer eles parecerem 1, pois na hora de criar as particoes ele aparece 2 disco, como devo processer diante esta situacao e assim instalar o linux.

    obrigado

    Michael

  2. #2

    Padrão Raid 0 no Linux RedHat 9

    Caro você tem duas opções a primeira é usando raid mesmo, mas aconselho mesmo você usar LVM, porque neste você pode reparticionar o HD a quente, pode adicionar novos discos ao conjunto pode retirar posteriormente e adicionar um maior etc...

    Recomendo mesmo o uso de LVM.

  3. #3
    uzzysuycyde
    Visitante

    Padrão concordo

    concordo plenamente, pois alem de todas estas vantagems o LVM te da muito mais segurança dos dados, quem ja não experimentou ter um dos discos em raid parados e perder uma porrada de coisa importante. O LVM usa um metodo de alocação de arquivos muito mais eficiente e ainda possui recursos maravilhosos. :good:

  4. #4
    hanaga
    Visitante

    Padrão Raid level 1

    Uso o Raid level 1 e nunca tive problemas com perda de dados, justamente porque trabalho com 2 hd's - ja aconteceu SIM de 1 dos discos parar - mas a finalidade do Raid level 1 - mirroring e' justamente esta, se um disco parar nada acontece com os demais que estao funcionando - agora se parar os 2 discos ou pegar fogo na CPU ai nao adianta nem Raid nem nada, mete um extintor lá pra prevenir :P

    Acho uma solucao bastante simples e muito eficiente porque coloco todas as particoes dentro do Raid - ou seja, nao importa o que acontece com um dos discos - ate' mesmo a particao de boot e' mantida em espelhamento.

    Nao adianta nada voce espelhar so' a particao de dados se perder o boot do sistema, voce nao vai conseguir iniciar sua maquina se ela desligar por qualquer motivo.

    Recomendo fazer Raid level 1 - e incluir todas suas particoes na array (boot, swap, e principal e outras se tiver)

    é bastante simples e rapido, alem de confiavel.


    []'s Tiago